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Corpo Discente – Mestrado

Apresentamos as pesquisas desenvolvidas no Mestrado do Programa de Pós-graduação em Cinema – PPGCine para as duas Linhas.

L1Narrativas e Estéticas

  • Patrícia Adélia Rêgo Oliveira AzevedoAno de entrada: 2023

    Título – “Tudo que nóiz tem é nóis”: o olhar decolonial como potência para criação de novas narrativas

    Resumo: Este projeto de pesquisa tem como objetivo central identificar e analisar os sentidos e discursos presentes no documentário AmarElo – É Tudo Pra Ontem, do rapper Emicida, por meio do conceito de decolonialidade. Sendo assim, partimos do seguinte questionamento: quais são os efeitos e consequências de consumir produções narrativas engendradas a partir do olhar decolonial em pessoas autodeclaradas não brancas no Brasil? Visando encontrar uma resposta e alcançar esse objetivo, traçamos como objetivos específicos: a) explorar o movimento decolonial em narrativas; b) compreender o papel das narrativas no
    processo de reconhecimento racial; c) analisar os sentidos e discursos de AmarElo – É Tudo Pra Ontem. Para tanto, adotaremos como metodologia na primeira etapa da pesquisa a análise de sentido abordada por Stuart Hall (2016) para esmiuçar a mensagem presente no documentário. Na segunda etapa, utilizaremos a entrevista do tipo despadronizada na modalidade entrevista focalizada. Esta etapa da pesquisa será realizada com doze participantes não brancos, sendo seis homens e seis mulheres, de rendas diferentes. Ademais, admitiremos, como parte de uma metodologia decolonial, as experiências e sentimentos dos entrevistados como dado central.

    Palavras-chave: decolonialidade; representação; narrativa

  • Leonardo Souza Coutinho Nogueira Ano de entrada: 2023

    Título – “BARBARISMO E DINOSSAUROS: A INFLUÊNCIA DO GÊNERO ESPADA E FEITIÇARIA EM PRIMAL, SÉRIE ANIMADA DE GENNDY TARTAKOVSKY”

    RESUMO: Este projeto tem a intenção de investigar as características do gênero espada e feitiçaria presentes na série animada Primal, de Genndy Tartakovsky, veterano do mercado norte-americano de animação. Pretende abordar sua carreira, suas referências e sua ligação com o gênero creditado a Robert E. Howard, criador de Conan, o Bárbaro. Propõe um olhar sobre aspectos da narrativa sem falas e da estética visual de primal.

    PALAVRAS-CHAVE: Primal; Espada e Feitiçaria; Genndy Tartakovsky

  • David Francisco Viana Mendonça dos SantosAno de entrada: 2023

    Título – “LINGUAGENS NA ARTE SEQUENCIAL: ADAPTAÇÕES ENTRE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E CINEMA DE ANIMAÇÃO”

    Resumo: O presente projeto de pesquisa pretende investigar as adaptações entre diferentes linguagens na arte sequencial e, a partir de referencial teórico e técnico, propor uma metodologia que possibilite identificar de que modo ocorre aplicações da linguagem das histórias em quadrinhos e da linguagem do cinema de animação em filmes de animação. Os objetivos específicos desta pesquisa são: (a) compreender a linguagem da histórias em quadrinhos; (b) compreender a linguagem do cinema de animação; (c) identificar como se manifesta a linguagem das histórias em quadrinhos e de cinema de animação em produções audiovisuais de animação; (d) analisar diferentes produções audiovisuais de animação que adotam a adaptação da linguagem da histórias em quadrinhos para a linguagem do cinema de animação; (e) realizar a produção de uma amostra de animação 2D que manifeste interseções entre as linguagens de histórias em quadrinhos e de cinema de animação. A partir das fontes consultadas, a pesquisa considera que a linguagem de histórias em quadrinhos e a linguagem de cinema de animação possuem processos de elaboração discursiva e de representação que as configuram como distintas e únicas. Deste modo, são levantadas as seguintes hipóteses: I) Há interseções possíveis entre as linguagens de histórias em quadrinhos e de cinema de animação aplicadas em filme de animação; II) Nem toda produção audiovisual de animação baseada ou inspirada em quadrinhos apresenta interseções entre as linguagens de histórias em quadrinhos e do cinema de animação. Em suma, este projeto de pesquisa propõe destacar manifestações visuais em comum entre duas linguagens contemporâneas distintas – de histórias em quadrinhos e de cinema de animação –, além de buscar evidenciar as possibilidades e limitações da aplicação da linguagem dos quadrinhos no cinema de animação.

    Palavras-chaves: arte sequencial, linguagem, cinema.

  • Gustavo de Souza Araujo Ano de entrada: 2023

    Título – “A TEMPORALIDADE NO ROTEIRO: formas de ritmar o tempo na escrita cinematográfica.”

    Resumo: Os manuais de roteiro e a produção cinematográfica costumam veicular a ideia de que uma página de texto equivale a um minuto de filme. Porém, a regra não se aplica a todo e qualquer conteúdo audiovisual, como por exemplo o cinema de autor. Se os trabalhos acadêmicos a respeito do roteiro audiovisual, antes escassos, apresentam recente crescimento, o campo ainda carece de estudos que pensem aspectos ligados ao tempo e à temporalidade do roteiro; como duração, andamento e velocidade. Logo, o objetivo deste projeto é investigar a escrita audiovisual sob a perspectiva de suas temporalidades com base em um exame comparativo entre roteiro e filme. Os objetos a serem estudados aqui são longas-metragens brasileiros contemporâneos: uma parte formada por filmes autorais e independentes; e uma outra por filmes brasileiros comerciais, escritos e realizados por indivíduos diferentes. A intenção é observar como a percepção de tempo ocorre nos materiais escritos e como ela é traduzida para a tela. E através disso, evidenciar a possibilidade de um roteiro de filme escrito e dirigido por pessoas diferentes ter seu ritmo em cena reverberado em tela, assim como comparar o mesmo caso quando o roteiro foi escrito e dirigido pela mesma pessoa. O corpus preliminar da pesquisa é formado por quatro filmes: Temporada, (2018), de André Novais Oliveira; As boas maneiras, (2017), de Juliana Rojas e Marco Dutra; Minha mãe é uma peça 3, (2019) Suzana Garcia e Fil Braz; e Marighella (2019), Wagner Moura e Felipe Braga. O objetivo é entender como o roteiro dos longas analisados previa (ou não) a sensação de fluidez ou lentidão inserida em algumas sequências.

    PALAVRAS-CHAVE: DURAÇÃO. RITMO. FILMES CONTEMPORÂNEOS.

  • Juliana Joaquim Gomes Ano de entrada: 2023

    Título – “A mulher no cinema noir: análise de uma dualidade”

    Resumo: O presente projeto de pesquisa tem como proposta analisar o cinema noir através da representação de suas personagens femininas: a polarização vício/virtude expressa nas figuras da femme fatale (a mulher fatal) e da nurturing woman (a “boazinha”). (HANSON, 2007). Se por um lado, estes filmes conseguiram subverter valores da época (as décadas de 1940 e 50), por outro reforçaram os padrões patriarcais da sociedade norte-americana, segundo os quais as personagens femininas deviam se submeter aos homens (nurturing women) ou ser punidas no final (femmes fatales). A dualidade expressa nessas personagens retoma os dois pólos do mesmo arquétipo feminino (HARVEY, 1998; PLACE, 1998). A origem do termo noir, o contexto histórico em que surgiu, suas influências e características são analisados nesse projeto. Para compreender como tal representação ocorreu, foram escolhidos três filmes.

    palavras-chave: cinema e audiovisual, filme noir, mulher no cinema

  • Marcos Gabriel Faria Carrera Ano de entrada: 2023

    Título – “Capitalismo, afeto e cinema: a mobilização sensorial em Martin Scorsese”

    Resumo:

    Há uma lacuna na fortuna crítica no que diz respeito a uma análise detalhada sobre os procedimentos excessivos no cinema de Scorsese. Para além dos jargões e taxações basais, interessa-nos trabalhar o modo como o excesso e a mobilização espectatorial se dão no cinema scorseseano. Para isso, nosso recorte privilegia três de seus longas sobre os quais pouco se escreveu em comparação aos seus clássicos mais estabelecidos: Depois de Horas, Vivendo no Limite e O Lobo de Wall Street (sem dúvidas, o mais popular dos três, mas um longa recente sobre o qual se produziu relativamente pouco academicamente). É nossa hipótese que as operações estilísticas efetuadas por Scorsese correspondam a uma preocupação do cineasta com os modos de vida engendrados pela experiência capitalista. Por tratar de vidas que se esgarçam em situações-limite, o cinema de Scorsese também bombardeia o espectador com estímulos sensoriais, levando-o, então, a
    experienciar os extremos da experiência moderna. Buscamos, assim, trabalhar as interfaces entre excesso, afeto e atrações identificando tais conceitos no corpo fílmico do diretor.

    Palavras-chave: Sensorialidade; capitalismo; Martin Scorsese

  • Marco Antônio Bonatelli Torres Ano de entrada: 2023

    Título – “EXPRESSÕES DO HORROR CONTEMPORÂNEO: ANÁLISE SOBRE O CONCEITO DE PÓS-HORROR E SEUS DESDOBRAMENTOS PARA O GÊNERO AO QUAL PERTENCE”

    Resumo: Este projeto se propõe a estudar o atual momento histórico-cultural do gênero horror no cinema, tendo como objeto de pesquisa o conceito pós-horror, cunhado em 2017, para descrever um conjunto de obras supostamente transgressivas no que diz respeito à tropos consagrados do gênero. A partir da análise estética e narrativa de dois longas filmados nos Estados Unidos e de um filmado no Brasil, todos dos últimos dez anos, e de uma ampla revisão bibliográfica sobre o tema feita através do método exploratório, será posta em questão a forma com que o conceito se difundiu, afetando diversas instâncias culturais. O objetivo principal é o de pensar nessa confluência entre produção intelectual e objetos fílmicos, e se ambas instâncias não conformam, assim, uma cena inédita para o horror contemporâneo. As Boas Maneiras (2017), de Juliana Rojas e Marco Dutra; Midsommar (2019), de Ari Aster; e Us (2019), de Jordan Peele serão os longas analisados, tendo como ponto de convergência o fato de todos os filmes serem atuais e receberem o rótulo de forma indiscriminada de ‘obras do pós-horror’. O debate que se trava sobre o termo é fervoroso e os discursos que este corpus abarca é bastante diverso. Não se deve pensar, contudo, que o alto número de produções acerca do conceito sana a problemática que o pós-horror criou. Pensar nesse objeto de pesquisa através de uma visão temporal é confrontar de frente um dos debates mais atuais sobre o estudo de gêneros cinematográficos, tendo desdobramentos, inclusive, na forma com que podemos pensar o passado e o futuro do horror.

