Produção Interna
-
Nos Rastros de Limite: um estudo de caso na história da preservação das imagens em movimento no Brasil
de Alexandre Vasques
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, 2024
O livro analisa a trajetória da preservação e restauração do clássico Limite (dir. Mário Peixoto, 1931), descrevendo com didatismo e simplicidade termos técnicos e explicando conceitos pertinentes à preservação e restauração de filmes. A publicação de 2024 é resultado da parceria entre o PPGCine-UFF e a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e seu autor é egresso do curso de graduação em cinema da UFF.
Link para download: NOS RASTROS DE LIMITE – MAM Rio (2024).
-
Revisão de filmes: manual básico
de Natália Castro Soares
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, 2023
Revisão de filmes: manual básico é um guia minucioso da revisão de películas, etapa imprescindível para a preservação da imagem em movimento e, portanto, para a manutenção da memória audiovisual. A publicação de 2023 é resultado da parceria entre o PPGCine-UFF e a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e é uma atualização e ampliação do trabalho originalmente apresentado como monografia de graduação em cinema da UFF.
Link para download: REVISÃO DE FILMES: MANUAL BÁSICO – MAM Rio (2023)
-
O Negócio do Filme – A distribuição cinematográfica no Brasil, 1907-1915
de Rafael de Luna Freire
Publicação lançada em 2022 e editada pelo Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em parceria com o PPGCine, através de lei municipal de incentivo à cultura da cidade do Rio de Janeiro. O livro é resultado da pesquisa de pós-doutorado do autor, professor do PPGCine, junto ao Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos, entre 2020 e 2021.
-
Cinematographo em Nictheroy: história das salas de cinema de Niterói
de Rafael de Luna Freire
Niterói Livros, 2012
Publicação resultante de edital do Instituto Estadual de Patrimônio Artístico e Cultural do Governo do Estado do Rio de Janeiro e editada pela Niterói Livros, da Prefeitura de Niterói, em 2012. Trata-se de um estudo sobre a história dos espaços de exibição de filmes em Niterói, do surgimento dos cinemas à contemporaneidade. PDF disponível gratuitamente.
-
Pedagogía del lío
MIGLIORIN, Cezar. Pedagogía del lío: cine, educación y política.
Editorial Cuarto Propio, 2018.
La apuesta que dio origen a este libro parte de una premisa bella y audaz: «todo estudiante es capaz de hacer cine». Esto significa «actuar creativa y críticamente con la cámara», es decir, diseñar modos de mostrar lo real en una pantalla y compartirlo; en suma, descubrir e interrogar lo que existe, inventando el mundo con el cine. Se trata, después de todo, de tomar en serio la posibilidad de que el cine piense el mundo y, en particular, esa institución básica de nuestra sociedad que es la escuela.
– Paula Sibilia -
Ensaios no real
MIGLIORIN, Cezar (Ed.). Ensaios no real.
Azougue ed., 2010.
O documentário contemporâneo ocupa um lugar indefinido e de extrema multiplicidade. Esse gênero cinematográfico, que se encontra fragmentado e em constante movimentação, quebra com antigos preceitos de exploração da realidade. A imagem é afetada pelo real e ao mesmo tempo o transforma O livro reúne textos de grandes ensaístas e pesquisadores sobre filmes brasileiros recentes, apoiados em bases teóricas e distintas abordagens. Nas páginas desse volume será possível encontrar algumas análises mais detalhadas ou mais amplas que proporcionarão ao leitor a oportunidade de fazer um percurso por entre os mais importantes conceitos inventados para compreender o documentário contemporâneo.