Produção Interna
-
A traição de Manuel Puig: melodrama, cinema e política em uma literatura à margem
Maurício de Bragança
EdUFF. 2010.
O livro aponta uma reflexão sobre o melodrama na América Latina, através da literatura do escritor argentino Manuel Puig e sua relação com o cinema. Seus escritos apontam para o lugar privilegiado que as mídias tiveram na sua obra, sobretudo os melodramas clássicos do cinema estadunidense e latino-americano, mas também o papel que o rádio assumiu na constituição de um capital simbólico de grande valor na América Latina.
Com uma formação ampla em História e Cinema, com Doutorado em Literatura, Maurício de Bragança tem a possibilidade de fazer um trabalho transdisciplinar, com o qual penetra na alma da literatura em permanente contextualização com o seu tempo e seus processos de produção de sentido.
-
Realidade lacrimosa: o melodramático no documentário brasileiro contemporâneo
Mariana Baltar
EDUFF. Série Nova Biblioteca. 314 páginas. ISBN: 978-85-228-1197-7
Mais que um conjunto de análises sobre os documentários brasileiros contemporâneos que se centram nas histórias de vidas e nos cotidianos de personagens comuns, este livro traz uma reflexão que coloca em diálogo duas imaginações (formas de narrar e ver o mundo) que durante muito tempo eram tratadas como polos opostos: a melodramática e a documental.
Ao empreender diálogo crítico com o melodrama, os documentários analisados aqui põem em cena uma forma de ver o mundo e de ver-se no mundo que é amplamente presente no contexto latino-americano e brasileiro.
Com isso, acabam falando mais que das histórias privadas de seus personagens (suas memórias testemunhais e suas intimidades), acabam tangenciando questões sintomáticas da contemporaneidade que dizem respeito ao estatuto e experiência política no contemporâneo
-
CÂMERA-FACA – O CINEMA DE SERGIO BIANCHI (CATÁLOGO DA MOSTRA)
João Luiz Vieira
Cineclube da Feira. ISBN: 9729542171. Português, 168pp., 2004.
O catálogo é, basicamente, composto de duas entrevistas, separadas por dois anos no tempo. A primeira foi realizada, exatamente, no calor das primeiras reações críticas e de público a Cronicamente inviável no seu lançamento no Rio de Janeiro, em junho de 2000. Foi um papo a quatro, entre Bianchi, Ana Pessoa, Ivana Bentes e eu, realizado no apartamento de Ana, em Copacabana. A ideia inicial seria editá-la para publicação na revista Cinemais. Por diversos motivos alheios à nossa vontade, essa entrevista permaneceu inédita até hoje. A segunda entrevista, mais dirigida foi especialmente encomendada pelo Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira para esta publicação e aconteceu durante dois dias, em outubro de 2002, no apartamento de Sérgio Bianchi, no centro de São Paulo. Por motivos editoriais e cuidados com a cronologia, optamos por manter as duas entrevistas em separado, evitando, na medida do possível, algumas repetições temáticas. Entretanto notamos, no processo de transcrição e edição das entrevistas, diferenças de nuance e maior riqueza de informações entre temas semelhantes recorrentes nos dois momentos. Por isso mesmo resolvemos manter o fluxo do discurso ainda que, aqui e ali, haja alguma repetição de conteúdo. Às entrevistas segue-se uma pequena seleção de material crítico importante que ajuda na compreensão e ampliação dos temas discutidos por Bianchi em suas falas e, principalmente em seus filmes. Trata-se de uma fortuna crítica excepcional que nos ajuda a contextualizar um pouco a recepção crítica aos filmes do realizador. (João Luiz Vieira)
-
ARTES E MANHAS DA EMBRAFILME – CINEMA ESTATAL BRASILEIRO EM SUA ÉPOCA DE OURO (1977-1981)
Antônio Carlos Tunico Amancio
EDUFF. ISBN: 9788522806348. Português, 179pp., 2000.
A história da pujança da Embrafilme e seus processos de constituição, desenvolvimento e declínio não pode ser perdida. A empresa foi, sem dúvida, um rico laboratório de desejos e de práticas, de articulações e de ousadias, onde se testavam as políticas e os enfrentamentos da classe cinematográfica, constituindo um novo terreno de ação, minado pela ocupação ostensiva do colonizador estrangeiro.
-
O BRASIL DOS GRINGOS – IMAGENS NO CINEMA
Antônio Carlos Tunico Amancio
Intertexto. ISBN: 9788587258120. Português, 214pp., 2000.
A maior parte dos trabalhos contemporâneos sobre o clichê e o estereótipo se caracteriza pela urgência de uma militância política que visa desmascará-los enquanto instâncias ideológicas de dominação. Não causa supresa, então, que a produção cinematográfica seja objeto dos mais veementes e profícuas discussões sobre retóricas discursivas, narrativas simbólicas e estatutos de representação, porque o cinema é provavelmente, o terreno onde tais questões são expostas com maior visibilidade e poder de sedução.
-
CINEMA NOVO AND BEYOND (CATÁLOGO DA MOSTRA)
João Luiz Vieira, José Carlos Avellar, Jytte Jensen, Ismail Xavier (orgs.)
Museum of Modern Art - MOMA. ISBN: 9788578160661. Inglês, 140pp., 1998.
Despite the recent explosion of scholarly interest in “star studies,” Brazilian film has received comparatively little attention. As this volume demonstrates, however, the richness of Brazilian stardom extends well beyond the ubiquitous Carmen Miranda. Among the studies assembled here are fascinating explorations of figures such as Eliane Lage (the star attraction of São Paulo’s Vera Cruz studios), cult horror movie auteur Coffin Joe, and Lázaro Ramos, the most visible Afro-Brazilian actor today. At the same time, contributors interrogate the inner workings of the star system in Brazil, from the pioneering efforts of silent-era actresses to the recent advent of the non-professional movie star.