    Palavras-chave: contemporaneidade, pós-horror, gênero.

  • Renata Masini HeinAno de entrada: 2023

    Título – “À luz do manifesto: o cinema feminista de Ana Carolina e Sara Gómez”

    Resumo: A partir do gênero discursivo manifesto, o qual tem como característica essencial a experiência da ruptura, esta pesquisa buscará compreender como os filmes brasileiros “Mar de Rosas” (1977), “Das Tripas Coração” (1982) e “Sonho de Valsa” (1987) de Ana Carolina e o filme cubano “De Cierta Manera” (1974/1977) de Sara Gómez expressam, a partir de suas dimensões estéticas e narrativas, a opressão de gênero em países estruturalmente distintos.

    Palavras-chave: Manifesto; Feminismo; Cinema latino-americano.

  • Emiliano Moraes d'Avila MeloAno de entrada: 2023

    Título – “O PROCESSO DE INDIVIDUAÇÃO DA PERSONAGEM E SUA JORNADA ARQUETÍPICA FEMININA”

    Resumo: Este projeto de pesquisa se propõe a examinar a construção do arco interno da personagem e suas implicações, através de revisão bibliográfica e estudo de caso. Contextualiza-se o surgimento das questões da pesquisa e destaca-se a relevância dos modelos de estrutura para a narrativa. São feitas críticas aos modelos baseados na jornada do herói, apontando sua natureza essencialmente masculina e defende-se a importância de estruturas que trabalhem as questões femininas. Faz-se a defesa da construção do arco interno da personagem no aprofundamento das narrativas e relaciona-se a jornada arquetípica feminina a este arco. Três modelos de estrutura narrativa que trabalham este arco são elencados para serem analisados e comparados; e justifica-se a escolha de um roteiro para o estudo de caso.

    Palavras-chave: Arco interno, estrutura narrativa, roteiro.

  • Thiago de Castro SobralAno de entrada: 2023

    Título – “Caminhadas sonoras no cinema de fluxo: uma análise sonora de Transeunte, de Eryk Rocha”

    Resumo: A pesquisa em questão propõe uma análise sonora de Transeunte (2010), de Eryk Rocha, a partir do pensamento da ecologia acústica.

    PALAVRAS-CHAVE: cinema de fluxo, sound design, ecologia acústica

  • Anália Alencar VieiraAno de entrada: 2023

    Título – “O QUE DIZEM AS PLANTAS: A ECODELIA NOS FILMES VISIONÁRIOS FRENTE ÀS CRISES AMBIENTAL E DA IMAGINAÇÃO”

    Resumo: Este projeto propõe analisar os agenciamentos narrativos e estéticos de obras audiovisuais contemporâneas que se inserem no movimento e procedimentos criativos da arte visionária e no contexto da renascença da pesquisa psicodélica, investigando de que modo e com quais elementos as experiências em estados não ordinários de consciência (ENOC) são transpostas nos filmes e como revelam um engajamento sensível com aquilo que nos circunda, sob a hipótese de que as obras decorrentes das mirações acionam perspectivas não-antropocêntricas e propiciam uma revisão epistemológica e política quanto à integração com a natureza, fazendo do filme uma ferramenta de ação ecocrítica. Para a relação a ser estabelecida com os objetos de análise, serão acessados os seus circuitos de  visibilidade, adotando tanto a cartografia como aporte metodológico quanto os estudos em ecocinema, eco-estética, paisagem sonora e ecologia acústica.

    Palavras-chave: Arte Visionária; Estados Não Ordinários de Consciência (ENOC); Ecocinema.

  • Victor Felipe Fernandes MartinsAno de entrada: 2022

    Título – “A metamorfose da representação familiar no cinema brasileiro – a dinâmica do afeto nas produções da Filmes de Plástico”

    Resumo: O presente projeto tem como objetivo investigar as diferentes formas de representações familiares no cinema brasileiro: como estas são retratadas dentro do cinema nacional, sobretudo no acervo da última década, através dos filmes da produtora mineira Filmes de Plástico. O projeto busca discutir a forma como as relações familiares e a dinâmica do afeto são particularidades tanto na maneira que é utilizada nestas obras, como quanto estas produções se distinguem do restante do cenário nacional.

  • Luíza Moreira BittencourtAno de entrada: 2022

    Título – “Urgência, ponto de vista e memória nos documentários políticos contemporâneos: o cinema documental ativista como meio de expressão política na contemporaneidade e suas estéticas”

    Resumo: Este projeto propõe analisar a estética de imagens presentes em filmes documentais que tendem a servir como material de reflexão sobre situações de urgência da sociedade, além de pensar no cinema como um meio de expressão política. A pesquisa visa focar no estudo de imagens realizadas por cineastas militantes em documentários de vertente política, as quais retratam situações de urgência, sob um ponto de vista interno. A partir disso, será proposto relacionar o registro de imagens e a realização de documentários com a possibilidade de construção de identidade, memória e entendimento da historicidade de determinados grupos sociais. Nesse sentido, cabe a reflexão: seria o cinema documental capaz de atestar acontecimentos e criar discursos político-sociais?
    Para isso, serão utilizados como objetos de análise o documentário Ressurgentes: um filme de ação direta (2014), e o documentário curta-metragem Na Missão com Kadu (2016), no intuito de buscarmos entender as características das imagens e as formas de filmagem presentes em suas cenas. Portanto, a potência dos documentários analisados neste trabalho é considerada a partir de seus aspectos estéticos e políticos, como exemplo de material para o estudo das estéticas do cinema documental.

  • Jamila Oliveira TerraAno de entrada: 2022

    Título – “Nyama Animação Negra: análise de uma animação afro-brasileira”

    Resumo: O presente projeto de pesquisa tem a proposta de analisar as obras exibidas pelo movimento Nyama Animação Negra com o intuito de compreender a importância das produções de animações negras, assim como a circulação e divulgação das produções e participação e atuação de animadores negros e negras na construção de um cinema negro de animação no Brasil.

  • Carolina Ribeiro RodriguesAno de entrada: 2022

    Título – “O contemporâneo na obra de Agnès Varda: aproximações estéticas da montagem dos documentários de Varda e a produção de arte contemporânea.”

    Resumo: Agnès Varda foi uma das precursoras do movimento da Nouvelle Vague francesa dos anos 60. Notamos em seus filmes a criação de uma linguagem artística própria, criada a partir de sua montagem, à qual ela mesma chama de “cinescrita”. Em seus filmes, Varda cria sequências artísticas experimentais que dialogam com o campo da arte contemporânea. “O contemporâneo na obra de Agnès Varda: aproximações estéticas da montagem dos documentários de Varda e a produção de arte contemporânea.” pretende analisar 4 de seus filmes documentários, buscando identificar os procedimentos estéticos de montagem que a cineasta se utiliza na construção de suas narrativas. E, a partir da identificação desses recursos, fazer um paralelo com a sua produção artística em museus de arte e as teorias de montagem, dentro do contexto do cinema expandido.

  • Amanda Victoria Decothe da Silva FerreiraAno de entrada: 2022

    Título – “EXÓTICA NÃO: Uma busca pela representatividade da mulher no coming of age brasileiro”

    Resumo: A cultura e, em especial, o cinema, possui grande impacto nas definições que temos sobre o que transgride as ideias heteronormativas de gênero, da sociedade ocidental. Em um cenário cultural e social onde as plataformas digitais e as redes sociais fazem parte da rotina dos jovens e com a retomada das discussões sobre representatividade, principalmente no meio audiovisual, começam a ser produzidos filmes que abordam a temática. O cinema queer, representado pela presença de narrativas que desafiam a heteronormatividade, ganha força até mesmo no Brasil, ainda assim, há uma falta de representatividade da diversidade do que é ser mulher. No cinema queer brasileiro, a grande maioria dos exemplos dos filmes conhecidos como coming of age, descendente da tradição literária do romance de formação (Bildungsroman) – gênero focado na jornada de autoformação das personagens – deixam de fora personagens femininas que transgridem essas concepções de gênero, que são desafiadas a todo momento. Há uma série de questões que cercam a produção desses filmes. Como essa representação acontece? Por que a falta de narrativas sobre mulheres? Quais são os contextos de produção e distribuição desses filmes? Quem tem acesso a essas produções? Em um cenário tão escasso de narrativas que representam os processos de formação atuais de jovens mulheres, cis, trans e até mesmo não-bináries, é importante analisar a forma como o cinema brasileiro aborda a representação de jovens mulheres que não se identificam com o padrão imposto por uma sociedade patriarcal constituída atualmente.

  • Letícia Coelho Lenz CesarAno de entrada: 2020

    Título – “O Som no Cinema de Animação: Uma reflexão técnica e estética aplicada na análise do filme O Menino e o Mundo”

    Resumo – Este projeto de pesquisa pretende realizar uma reflexão acerca dos processos técnicos de criação de som para o cinema de animação, e suas possibilidades estéticas, aplicando-os na análise do filme O Menino e o Mundo, do diretor Alê Abreu. Procura-se, a partir dessa reflexão, aprofundar as peculiaridades da relação do som com essa linguagem, partindo da hipótese de que a animação amplia as alternativas estéticas de sonorização.

  • Julia Dias AlimondaAno de entrada: 2020

    Título – “Sexo Real e Sexo Encenado: as fronteiras entre documentário e ficção nas obras pornográficas feministas”

    Resumo – Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar os filmes pornográficos dirigidos por mulheres investigando os recursos estilísticos utilizados para se distanciar das produções mainstream. Dentre eles, a utilização da categoria sexo real para afirmar estas narrativas como produções legitimas dentro do campo das representações sexuais. Dada à importância da mídia na construção dos conhecimentos e dos sujeitos, com esta pesquisa, pretende-se desestigmatizar a pornografia, entendendo o gênero como um discurso que pode ser apropriados pela ótica feminista, utilizando a linguagem cinematográfica para construir novos saberes sobre o corpo e a sexualidade.

