Produção Interna
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Inevitavelmente cinema
MIGLIORIN, Cezar. Inevitavelmente cinema: educação, política e mafuá.
Azougue Editorial, Rio de Janeiro, 2015.
A proposta que deu origem a este livro parte de uma premissa bela e audaz: “todo estudante é capaz de fazer cinema”. Isso significa “atuar criativa e criticamente com a câmera”, ou seja, conceber modos de mostrar o real numa tela e compartilhá-lo; em suma, descobrir e interrogar o que existe, inventando o mundo com cinema. Trata-se, afinal, de levar a sério a possibilidade de o cinema pensar o mundo e, em particular, essa instituição basilar de nossa sociedade que é a escola.– Paula Sibilia
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Diálogos Sensíveis: experiências entre o audiovisual e a educação
Maurício de Bragança. Eliany Salvatierra, Liana Lobo e Marcio Blanco
Editora NAU. 2021
Este livro é fruto do IV Encontro de Educadores do Audiovisual e do IV Encontro Deseducando o Olhar em parceria com o Festival Visões Periféricas, evento que procura gerar uma reflexão principalmente sobre processos formativos de audiovisual nas periferias brasileiras. Os artigos refletem as experiências dos “educadores audiovisuais”, que trabalham com exibição de filmes, cineclubes, oficinas, produções e projetos. A ideia de audiovisual, na presente publicação, significa peças imagéticas e sonoras, com narrativa ou não, que possam ser vistas através de uma projeção em uma tela, uma parede, nos aparelhos de celulares, nas telas dos computadores ou nos jogos de videogame.
O conjunto de textos a que o leitor terá acesso está organizado em quatro seções: a primeira trata de “Audiovisual e educação: formação do educador audiovisual”; a segunda, “Audiovisual e educação: novas representações sobre a periferia”; a terceira, “Audiovisual e educação: processos na escola”; e a quarta, “Audiovisual e educação: novos agentes”.
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Audiovisual e América Latina: estudos comparados
Maurício de Bragança, Denise Tavares, Eliska Altmann e Marcelo Prioste
Editora SOCINE. 2019
Artigos apresentados no Encontro da SOCINE de 2018, no ST “Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados”.
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Corpos em projeção: gênero e sexualidade no cinema latino-americano
Maurício de Bragança e Marina Cavalcanti Tedesco
Editora 7Letras. 2013
Os modelos de representação de gênero no cinema latino-americano e a forma como estes refletem a própria assimetria entre o papel do homem e da mulher da sociedade são objeto de reflexão em Corpos em projeção. Reunindo textos de pesquisadores com uma larga trajetória de pesquisa sobre o tema, a obra se debruça sobre a participação de mulheres na produção cinematográfica e analisa as políticas de representação de gênero através de estudos de caso no cinema sulamericano.
Analisando e discutindo os papéis das personagens femininas e masculinas na cinematografia latina, o livro mostra como estes funcionavam como uma espécie de cartilha, ensinando como ser homem e mulher dentro de uma matriz binária, heteronormativa e falocêntrica. Partindo do enfoque dos estudos feministas e os estudos queer, Corpos em projeção lança luz sobre a vasta e rica cinematografia latino-americana – revelando, em artigos que unem a reflexão teórica a um olhar crítico e criativo, como essas narrativas de matriz melodramática constituem um importante repertório para refletir sobre a construção e a desconstrução dos modelos e políticas de representação de gênero na cultura de massa.
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A traição de Manuel Puig: melodrama, cinema e política em uma literatura à margem
Maurício de Bragança
EdUFF. 2010.
O livro aponta uma reflexão sobre o melodrama na América Latina, através da literatura do escritor argentino Manuel Puig e sua relação com o cinema. Seus escritos apontam para o lugar privilegiado que as mídias tiveram na sua obra, sobretudo os melodramas clássicos do cinema estadunidense e latino-americano, mas também o papel que o rádio assumiu na constituição de um capital simbólico de grande valor na América Latina.
Com uma formação ampla em História e Cinema, com Doutorado em Literatura, Maurício de Bragança tem a possibilidade de fazer um trabalho transdisciplinar, com o qual penetra na alma da literatura em permanente contextualização com o seu tempo e seus processos de produção de sentido.
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Realidade lacrimosa: o melodramático no documentário brasileiro contemporâneo
Mariana Baltar
EDUFF. Série Nova Biblioteca. 314 páginas. ISBN: 978-85-228-1197-7
Mais que um conjunto de análises sobre os documentários brasileiros contemporâneos que se centram nas histórias de vidas e nos cotidianos de personagens comuns, este livro traz uma reflexão que coloca em diálogo duas imaginações (formas de narrar e ver o mundo) que durante muito tempo eram tratadas como polos opostos: a melodramática e a documental.
Ao empreender diálogo crítico com o melodrama, os documentários analisados aqui põem em cena uma forma de ver o mundo e de ver-se no mundo que é amplamente presente no contexto latino-americano e brasileiro.
Com isso, acabam falando mais que das histórias privadas de seus personagens (suas memórias testemunhais e suas intimidades), acabam tangenciando questões sintomáticas da contemporaneidade que dizem respeito ao estatuto e experiência política no contemporâneo