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Apresentação

O PPGCine – Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual foca seus interesses nas teorias e análises que articulam distintas abordagens em relação ao cinema e audiovisual, com ênfase nos processos culturais, políticos, subjetivos, tecnológicos e experimentais através dos quais esses campos se constituem. Nesse sentido, o universo da imagem e do som se apresenta como uma arena de problematização que permite investigações com aportes estéticos, midiáticos, econômicos, históricos, narrativos, pedagógicos e tecnológicos.

Aprovado pela Capes em 2017, em níveis de mestrado e doutorado, o PPGCINE reflete um contexto de amadurecimento do campo de pesquisas relacionadas ao cinema e audiovisual vinculadas à área da comunicação, cenário remonta à tradição de quase 50 anos, desde a primeira graduação em cinema da região do Rio de Janeiro a partir da inauguração do Cine Arte UFF em 12/09/1968, embrião do Curso de Cinema da UFF e de seu Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS).

Ao tomar o contexto de produção teórica brasileira, pode-se perceber que a tradição euroamericana de estudos de cinema acabou-se por traduzir-se em dois termos chaves que refletem, no fundo, amplos recortes teóricos e metodológicos: os entendimentos do cinema e audiovisual como experiência e como discurso. De modo a refletir esse contexto geral, o PPGCine se estrutura em duas linhas de pesquisa; uma primeira, intitulada Narrativas e Estéticas, que busque entender o cinema e o audiovisual a partir de sua materialidade e estética, e a segunda, Histórias e Políticas, que contemple as interfaces entre o cinema e o audiovisual com história, política e educação.

Assim sendo, o PPGCine promove a pesquisa a partir da discussão da centralidade da cultura audiovisual e com o entendimento de que o cinema e o audiovisual são matrizes para a construção de experiências comunicativas, produção de conhecimento e de sentido. A complexificação da imagem e do som a partir das suas referências tecnológicas, de seus dispositivos, formas de uso e produção, demonstra o papel central do audiovisual na formação da vida societária, nos processos subjetivos e na conformação da cultura. Também, no campo mais ligado às artes, a noção de um “cinema expandido” ultrapassa a dimensão da forma tradicional de produção e consumo audiovisuais (filmes narrativos em exibição coletiva), aponta para novos dispositivos e práticas espectatoriais, com fortes implicações político-subjetivas.