  • Isadora Spohr KrummenauerAno de entrada: 2020

    Título – “As Mulheres Que Não Amam”

    Resumo – Este trabalho se propõe a desconstruir as características “passividade” e “fragilidade” frequentemente atribuídas à imagem das mulheres, ao conceito de mulheres e analisar a necessidade de atribuir a capacidade de violência à personagens femininos. Partindo da qualidade cinematográfica de criar imagens para construir imaginário e materializar território sobre existir, analiso os filmes Mate-me Por Favor, Amor, Plástico e Barulho e Pendular com o intuito de explorar a possibilidade de redistribuição da violência em narrativas contemporâneas. Com o intuito de descaracterizar o conceito mulher vítima, para assim, pensar na possibilidade de desconstrução da imagem da masculinidade, representante de poder, na cultura de sistemas sociais autoritários. Levando em consideração que a imagem do homem representa tudo o que a imagem da mulher, ou a imagem feminina não representa, pesquiso sobre a necessidade de criação de novas narrativas, com personagens femininas capazes de ações consideradas imperdoáveis e seus desdobramentos em um imaginário coletivo. E, a partir disto, é possível descaracterizar a masculinidade? E reescrever a história do feminino? Para tanto, como experimento, também proponho a criação de um falso documentário, transpondo a teoria para criar ações e imagens que possibilitem as mais variadas fugas de personagens femininos em situações de violência de gênero.

  • Igor Gomes BezerraAno de entrada: 2020

    Título – “COR E SENTIDO: UMA ANÁLISE DA RESSIGNIFICAÇÃO CROMÁTICA NA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA”

    Resumo – O projeto visa investigar a problemática dos signos na linguagem cinematográfica, com foco na utilização da cor como signo simbólico, em filmes onde o cineasta, através da construção narrativa, ressignifica a cor, de forma que ela funcione de forma independente à sua psicologia, sendo um signo exclusivo dentro do filme.

  • Hugo Katsuo Othuki OkabayashiAno de entrada: 2020

    Título – “K-POP E PORNOGRAFIA: O pacto espectatorial do consumo de outridade”

    Resumo – Este projeto se propõe a compreender de que forma a música pop sul-coreana (K-Pop) se tornou um fenômeno mundial, contextualizando esse gênero musical intermidiático na lógica do mundo globalizado, levando em conta o consumo de outridade vinculadas às representações étnicas, sobretudo voltadas às masculinidades sul-coreanas. A partir destes processos de representação e consumo, esta pesquisa busca entender de que forma é criada uma fanfiction em torno de vídeos pornôs gays amadores publicados no Twitter que cria uma narrativa fantasiosa na qual os atores ali presentes seriam ídolos sul-coreanos (K-Idols). Busca-se, sobretudo, estabelecer como se configura o pacto espectatorial nessa dinâmica, articulando a pornografia ao cinema de atrações e tentando pensar a outridade como o principal atrativo dessas fanfics audiovisuais pornográficas.

  • Hiran Matheus Silva de AraújoAno de entrada: 2020

    Título – “O ATO DE RESISTÊNCIA DE FILMES DE CELULAR COMO OBRAS CINEMATOGRÁFICAS EM SUAS ORIGENS: Uma análise dos primeiros longas-metragens ficcionais produzidos com celular: “Why didn’t anybody tell me it would become this bad in Afghanistan?” e “SMS Sugar Man””

    Resumo – Uma análise dos primeiros longas-metragens ficcionais captados através das lentes de um celular é proposta como meio de se descobrir potencialidades e possibilidades dessa prática. A noção de um dispositivo popular que gera imagens que buscam ocupar espaços cinematográficos pode consistir em um ato de resistência dessa produção.

  • Guilherme FarkasAno de entrada: 2020

    Título – “Descontextualizações espaciais e transposições sonoras: práticas de field recording e a construção do som ambiente no cinema contemporâneo”

    Resumo – Essa pesquisa busca realizar um estudo interdisciplinar tendo como objetos de análise a prática do field recording e a construção do som ambiente no cinema contemporâneo. A partir de um referencial teórico localizado no amplo leque dos estudos de som, tendo como pólos mobilizadores a arte sonora e o som cinematográfico, é realizado um estudo de alguns filmes contemporâneos que fazem uso não convencional do som ambiente deslocando a construção de sentido e produzindo novas estéticas, possibilidades geográficas e desejos sensoriais. A arte sonora, a música concreta, o cinema, a ecologia acústica e a acustemologia sendo alguns dos campos que compõem o corpus interdisciplinar em que a prática do registro sonoro se confunde entre uma ferramenta de análise e um objeto de estudo em si.

  • Fábio Góes MarinhoAno de entrada: 2020

    Título – “DIVERSIFICAÇÃO NARRATIVA PARA CRIANÇAS: LIÇÕES DO CINEMA NEERLANDÊS”

    Resumo – Este projeto tem por objetivo realizar uma investigação sobre formas narrativas não-clássicas no cinema infantil. Orientado pela noção de que o cinema, como instituição, privilegia o emprego de narrações estritamente clássicas para crianças, o estudo se propõe a realizar uma análise de filmes dos Países Baixos, que dispõem de uma filmografia distinta no campo infantil. A partir da observação das obras neerlandesas, com foco sobre estrutura e estilo narrativos, a pesquisa tem a intenção de descobrir de que maneira as narrativas divergentes podem, em relação ao cinema clássico, alterar a espectatorialidade infantil. Além disso, busca desvendar se a gama de discursos fílmicos pode se amplificar quando se empregam outros modos de narrar. Pretende-se, com isso, fornecer indícios de que a diversificação no formato das histórias infantis tende a enriquecer a experiência cinematográfica das crianças.

  • Brener Neves SilvaAno de entrada: 2020

    Título – “A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL INDÍGENA BRASILEIRA E A RELAÇÃO CORPO-CÂMERA”

    Resumo – A produção audiovisual indígena brasileira vem se consolidando nas últimas décadas e passou a diversificar suas produções com uma narrativa que visa estabelecer contato com o público externo sobre suas tradições cotidianas e ritualísticas. A partir de análises fílmicas e discussões esta pesquisa propõe um exame das produções audiovisuais dos povos Kuikuro, Mbyá-Guarani, Kayapó e Maxakali no contexto corpo-câmera e as influências que a câmera vem causando no ambiente das aldeias no âmbito destas produções. Objetiva-se compreender as relações estabelecidas entre os corpos à frente e atrás da câmera, suas relações interdependentes, como isto impacta na dimensão narrativa em relação à mise-en-scène e ao fora-de-campo, como se dá o processo criativo e o modo como os corpos indígenas lidam com a presença da câmera no ambiente. Para compreender os aspectos destas relações, discute-se a prática de vídeo a partir das cosmologias desses povos indígenas brasileiros, destacando a importância desta relação, visto que suas produções possuem características narrativas e estéticas similares. Além de analisar estas produções, visa, ainda, utilizá-las como ponto de partida para refletir e investigar outros povos e outras obras.

  • Antônio Burity SerpaAno de entrada: 2020

    Título – “O HIPER-REALISMO SONORO NO CINEMA DE URGÊNCIA BRASILEIRO DA DÉCADA DE 2010”

    Resumo – Este projeto de pesquisa visa a investigar documentários de urgência, entendidos como filmes que retratam um acontecimento histórico no momento em que ele acontece, por ser um evento único. Esses acontecimentos, geralmente, são políticos e os realizadores desses filmes são profissionais que lutam por uma causa militante, com um forte discurso no seu processo fílmico. A pesquisa irá focar nos desenhos de som dessas obras e suas relações com o hiper-realismo sonoro, buscando responder este problema: Quais aspectos do som hiper-realista influência na construção da estética de urgência? E, assim, revelar a contribuição do som para esse tipo de cinema. Metodologicamente, serão pesquisadas de maneira descritiva e qualitativa, obras de urgência dentro do recorte dos documentários nacionais lançados nos últimos 10 anos, fazendo-se análises fílmicas das obras a partir da técnica de masking e relacionando estas com o hiper-realismo sonoro. A referida pesquisa será embasada nos conceitos sobre o cinema sonoro e o hiper-realismo do teórico Michel Chion, assim como nas pesquisas sobre o cinema de urgência da professora Anita Leandro, e nos estudos práticos e teóricos sobre o som no cinema de Rick Altman.

  • Rodrigo Corrêa da FonsecaAno de entrada: 2019

    Título – “Nascida do Silêncio, A Lua cheia: atmosfera e ambiência na poética de Sophia de Mello Breyner Andresen e no longa-metragem Call me by Your Name”

    Resumo – Este trabalho tem por intuito apresentar uma proposta de investigação de uma aparente similitude entre a poesia da escritora portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen e da recente adaptação cinematográfica do romance “Me chame pelo seu nome’’, dirigida pelo cineasta italiano Luca Guadagnino. Tal investigação será feita em harmonia com os estudos do pensador alemão Hans Ulrich Gumbrecht sobre produção de presença, especialmente no que tocam os seus conceitos de ​stimmung,​ atmosfera e ambiência. Na obra de Sophia de Mello, observa-se em um projeto poético de perseguição do Real por meio da criação de um mundo puro frequentemente associado a imagens de natureza – como a praia, o mar e a floresta. Essa busca parece geralmente encontrar realização quando se findam os sons e o falar das gentes: no silêncio, o eu-lírico de seus poemas navega no que a autora chama de Real e experiência um contato transcendental que é, ao mesmo tempo, um encontro e uma anunciada despedida. Essa atmosfera de consciência do tempo que passa parece, no entanto, envolver não apenas o leitor de Sophia, mas também, por vezes, o expectador de “Me chame pelo seu nome”, longa que conta a história de um amor de verão entre dois jovens no interior da Itália. As imagens da natureza que cercam Elio e Oliver, os protagonistas de CMBYN, são um vislumbre desta possível aproximação dos dois objetos. No entanto, talvez encontremos em um outro lugar a chave para um melhor entendimento a respeito da parecença entre tais ambiências: o silêncio, não apenas como relativa ausência de som, mas também, como escassez de ações, um esvaziamento narrativo, uma possível presença de imagens óticas puras, segundo o conceito de Deleuze.

  • Rafael Saar da CostaAno de entrada: 2019

    Título – “MPBentário: a construção da imagem da música brasileira nos anos 60”

    Resumo – A pesquisa em questão investiga o documentário musical brasileiro realizado nos anos 60. A partir da teoria do “cinema de atrações” de Tom Gunning, buscam-se interlocuções entre os filmes “Bethânia bem de perto” (​dir. Eduardo Escorel e Julio Bressane, 1966) e “Nelson Cavaquinho” (dir. Leon Hirzsman, 1969), do momento em que a música popular brasileira passa a protagonista do cinema documental nacional.

  • Paulo Ricardo Gonçalvez AlmeidaAno de entrada: 2019

    Título – “O outro lado do vento: realismo, vontade de ficção e potências do falso”

    Resumo – O outro lado do vento, último filme de Orson Welles, visto a partir dos conceitos do realismo cinematográfico de André Bazin, vontade de ficção de Adalberto Muller e potências do falso de Gilles Deleuze.

  • Luciano Dantas BugarinAno de entrada: 2019

    Título – “Telas em plano – O ensino de artes plásticas através do audiovisual: do cinema narrativo à realidade virtual”

    Resumo – Este trabalho se propõe a analisar como o Cinema passou a representar e/ou modificar a função e o conteúdo de pinturas da história da arte ao transpô-las para a tela cinematográfica. Com base em alguns enfoques como a importância da reprodução da imagem da obra por Aby Warburg, e a vantagem da apreciação cinematográfica por conter um caráter de entretenimento de Walter Benjamin, aponta-se que o cinema pode ser visto como um importante meio estimulador da imaginação e um facilitador da apreensão simbólica das artes visuais e seus sinais. A partir desse ponto, o projeto visa desenvolver uma metodologia e um material pedagógico (com base na hipótese-cinema de Alain Bergala e a proposta triangular de Ana Mae Barbosa) e que utilize o cinema como meio de apreciação de pinturas e o fazer cinematográfico como fazer artístico para o aplicação no ensino de artes na Educação Básica. Busca-se assim reforçar seu caráter artístico, e enfatizar sua relevância, cujo caráter midiático e de amplo alcance pode propiciar aos espectadores uma percepção de mundo ao seu redor, como uma rede integrada de aprendizado e organização social, para que adquiram o sentimento de pertencimento a um corpo social, favorecendo sua formação como sujeitos sociais que são, e também tenciona-se aprofundar estas verificações no campo da Realidade Virtual, que dentre inúmeras possibilidades apresentadas, destaca-se a recriação imersiva e expandida de pinturas da história da arte. Os espectadores são capazes de integrar-se com uma pintura e introduzir-se no seu significado de forma mais ativa e significativa do que a passividade da contemplação clássica de uma pintura em um museu.

  • Francisco José Pereira da Costa JúniorAno de entrada: 2019

    Título – “A sonoridade no Cinema Brasileiro”

    Resumo – O cinema brasileiro dos anos 1960 e 1970 teve a sua expressão mais contundente no Cinema Novo e no Cinema Marginal. Tendo surgido depois, o Cinema Marginal, inicialmente, confluiu ideológica e esteticamente com o Cinema Novo, porém, mais a frente, ocorreu uma ruptura entre eles. Nesse contexto de conflitos se deu a assimilação da técnica de captação do som direto com equipamento portátil pelo novo cinema, e na vertente marginal o uso ousado da dublagem/som pós-produzido no estúdio em detrimento dos equipamentos até então recém-chegados ao Brasil, acentuando o distanciamento entre esses movimentos, cujos impactos também são na estética, entendidos como fruto desse rompimento. Essa questão pode ser reforçada pelo aspecto geográfico-logístico, envolvendo a facilidade representada por uma concentração de estúdios de pós-produção sonora na área denominada de “Boca do Lixo”, em São Paulo, palco do Cinema Marginal, se comparada à base dispersa dos cinemanovistas, no Rio de Janeiro.

  • Caio César NevesAno de entrada: 2019

    Título – “Estaticidade dramática no cinema: caracterizações da não-trama”

    Resumo – O presente projeto de Mestrado propõe um estudo, dentro da narratologia aplicada ao roteiro audiovisual, do conceito de Não-Trama, criado por Robert McKee para definir uma categoria narrativa que tem como principal característica a supressão do arco de mudança dramática, numa negação do modelo narrativo tradicional de base aristotélica. Será realizada a análise do funcionamento da Não-Trama dentro de quatro filmes e seu efeito no nível espectatorial.

  • Bruno Ghetti MacedoAno de entrada: 2019

    Título – “Mate-me de sensações: corporeidade e excesso na obra de Anita Rocha da Silveira”

    Resumo – A cineasta Anita Rocha da Silveira possui uma obra autoral que se vale de diversos elementos do cinema de gênero, sobretudo o terror. Com filmes sobre a juventude de classe média carioca, povoados de personagens atraídos pelo mórbido, a diretora faz um uso estético peculiar de imagens focando o corpo humano, expondo-o de maneira excêntrica, exagerada, muitas vezes em trechos sem “explicação” aparente em termos narrativos. Nosso objetivo é estudar esse cinema que opera em modo de excesso, inserindo-se em uma tendência contemporânea brasileira de um uso ressignificado de certos procedimentos dos chamados “gêneros do corpo”. Verificaremos como essa estética se presta a chamar atenção do espectador, extraindo sensações extremas, criando afetos distintos e gerando novas formas de o público se relacionar com o que é mostrado na tela. Um cinema que é, ao seu modo, político e alinhado às concepções modernas de liberdade de representação do corpo na arte.

  • Bruna Karyne Romeu Fernandez RibeiroAno de entrada: 2019

    Título – “Bardot e Monroe: subversão e Espetáculo”

    Resumo – Baseando-se na análise de filmes-chave da década de 1950 estrelados por Brigitte Bardot e Marilyn Monroe, este estudo procura examinar se a maneira como o desejo sexual feminino foi incorporado às suas personas trabalhava mais como uma força propulsora para um real empoderamento sexual feminino ou um reforço das normas de comportamento esperadas das mulheres – além de investigar as particularidades e diferenças na forma como ambas manifestavam sua sexualidade. Com referências que vão desde os trabalhos de Simone de Beauvoir a Ginette Vincendeau e Richard Dyer, este trabalho discute pontos-chave como a agência sexual; castração e punição; infantilização; objetificação do corpo feminino e o uso da dança no filme das estrelas supracitadas.

  • Alberto AlvaresAno de entrada: 2019

    Título – “DA PETEIN MBYA NHEMA’EM: fronteira Nhema’En Ta’Anga Arandure – um olhar guarani: o cinema na fronteira dos saberes”

    Resumo – Em Um olhar Guarani: O cinema na fronteira do saber pretendo buscar a reflexão sobre a forma que venho realizando o filme, entre o conhecimento Guarani e o não Guarani, para poder dialogar através do documentário que venho produzindo com o meu próprio povo. Quero dizer que as imagens nos permitem, além de ser um poderoso meio de comunicação, também pode ser um importante instrumento de luta para o nosso povo. Que a filmagem nos possibilita construir outra forma de contar o nosso modo de viver Guarani e de descobrir o outro e de conhecer diferentes mundos pelos olhos da câmera. Por isso é importante a apropriação das técnicas de produção de imagens por parte de indígenas e do protagonismo dos jovens indígenas na produção de discursos audiovisuais a partir de dentro das lógicas culturais. Proponho, nesse projeto, a análise de dois filmes: Guardiões da Memória (2018) e O Último Sonho (2019), de minha autoria.

  • Naira Évine Pereira SoaresAno de entrada: 2018

    Título – “Cinema negro lésbico e decolonial”.

    Resumo – O cinema tem uma importância fundamental na subjetividade, uma vez que ele ratifica e transmite ideias que constroem o imaginário coletivo acerca dos sujeitos e grupos sociais. Para poder pensar em discursos contra hegemônicos que trazem à tona as vivências, subjetividades e particularidades de corpos que são apagados e marginalizados no cinema, é necessário refletir sobre o que é representação. Este projeto tem como objetivo entender o cinema lésbico e negro no contexto brasileiro e, consequentemente, latino-americano através de um levantamento quantitativo de filmes que protagoniza narrativas lésbicas e bissexuais em países da América Latina e Caribe, somado às teorias lésbicas, raciais e decoloniais num pensamento afrodiaspórico.

  • Matheus Strelow SaraivaAno de entrada: 2018

    Título – “Créditos falados e locuções metalinguísticas: práticas e ressonâncias no cinema brasileiro moderno”.

    Resumo – Esta pesquisa pretende analisar as construções textual e cinematográfica envolvidas nas sequências de créditos falados dos filmes Memória de Helena (David Neves, 1969) e Câncer (Glauber Rocha, 1972), e em trechos de locução de outros dois: A vida provisória (Maurício Gomes Leite, 1968) e Viagem ao fim do mundo (Fernando Coni Campos, 1968). Para tanto, parte-se da premissa de que a informação dos créditos através de narrações, ao invés da mais tradicional apresentação de textos gráficos na tela, é essencialmente metalinguística pela exposição mais direta ao espectador dos mecanismos de produção e da instância narradora, através da autoridade imposta pela voz. Pensando na metalinguagem como componente característico de diversas poéticas do cinema brasileiro moderno, o recorte do trabalho se delimita pela identificação da denúncia do aparato e/ou da situação histórica, em suas devidas dimensões, nas narrações dos filmes em questão. Em Memória de Helena, os créditos são narrados numa chave sóbria similar a O desprezo (Le mépris, Jean-Luc Godard, 1963); em A vida provisória, o locutor remete à censura da época, expondo a ficcionalização da trama política como “cautelosa”; a narração de Viagem ao fim do mundo dialoga diretamente com o espectador, desestabilizando sua posição; e Câncer aglutina todas estas práticas, incorporando créditos falados através de uma retórica coloquial em que também se explicita a situação sociopolítica vigente no momento da filmagem, uma prática inédita no contexto brasileiro, até então não observada. A partir das definições de dispositivo de Agamben (2009) e Martin (2011), recorre-se principalmente ao antiilusionismo cunhado por Stam (1981) e aos estudos de Metz (2014, 1980) sobre a enunciação cinematográfica para conceituar a forma dos créditos falados e dos dispositivos de locução metalinguística, investigando suas práticas e ressonâncias no cenário cultural e político brasileiro.

  • Luiz Fernando Roos TodeschiniAno de entrada: 2018

    Título – “Imagens de alteridade no cinema latino-americano contemporâneo: a fotografia cinematográfica como construção do outro”.

    Resumo – Esta pesquisa propõe investigar a construção de imagens de alteridade no cinema latino-americano contemporâneo através da análise instrumental da fotografia cinematográfica. Tomando a alteridade como mecanismo fundamental de modulação das distâncias, na sua possibilidade de acesso, crise, questionamento e risco, o trabalho almeja tensionar as filiações estético-políticas da matriz visual colonialista a partir da construção das identidades e imaginários ao questionar como os filmes encenam os sentidos individuais e coletivos na proliferação das imagens do outro.

  • Kamyla Joanna da Costa MatiasAno de entrada: 2018

    Título – “A Teoria Dereniana: A Câmera-corpo e a Edição Coreográfica nas Videodanças de Contato Improvisação”

    Resumo – A composição corpo, tempo e espaço para a tela gera ao longo da história do cinema e do audiovisual um fluxo interdisciplinar com a dança muito explorado, entre outros, pela cineasta ucraniana Maya Deren. Nos anos de 1940 e 1950, Deren inaugurou o chamado Choreocinema, considerado um precursor da videodança, junto com uma extensa produção teórica sobre o cinema criativo. À luz dos seus escritos desenvolvemos um pensamento acerca do que seria a câmera-corpo e a edição coreográfica, para então localizar a realização de videodanças de Contato Improvisação (CI). As questões que atravessam este trabalho ensaiam a criação de uma cartografia afetiva do corpo que improvisa filmando e editando para a produção de uma subjetividade imagética.

L2Histórias e Políticas

  • Celio Reginaldo Moreira PimenteliAno de entrada: 2023

    Título – “IMPLANTAÇÃO DO CINE RECREIO CABO FRIO 1917: Estudos de casos sobre a distribuição de filmes através do transporte ferroviário para Área Litorânea do Estado do Rio de Janeiro”

    Resumo: Este projeto analisara o Cine Recreio de Cabo Frio 1917, construído pelo salineiro e político, ex-vereador Florismundo Baptista Machado e como era feita a distribuição de filmes para Cabo Frio. Em 1913 ocorreu a implantação da ferrovia em Araruama para atender as salinas das localidades de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Araruama. A produção de milhares de toneladas de sal era o principal produto de exportação da região. O sal era considerado o “ouro branco” da época. Os salineiros e a ferrovia foram os principais interlocutores do desenvolvimento da comunicação social, econômico, cultural e político da Área da Baixada Litorâneas do Estado do Rio de Janeiro. Os depoimentos do senhor Sotero Luiz Pimentel (in memoria) que em 1937 entrou para Estrada de Ferro Maricá como pequeno aprendiz, foi telegrafista e agente de estação nas cidades por onde passava o ramal ferroviário.

    Palavras-chave: Cine Recreio de Cabo Frio, Trem, Salinas, Distribuição de filmes

  • Mariana Wiedmer FachiniAno de entrada: 2023

    Título – “CINEMA EM CHAMAS: OS DESAFIOS NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO AUDIOVISUAL BRASILEIRO”

    Resumo: Este estudo visa estabelecer um panorama das circunstâncias que levaram à perda recente de arquivo na Cinemateca Nacional, ocorrida em um incêndio em julho de 2021, considerando variáveis como políticas públicas, gestão de patrimônio cultural e preservação audiovisual. O trabalho também contemplará uma contextualização teórica da importância da Cinemateca Brasileira para a preservação da memória audiovisual brasileira e sua história, permeada por incêndios e perdas de acervo.

  • Lucas da Silva NascimentosAno de entrada: 2023

    Título – “CINEMA E JOGO: PEDAGOGIA DO DISPOSITIVO E CRIAÇÃO COLABORATIVA”

    Resumo: Este projeto pretende abordar interações entre cinema e teatro na educação, os processos de criação artística com estudantes de escolas públicas e suas implicações políticas neste contexto.

    Palavras-chave: cinema; teatro; educação

  • Kim Mello QueirozAno de entrada: 2023

    Título – “DEMARCAR A TELA: O Audiovisual como instrumento de emancipação e representatividade do povo Ashaninka”

    Resumo: O presente projeto de pesquisa pretende analisar como o povo Ashaninka da Aldeia Apiwtxa, localizada no Acre, tem utilizado o audiovisual em prol de realizar suas ações políticas e promover uma nova perspectiva histórica a seu respeito. A partir da análise fílmica das obras produzidas por seus cineastas proeminentes, formados pelo projeto Vídeo nas Aldeias, e do estudo antropológico das suas raízes culturais, a pesquisa irá abordar as motivações e escolhas narrativas feitas pelos indígenas e a reverberação dessas produções nas suas lutas socioambientais. Dessa maneira, o projeto deseja evidenciar o potencial emancipador do audiovisual nas mãos dos povos indígenas, através do exemplo dos Ashaninka, que o utiliza de formas diversas para apresentar, preservar e prestigiar sua cultura.

    PALAVRAS-CHAVE: cinema indígena; ashaninka; representatividade

  • Claudia Regina d'Almeida Moretz SohnAno de entrada: 2023

    Título – “O CINECLUBE MACUNAÍMA E O ATUAL CINECLUBISMO CARIOCA: HISTÓRIAS DE RESISTÊNCIA”

    Resumo: Criado em 1973 por um grupo de jornalistas na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o Cineclube Macunaíma foi um importante polo de exibição de filmes fora do circuito comercial e de debate sobre questões nacionais durante a ditadura. Sobre o espaço, no entanto, há muito pouco material disponível. Uma das finalidades desta proposta é recuperar a história do Macunaíma, fazendo um contraponto com o movimento cineclubista atual.

    Palavras-chave: cineclubismo, Macunaíma, ABI

  • Michel Henrique Araújo da SilvaAno de entrada: 2023

    Título – “OS OLHOS E AS ERAS – Uma análise histórico-estética das reflexões de Alfred Hitchcock e Abbas Kiarostami sobre a noção de ponto de vista”

    Resumo: Tomando obras específicas das filmografias de Alfred Hitchcock e Abbas Kiarostami como corpos textuais a partir dos quais estes diretores elaboraram suas reflexões teóricas sobre o ponto de vista na arte cinematográfica, a pesquisa aqui antevista se propõe a correlacioná-las, conferindo um lastro histórico aos procedimentos e artifícios empregados por cada um. Será realizada uma abordagem dialética sobre pontos de contato como: a centralidade do olhar na diegese cinematográfica, a relação desta com a focalização narrativa e a articulação de discursos metaestéticos auto-conscientes. Objetiva-se aqui, deste modo, comparar os modi operandi destes dois diretores na medida em que refletiram e teorizaram por meios eminentemente artísticos sobre o conceito de ponto de vista nos cinemas de seus respectivos contextos históricos no Ocidente e Oriente.

    Palavras-chave: Ponto de vista; Hitchcock; Kiarostami

  • Sabrina dos Santos MonteiroAno de entrada: 2022

    Tìtulo – “A nostalgização da mídia física: o consumo e o colecionismo de filmes na era do streaming”

    Resumo: Esta pesquisa busca analisar a fruição cinematográfica pós-moderna através do consumo e do colecionismo de filmes em mídias físicas (DVDs e Blu-rays), diante da oferta crescente dos serviços de streaming de conteúdo no país, debatendo a relação entre a proclamada “morte” da mídia física e o despertar de um sentimento nostálgico de “guarda” de filmes pelos colecionadores, como uma forma de tornar tangível uma experiência vivenciada e diminuir a celeridade e finitude do tempo. A etnografia virtual e a realização de entrevistas individuais serão utilizadas para analisar discursos e buscar personagens que desvendem o universo do colecionismo de mídias físicas entre os participantes dos três maiores grupos de colecionadores de DVDs e Blu-rays da rede social Facebook, em número de membros: Fora de Catálogo, Blog do Jotacê e Curtindo Filmes Adoidado, de forma a cumprir o objetivo deste trabalho.

  • Pedro Luis Alves de Souza VianaAno de entrada: 2022

    Título – “Das práticas do pós-cinema e seus processos: os gestos performáticos em montagem nas obras audiovisuais generativas.”

    Resumo: Este projeto de pesquisa pretende investigar os gestos performáticos da montagem no pós-cinema, em obras constituídas digitalmente através da utilização de linguagens de programação em sistemas autônomos da última década; seus desenvolvimentos estéticos e narrativos; assim como sua fundamentação teórica.

  • Natália Stadler LuizAno de entrada: 2022

    Título – “A UFA em Petrópolis: um estudo sobre distribuição, salas de cinema e a colonização alemã”

    Resumo: Este trabalho almeja compreender a distribuição, exibição e recepção dos filmes da Universum Film AG (UFA), em Petrópolis, cidade de colonização alemã, situada na região serrana do Rio de Janeiro. Através de linhas de pesquisa como histórias de cinemas e New Cinema History, serão analisados contextos geográficos, socioculturais, urbanos, políticos e mercadológicos que moldaram a cidade durante os anos de 1920 e 1930, período em que ocorreram as exibições através do Programma Urania, especificamente em duas salas de cinema: Cine Glória e Cine-Theatro Rhenania. Com forte aspecto historiográfico, esta pesquisa fará uso da busca por materiais em arquivos, analisando jornais, programas e revistas, além de consultar documentos a respeito da imigração alemã, que se iniciou em Petrópolis ainda no século XIX, buscando possíveis conexões com o cenário audiovisual da cidade.

  • Maria Clara Montalvão de OliveiraAno de entrada: 2022

    Título – “Cuidar de quem cuida: Cinema de Grupo para profissionais da saúde”

    Resumo: Este projeto propõe uma pesquisa transversal que articula cinema e clínica, práticas de cuidado e de criação com imagens e sons, a partir da produção de experiência em grupo – o que tem sido chamado “cinema de grupo” (NICARÁGUA, 2020) no contexto de uma pesquisa coletiva na qual tenho participado no laboratório Kumã da UFF. A pesquisa que proponho aqui seria, então, uma continuação desses trabalhos, articulando as experiências já vividas até então e uma nova experiência com a criação de um grupo voltado especialmente para profissionais de saúde.

  • Lucas de Martin FortunatoAno de entrada: 2022

    Título – “Cinema-ação: estratégias audiovisuais para ressignificação da escola”

    Resumo: Esse projeto de pesquisa propõe-se a realizar um estudo acerca das potencialidades do cinema-educação, propondo exercícios audiovisuais como possibilidade de revisitar a percepção sobre a realidade, através da experimentação audiovisual no âmbito escolar. Por conta dos avanços tecnológicos e da popularização das novas mídias digitais, transformações técnicas e estéticas têm ocorrido nos meios audiovisuais, além de propostas que buscam unir o cinema a outras linguagens. Nesse sentido, têm se multiplicado perspectivas alternativas a um formato hegemônico de cinema: novos lugares, aparelhos e relações interpessoais. Diante dessas novas proposições e da disseminação dos meios de produção, edição e compartilhamento de imagens e vídeos, é fundamental que o cinema seja compreendido como uma linguagem própria e se desenvolva uma educação audiovisual preocupada com seus vieses estéticos, artísticos, criativos e de expressão, buscando humanizar o olhar sobre esses meios e possibilitar, a partir de suas práticas, o amadurecimento de uma consciência crítica coletiva. Os referenciais teóricos propostos para o desenvolvimento desse estudo estarão baseados nesse entendimento do audiovisual na educação como uma proposta de caráter artístico e expressivo. Nesse sentido, destacam-se professores como Bergala e Fresquet. Além disso, as exibições fílmicas, atividades e debates a serem realizados são fundamentais para que os estudantes da educação básica possam refletir acerca da escola, a partir da noção de território, como um ambiente de significação coletiva. Dessa forma, ocupando um papel central e ativo, tanto diante de suas relações com o cinema, quanto com a escola, através de um processo de percepção, experimentação e reflexão.

  • José Marcelo Rodrigues MoratoAno de entrada: 2022

    Título – “CINEMA E LOUCURA: Uma análise poética da subjetividade em “Imagens do Inconsciente”, de Leon Hirszman”

    Resumo: A presente pesquisa é mobilizada pela experiência de discutir o cinema documentário e sua aproximação com assuntos caros à sociedade, mas, que, reiteradamente, se encontram distanciados dela: a desrazão, a loucura, a política, a saúde mental, os (as) loucos (as). Investigamos o cinema documentário como importante instrumento na longevidade da humanidade, sobretudo, a partir da conservação de rostos, de efêmeros acontecimentos, tendo o filme “Imagens do Inconsciente” (1987), de Leon Hirszman, como campo de investigação. Assim, ao remontar essas imagens fantasmas e permitir que elas não se apaguem, o cinema documentário pode ser compreendido como um importante dispositivo de memória.

  • Fidelis Fraga da CostaAno de entrada: 2022

    Título – “Ensino do roteiro audiovisual em sala de aula: propostas para um método emancipador”

    Resumo:  O presente estudo procura estabelecer um método de ensino do roteiro audiovisual em sala de aula que esteja a serviço de um projeto emancipador do aluno. O projeto dá continuidade à monografia apresentada para conclusão do curso de Licenciatura em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense em 2020. A proposta vem no esteio da experiência do autor como professor de roteiro e procura sistematizar técnicas de escrita que estejam a serviço da criatividade e da espontaneidade. Como base e inspiração, recorreu-se a metodologias desenvolvidas por dois teatrólogos: o brasileiro Augusto Boal e o espanhol José Sanchis Sinisterra. O trabalho de ambos usa a improvisação como ferramenta essencial para alcançar uma dramaturgia autoral.

  • Cintya Ferreira MendesAno de entrada: 2022

    Título – “FILHO DA LUA: Uma Triangulação nos Filmes de Zózimo Bulbul”

    Resumo: Nesta pesquisa nos alongaremos em uma parte da trajetória do ator, diretor e produtor Zózimo Bulbul, buscando compreender os entrecruzamentos de sua vida, projeto artístico, negritude e momento histórico, após o golpe militar de 1964. O projeto se dispõe a pensar três filmes: “Compasso de Espera” (Antunes Filho, 1969-1973), “Alma no Olho” (Zózimo Bulbul, 1973) e “A Deusa Negra” (Ola Balogun, 1978), refletindo nas escolhas individuais de cada filme e de que modo os mesmos se situam na conjuntura brasileira da época, propondo outras formas de ficções e resistências.

  • Bernardo SchmittAno de entrada: 2022

    Título – “É tudo representação: o Brasil construído pela imprensa durante as filmagens de It’s all true.”

    Resumo: As filmagens do híbrido de documentário e ficção sobre a América Latina, dirigido por Orson Welles, It’s all true, entusiasmaram os jornais e periódicos da cidade do Rio de Janeiro a discutir de que maneira o país seria representado no filme. O presente projeto busca analisar os discursos encontrados nas notícias que circularam no período, identificando seus anseios e reivindicações quanto a representação do Brasil – de sua memória, cultura e sociedade – e o papel que alocaram ao cinema enquanto formador de uma imagem nacional.

  • André da Costa PintoAno de entrada: 2022

    Título – “Foi o cinema que passou em nossas vidas: Um estudo de caso sobre a oficina de formação audiovisual Por Telas e os resultados quando uma  comunidade de carnaval aponta a câmera para si própria.”

    Resumo: Este projeto tem como proposta estudar a oficina de formação audiovisual da escola de samba Portela, o Por Telas, primeiro projeto do gênero realizado em uma escola de samba, e pensar por meio de seu exemplo a relação política entre cinema e educação, e o uso do cinema como dispositivo da imaginação cotidiana, e, também de transformações sociais e de inclusão. O cinema é um dos instrumentos mais importantes da nossa contemporaneidade na construção e na desconstrução das imagens e certezas de mundo, e parte-se da hipótese de que foi usado naquela comunidade como um agente de transformação das relações comunitárias e proporcionou a formação para realização de filmes que agregaram visibilidade a questões ignoradas por câmeras apontadas para eles a partir de olhares externos. Este é um projeto, portanto, que converge um estudo de caso com o estudo da teoria, da política, da arte e da cultura.

  • Tainá Andrade da SilvaAno de entrada: 2020

    Título – “Imagem-cristal ou real? O cinema de rua, a formação heterogênea das cidades e a manutenção da cultura”

    Resumo – Analisar, através da presença dos cinemas de rua, como a geografia das cidades formadas pelo Brasil é política, econômica e historicamente excludente e porque a cultura acaba chegando aos diferentes espaços de forma distinta ainda hoje

  • Quézia Maria Lopes Gomes da Silva RibeiroAno de entrada: 2020

    Título – “Cinema Negro Brasileiro na Última Década (2010-2020)”

    Resumo – Este projeto consiste na realização de um levantamento de obras produzidas, nos últimos dez anos, no cinema brasileiro, por realizadores negros e negras – considerando, sobretudo, seu protagonismo nas funções de direção, roteiro e produção/produção executiva. Serão catalogadas obras de ficção e documentários, de curta, média e longa metragem, na tentativa de construir uma historiografia do cinema negro nacional contemporâneo e/ou localizar estas obras no âmbito do cinema brasileiro contemporâneo, resgatando e preservando sua memória. A pesquisa também se propõe a refletir sobre o mercado cinematográfico a partir do recorte de raça e gênero, com análises que fornecerão elementos que nos permitam compreender este cenário em suas dimensões artísticas, sociológicas, antropológicas e políticas, dialogando com pensadores/as que já se debruçaram sobre o tema. Por meio de uma abordagem interseccional, buscamos compreender como funciona, na cotidianidade, a dinâmica da exclusão em suas dimensões de raça e gênero, que contribuem para que essas obras sejam sistematicamente invisibilizadas. Assim, buscamos resgatar essas produções, valorizando-as, uma vez que são colocados à margem dos grandes circuitos comerciais, dos editais e políticas de fomento, com ausência ou escassez de políticas afirmativas, e da historiografia oficial do cinema brasileiro. Como fundamentação teórica, partimos de autores negros que são referência no pensamento negro (na Filosofia, Ciências Sociais e nas Artes), no debate antirracista, no pensamento decolonial, na discussão do fazer negro cultural e artístico na diáspora africana, bem como aqueles que abordam a afrocentralidade, mas também, principalmente, autores que teorizaram e teorizam as artes negras e o cinema negro, como Zózimo Bulbul, Janaína Oliveira, Janaina Damasceno, Abdias Nascimento, entre outros.

  • Keven Fongaro FonsecaAno de entrada: 2020

     Título – “ÉTICA E ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA”

    Resumo – A pesquisa discutirá a Pedagogia do Dispositivo como uma teoria ética e estética, capaz de orientar ações práticas e servir como base para compreender valores das atuações humanas no mundo. Para isso, ela (a pesquisa) primeiro tratará de responder à pergunta “O que é a Pedagogia do Dispositivo?”, que por sua vez demandará que antes responda-se a pergunta mais abrangente “O que é Cinema-Educação?”. Em seguida, através de uma forma de escrita em si mesma afetada pela Pedagogia do Dispositivo, a pesquisa se responsabilizará por derivar implicações éticas e estéticas.

  • Gledson Mercês dos SantosAno de entrada: 2020

    Título – “Cinema negro brasileiro no século XXI: um estudo sobre os processos produtivos e sobre as relações de cineastas com os setores público e privado na obtenção de financiamento e na ampliação da diversidade de narrativas – 2000 a 2020”

    Resumo – O presente projeto objetiva investigar e compreender os processos produtivos dos cineastas negros nas duas primeiras décadas do século XXI, sobretudo no que diz respeito à obtenção de financiamento para concretizar suas obras e os desafios na construção de novas narrativas. Pretende-se entender as estratégias adotadas pelos cineastas para buscar apoio do poder público, bem como da iniciativa privada e os desafios enfrentados neste processo. Para tal, serão realizados estudos de casos da produção dos principais cineastas negros, delimitando-se este grupo entre aqueles que conseguiram lançar comercialmente filmes de longa-metragem entre os anos de 2000 a 2020. Este recorte, além de corresponder às duas primeiras décadas do século XXI, compreende, quase que integralmente, o período de vigência da Medida Provisória no 2.228-1, de 6 de setembro de 2001. Este é um marco importante para o audiovisual brasileiro. pois a Medida (BRASIL, 2001, preâmbulo) “estabelece princípios gerais da Política Nacional do Cinema, cria o Conselho Superior do Cinema e a Agência Nacional do Cinema – ANCINE, institui o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Cinema Nacional – PRODECINE (…).” Destaca-se entre os objetivos da Agência o estímulo à diversificação da produção cinematográfica nacional.

  • Gisella Cardoso FrancoAno de entrada: 2020

    Título – “Inventar mundos: um pensamento sobre cinema e a educação a partir de uma análise crítica do programa Imagens em Movimento”

    Resumo – Este trabalho pretende fazer um estudo do programa Imagens em Movimento, que está completando 10 anos de atuação no campo da difusão e acesso ao cinema entre jovens em idade escolar. Meu intuito é produzir uma reflexão teórica que contribua para o debate sobre cinema e educação no Brasil de hoje. O ponto de partida é a análise do que foi produzido no programa ao longo destes dez anos, revisando memórias, relatórios e seu material pedagógico, analisando filmes, mas, sobretudo, colhendo, por meio de conversas, as impressões das pessoas que foram atravessadas por este projeto. A partir dessa pesquisa, pretendo pensar conceitos como a questão da experiência como aprendizado, a representatividade, a alteridade e o lugar de fala. Confrontados com a prática, com o que se colheu em dez anos de um projeto inserido no contexto de um país desigual mas sonhador, o que esses conceitos têm hoje a nos dizer? O que o fazer e o pensar cinema nas escolas e periferias apontam sobre os mundos que teremos que inventar daqui para frente?

  • Gabriel Linhares FalcãoAno de entrada: 2020

    Título – “Cinema Experimental e Realismos: Uma investigação a partir dos escritos de Éric Rohmer e Jacques Rivette à crítica cinematográfica do experimental.”

    Resumo – Este projeto busca investigar a aplicabilidade das teorias de Éric Rohmer e Jacques Rivette no cinema experimental, analisando a partir de determinados filmes e artistas suas correlações e desdobramentos com as propostas de realismo e mise-en-scène, mapeando também como críticos posteriores do experimental lidaram com tais questões.

  • Flávio José de Moraes JúniorAno de entrada: 2020

    Título – “DESACELERA – educação e cinema no ensino público carioca”

    Resumo – O presente projeto propõe uma pesquisa-ação na Escola Municipal Daniel Piza, localizada no Complexo da Pedreira, Rio de Janeiro. Almejamos a realização de dispositivos cinematográficos em duas turmas de aceleração, que são multisseriadas e destinadas à estudantes do terceiro e quarto ano com defasagem idade-série de dois anos ou mais. O projeto busca analisar e criar possibilidades educacionais relacionadas ao cinema na periferia, envolvendo tanto a ação na sala de aula, quanto a análise qualitativa de dados e pesquisa bibliográfica. A proposta consiste em uma pesquisa-ação que proporcione experiências em sala de aula para reflexões teóricas sobre a pedagogia do cinema. Buscamos investigar as potencialidades da criação artística no cinema enquanto uma ferramenta de promoção da igualdade e de descoberta da alteridade em turmas marcadas pelo estigma do fracasso escolar.

  • Antônio Pedro de Araujo Guimarães Sette PinheiroAno de entrada: 2020

    Título – “OBSESSÕES HISTÓRICAS NO NOVO CINEMA COREANO: UM OLHAR INTERNO FRENTE ÀS IMPOSIÇÕES ESTRANGEIRAS”

    Resumo – Este projeto busca discutir o retrato histórico presente no Cinema da Coreia do Sul no século XXI, a partir de filmes com boa recepção de público e crítica. A partir de estudos de caso que falem sobre momentos históricos importantes, será feita análise da imagem que os diretores sul-coreanos têm do país e de que maneira tentam ressignificá-la.

  • Amanda Rangel IorioAno de entrada: 2020

    Título – “JURANDYR NORONHA E A CRIAÇÃO DO MUSEU NACIONAL DE CINEMA: O PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DA MEMÓRIA DO CINEMA ATRAVÉS DOS EQUIPAMENTOS TÉCNICOS CINEMATOGRÁFICOS”

    Resumo – Este trabalho pretende iniciar uma investigação acerca da experiência de criação do primeiro Museu de Cinema no Brasil, por Jurandyr Noronha, na década de 1970, e da coleção remanescente que hoje se encontra na Cinemateca do MAM.

  • Tiago Bravo Pinheiro de Freitas QuintesAno de entrada: 2019

    Título – “Atrações visuais e os primórdios do cinema em Campos dos Goytacazes”

    Resumo – A dissertação consiste em uma análise sobre as atrações visuais em Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro, no período de 1837 a 1912. A primeira parte do trabalho aborda questões técnicas, culturais e econômicas sobre os espetáculos de aparatos visuais anteriores ao advento do cinematógrafo na cidade, como exposições de cosmoramas e as exibições de lanternas mágicas, do primeiro registro encontrado, de 1837, ao final do século XIX. Posteriormente, o texto trata das primeiras exibições de cinematógrafo, realizadas por exibidores ambulantes, de 1897 a 1905. São investigados fatores como duração das temporadas, os modos de exibição na cidade, os filmes programados e as trajetórias daqueles exibidores pelo país. Por último, a pesquisa ainda trata dos primeiros espaços com exibição sedentarizada, de maneira hibridizada a outras atrações, como nos cafés-concertos, e aborda suas trajetórias de funcionamento, muitas vezes de duração efêmera. Também trata de suas questões econômicas, para entender como se consolidou o circuito exibidor campista, entre 1905 e 1912, até surgir o primeiro empreendimento dedicado somente à exibição de filmes na cidade. trabalho, portanto, produz uma reflexão sobre as práticas de exibição em Campos dos Goytacazes, e dos meios que envolviam algumas das práticas, como uma forma de contribuir para o entendimento do mercado da exibição cinematográfica brasileira nos primórdios do cinema.

  • Pedro Felix Pereira MouraAno de entrada: 2019

    Título – “Afluentes políticos do cinema: estética e ética em Arábia”

    Resumo – O projeto apresenta temática voltada para o estudo de práticas políticas do cinema brasileiro contemporâneo a partir das singularidades dos processos do filme Arábia, de Affonso Uchoa e João Dumans, enfocando relações entre política e estética a partir da noção de partilha do sensível, do filósofo Jacques Ranciére. A presente proposta vislumbra abordar o objeto de estudo para além de horizontes de análise fílmica formal e abrange seu campo de interesse para os acordos éticos entre equipe e atores filmados, buscando entender desdobramentos em dinâmicas de subjetividades e perspectivas históricas do cinema enquanto prática social.

  • Pablo Rossi BarreiraAno de entrada: 2019

    Título – “Desenvolvimentismo, Escolas Ativas e o Ensino de Cinema: o ensino superior de cinema e audiovisual sob a perspectiva do pensamento moderno na década de 1960”

    Resumo – A década de 1960 marcou a história do pós-guerra no mundo e no Brasil. Desenvolvimento, nacionalismo e modernidade estiveram em grande evidência no período que, apesar de relativamente curto, apresenta duas fases bastante distintas em nosso país, divididas pelo golpe militar em 1964 e sua progressão. As manifestações já foram bastante analisadas em diferentes áreas, como na política, na economia, no campo das artes e, é claro, no do cinema, representado pela efervescência do Cinema Novo e sua crítica. A década coincide com a implantação das principais escolas de cinema em nível superior. Na primeira fase, a construção da Universidade Nacional de Brasília (UnB) e, na segunda fase, como consequências da ruptura, a criação das habilitações dos cursos de Comunicação Social na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Federal Fluminense (UFF). Sob a perspectiva do pensamento modernista brasileiro, este projeto propõe investigar como a estética uniu-se à pedagogia para formar cursos técnico-artísticos de cinema, distintos das tradições acadêmicas, e como suas efetivações foram modificadas ao longo do recorte cronológico, através de uma comparação dos projetos de ensino superior de cinema na UnB e na UFF, destacando a influência do pensamento pedagógico nas artes de Anísio Teixeira para o primeiro e a atuação de Nelson Pereira dos Santos no segundo.

  • Mariana Angelino Bessa de SouzaAno de entrada: 2019

    Título – “O cinema moçambicano pós-colonial: da produção audiovisual durante o regime socialista e seus reflexos na contemporaneidade”

    Resumo – Como a experiência do cinema moçambicano no período imediatamente após sua emancipação, marcado pela presença de realizadores estrangeiros e ampla janela de exibição, se reflete hoje no audiovisual contemporâneo? A pesquisa pretende destrinchar se há ainda em Moçambique vestígios do cinema de financiamento estatal, de exibições populares e que inspirou cineastas como Jean Rouch, Jean-Luc Godard, Ruy Guerra, Licínio Azevedo, Zé Celso Martinez e tantos mais.

  • Luís Alberto dos Santos GomesAno de entrada: 2019

    Título – “A preservação audiovisual brasileira contemporânea: investigação dos discursos dos arquivistas brasileiros contemporâneos das imagens em movimento”

    Resumo – Para esta pesquisa pretendo investigar nos discursos dos arquivistas audiovisuais quais são as urgências e perigos presentes na conservação e preservação dos filmes, e demais artefatos do cinema brasileiro, produzidos na primeira década dos anos 2000 à década de 2010, frente as mudanças tecnológicas e as possibilidades de desaparecimento. Destaco o discurso de Paulo Emílio Salles Gomes em torno de questões sobre difusão, documentação e conservação de filmes no Brasil como ponto inicial para identificar os pensamentos acerca do patrimônio cinematográfico brasileiro em comparação aos novos desafios dos arquivistas audiovisuais contemporâneos.

  • Luciene Medina de SouzaAno de entrada: 2019

    Título – “O intelectual no cinema chileno”

    Resumo – Essa pesquisa propõe analisar e discutir a figura do intelectual nos filmes dirigidos por cineastas chilenos: Actas de Marusia (Miguel Littín, México, 1976), A fronteira (Ricardo Larraín, Chile, Espanha, 1991), Dawson Isla 10 (Miguel Littín, Chile, Brasil, Venezuela, 2009) e No (Pablo Larraín, Chile, França, EUA 2012), ou seja, discutir a importância e o papel histórico desempenhado pelos intelectuais na realidade daquele período, e consequentemente sua contribuição para a construção da sociedade chilena e, possivelmente, a latino-americana. Para tanto, é fundamental o entendimento da formação político-cultural do intelectual latino-americano, bem como de elementos que o constituem: redes de sociabilidade, exílio, atuação política, entre outros. Além disso, é relevante investigar as influências de pensamento recebidas pelos cineastas ao longo de sua trajetória. Os filmes nos levarão a refletir os importantes processos políticos, ocorridos na segunda metade do século XX e inícios do XXI no país, tais como a ascensão e a derrubada de Salvador Allende e a Unidade Popular do poder (1970-1973), o governo militar de Augusto Pinochet (1973-1989) e a transição para a democracia. Ademais, os filmes poderão nos dar diferentes composições de intelectuais que compunham e ainda fazem parte da história da chilena e América Latina.

  • Leonardo Honório de BarrosAno de entrada: 2019

    Título – “Subúrbio cinematográfico: a contribuição do mercado cinematográfico na construção da identidade do subúrbio carioca contemporâneo”

    Resumo – Não informado

  • João Arthur Lourenço SoaresAno de entrada: 2019

    Título – “Glauber Rocha: uma Terceyra Eztetyka? – aproximações entre Glauber e Loyola no barroco como dimensão onírica da imagem-mental”

    Resumo – O presente projeto de pesquisa reflete sobre o alinhamento da eztetyka glauberiana com a teoria dos “Exercícios Espirituais”, de Inácio de Loyola, usando como chave interpretativa a relação que cada um estabelece com o barroco e conceito de “imagem-mental” de Deleuze. Procurar- se-á evocar, para tanto, em consonância o último filme de Glauber Rocha (“A Idade da Terra”), onde acreditamos que se tenha manifestado a síntese entre teoria e experiência de uma “terceyra eztetyka”.

  • Christian Jordino Antonio Ferreira Alves da SilvaAno de entrada: 2019

    Título – “Cine Globo de Três Passos: uma história de resistência”

    Resumo – Esta pesquisa pretende analisar os fatores sociais, políticos, culturais, geográficos, econômicos e tecnológicos que levaram a permanência do Cine Globo, um cinema de rua de uma cidade com pouco mais de 23 mil habitantes, sendo uma das mais antigas salas de exibição em funcionamento. A partir da perspectiva do New Cinema History e de autores como Talitha Ferraz e Rafael de Luna, pretendemos investigar como esses fatores, em especial a “memória da ida ao cinema”, contribuíram para o resgate e preservação da sala de cinema, ameaçada de fechamento. Como fontes de pesquisa contaremos com depoimentos orais de personagens envolvidos na construção e preservação da sala, materiais iconográficos sobre a sala (fotografias e filmes); notícias de jornais e revistas locais e documentos públicos da cidade onde cinema está localizado.

  • Alexandre Malafaia RibeiroAno de entrada: 2019

    Título – “Samuel Fuller e a representação indígena no cinema brasileiro dos anos 1950”

    Resumo – Em 1954, o cineasta norte-americano Samuel Fuller veio ao Brasil com o intuito de conhecer a selva brasileira, pois estava adaptando para o Cinema o livro “Tigrero”, de Sasha Siemel. Ele conhece uma tribo Carajá às margens do Rio Araguaia, e acaba permanecendo no convívio dos índios por semanas. O filme não foi feito, mas Fuller escreveu um artigo contando sua aventura, em um relato afetuoso para com os indígenas. Enquanto isso, o Brasil da época considerava os indígenas como selvagens e atrasados. Este projeto possui o pressuposto de analisar a representação dos indígenas nos filmes desta época, contrapondo-a com os relatos feitos por Fuller.

  • Rosana dos Santos MirandaAno de entrada: 2018

    Título – “Cinemas Negras, um movimento? O cinema negro de curta metragem feminino de 2010 a 2020”.

    Resumo – A presente pesquisa pretende investigar no cinema de curta metragem brasileiro a participação feminina negra da segunda década do século XXI. A construção de uma cartografia etnográfica do cinema dessas mulheres negras realizadoras na contemporaneidade é importante para dar visibilidade dessas produções e dos nomes dessas cineastas, além de perceber que estéticas essas mulheres estão produzindo neste período. Por meio de um levantamento de dados dessas produções, através de informações de editais de fomento na produção de curtas, festivais do formato e mostras realizadas no Brasil, além de bases de dados de associações brasileiras ligadas ao mercado cinematográfico e contato direto com as cineastas, na tentativa de pensar os diversos cinemas que elas se propõem a fazer e analisar as convergências de seus múltiplos olhares.

  • Rafael Romão SilvaAno de entrada: 2018

    Título – “Cantos de Educação Audiovisual – A diversidade das experiências de ensino-aprendizagem em um subprojeto de Cinema do PIBID”.

    Resumo – A experiência é o que bate, gera paixão, cria sentido, trauma, memória. Os cantos são as formas com as quais cada singularidade expressa o que sentiu e entendeu. Neste caso, o que sentiu e entendeu diante do desafio de construir momentos de ensino-aprendizagem com Cinema e Audiovisual na escola pública. Desde 2014, 21 estudantes da Licenciatura em Cinema e Audiovisual participaram do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Aqui buscaremos a diversidade de algumas dessas experiências, teorias e práticas em torno da criação destas aulas e atividades. Com esta diversidade podemos refletir sobre como continuar a construir o espaço do Audiovisual na escola pública.

  • Marcia Teixeira de MedeirosAno de entrada: 2018

    Título – “Revelando e Inventando Brasis – O cinema como dispositivo de invenção de mundos”. 

    Resumo – Projetos de inclusão social através do cinema, como o Revelando os Brasis, tem contribuído para a entrada de novos autores no campo da produção de imagens. Através da apropriação da linguagem e das ferramentas do audiovisual é possível desenvolver um olhar criativo e crítico que não apenas revela realidades, mas inventa mundos. Pensar o cinema como um dispositivo de aprendizado e criação de mundos, capaz de produzir novas subjetividades e resultados imprevisíveis, é o objetivo dessa pesquisa.

  • Lucas dos Reis Tiago PereiraAno de entrada: 2018

    Título – “Vereda da Salvação: Estética, Cultura e Ideologia no Cinema Brasileiro da década de 1960”.

    Resumo – O tema proposto como pesquisa visa analisar estética e politicamente o filme Vereda da Salvação (1965), dirigido por Anselmo Duarte. O objetivo principal é analisar como os processos culturais brasileiros na década de 1960 influenciaram a concepção do filme e a recepção do mesmo por parte dos intelectuais brasileiros. Serão identificadas as questões concernentes aos ideais de Nacional-Popular, proposto pelo filósofo Antonio Gramsci e que foram fundamentais para a concepção do que seria uma arte verdadeiramente de esquerda no Brasil. Objetiva-se entender o porquê de Vereda da Salvação ser esquecido na historiografia do cinema brasileiro, pois as análises a respeito do filme são escassas em grande parte da bibliografia a respeito do cinema no Brasil.

  • Felipe Lopes de FariaAno de entrada: 2018

    Título – “O Espetáculo do Real: A construção de narrativas em reality show”.

    Resumo – O reality show é um gênero televisivo onde a produção de sentido para o espectador e a encenação dos atos ocorrem com um pressuposto discurso de realidade. Este projeto de pesquisa propõe analisar como diferentes elementos narrativos são utilizados para a construção de arcos dramáticos de duas diferentes obras deste gênero. Os elementos eleitos são: escalação de elenco pautada em arquétipos ou estereótipos; o roteiro, com a dinâmica de jogo pré-definida e interações determinadas; e a edição, com construção de trajetórias de personagens de forma a produzir sentido. Como objeto de estudo, serão comparados os realities competitivos que se destacam por sua longevidade no ar – ambos com quase duas décadas contínuas nas grades da TV – e por seu forte engajamento de público: “Survivor” e “Big Brother”. Serão analisadas como diferentes signos de gêneros narrativos são utilizadas para gerar sensações no espectador, além de como os diferentes formatos são constituídos para uma produção de sentido e uma espectatorialidade específica.

  • Fátima Luiza da Silva SantosAno de entrada: 2018

    Título – “Cinema-apropriação e cidadania cinematográfica na África: questões sobre produções da Guiné-Bissau (Nha Fala, Flora Gomes, 2002) e de Moçambique (Terra Sonâmbula, Licínio Azevedo, 2012 e Virgem Margarida, Teresa Prata, 2007)”. 

    Resumo – O projeto visa ao estudo do cinema africano partindo da perspectiva da globalização econômica, política e cultural, da construção alternativa de história e de memória através do cinema e da análise crítica de três produções cinematográficas. Há dois conceitos chaves que norteiam a pesquisa: cinema-apropriação e cidadania cinematográfica. O primeiro passo é significar os dois conceitos a partir da construção conjunta de outros conceitos: apropriação midiática (HEPP, 2015) e cidadania cultural (STEVENSON, 1997). Depois, as três obras cinematográficas são postas em análise considerando suas narrativas e localização política. Serão pensados os entre-processos, isto é, os ciclos de construção de produção de Nha Fala, (Flora Gomes, 2002); Terra Sonâmbula (Teresa Prata, 2007), adaptação do livro homônimo de Mia Couto, escritor moçambicano, e Virgem Margarida (Licínio Azevedo, 2012). A escolha de tais filmes foi baseada em seus lugares de origem: o primeiro é bissau-guineense e os outros dois são moçambicanos. Guiné Bissau e Moçambique foram dois países dominados por Portugal e, assim como o Brasil, falam português. Além disso, são países de recém-independência; também, a rica história de um passado antes da colonização foi esquecida. Todos esses processos se refletem nas suas produções cinematográficas. Ao pensar nos entre-processos dos filmes mencionados, esse projeto falará em cinema-apropriação como construção de localização cultural (HEPP, 2015) no cinema africano. A partir de então, falaremos de cidadania cinematográfica – independência temática, produção técnica e estética, distribuição e crítica. Considerando esses filmes e os conceitos elaborados, serão levantados pontos de análise crítica e questões acerca dos filmes e, relacionando-os com os conceitos, é proposto entender como exibir a tentativa de construção de memória é fundamental para a reconstrução do passado transformando o filme como uma ferramenta de representação alternativa da história, tornando o cinema ainda mais importante para países africanos.

  • Fagner Bruno de SouzaAno de entrada: 2018

    Título – “Cineclubismo em Londrina: o impacto do movimento cineclubista em Londrina de 2003 a 2013”.

    Resumo – Este projeto tem o objetivo de estudar a atuação dos cineclubes Ahoramágica cinema & memória e Kinoarte (Instituto de Cinema de Londrina) em Londrina entre 2003 e 2013, observar suas ações e organização e identificar como sua influência interfere na produção cultural e cinematográfica em âmbito municipal. Parte-se da hipótese de que os cineclubes propiciam aos participantes um espaço de formação, organização e de fomento ao desenvolvimento de atividades culturais. Compactua-se com a definição de cineclube como um movimento social e será verificado como estes podem contribuir para o processo de construção dos espaços de cidadania. Os dados para contextualização do objeto de pesquisa serão coletados a partir de entrevistas com integrantes dos cineclubes e a partir de pesquisas em jornais, revistas e documentos que abordem o movimento cineclubista da cidade no período delimitado.

  • Alan Gomes FreitasAno de entrada: 2018

    Resumo – Este projeto pretende desenvolver uma pesquisa teórica e histórica, orientada por questões etnográficas, acerca das relações entre consumo de cinema em Manaus no período do auge da economia da borracha na cidade e o uso deste como demarcador social. Os objetos escolhidos são as publicações nos jornais do período compreendido entre 1897 e 1916, sobre as sessões realizadas nos diversos espaços destinados a receber as projeções cinematográficas. A partir disso lançamos como questão principal: de que forma os espaços de consumo de cinema foram sendo utilizados como fator de demarcação social? Com o objetivo de articular uma compreensão entre os objetos escolhidos e a questão proposta, tomaremos como metodologia de investigação o paradigma indiciário, proposto pelo historiador Carlo Ginzburg.