Pós-doutorandos
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Flora Daemon Projeto: De corpo presente: uma genealogia das marcas de autor nas imagens de violência
Período do desenvolvimento:
01/02/2020 a 31/01/2021
Supervisor(a):
Mariana Baltar
Resumo do projeto:
Esta pesquisa se dedica a observar as marcas de presença de autor na constituição das imagens violentas a partir de uma perspectiva genealógica. Nossa hipótese se baseia na ideia de que houve uma mudança na forma de atuação dos corpos dos perpetradores diante das câmeras. Se até pouco tempo os dispositivos fílmicos ou fotográficos priorizavam o foco na vítima, e a presença do violador era percebida apenas por meio de indícios que escapuliam ao objetivo de invisibilidade, em muitos registros contemporâneos é possível identificar o crescimento de uma carga de intencionalidade de presença por parte do sujeito da violência. Nos voltaremos inicialmente, e a partir dos fundamentos da genealogia em Foucault, a acervos de equipamentos de preservação da memória das vítimas de violência de regimes ditatoriais. Nosso objetivo será o de identificar, nas cenas capturadas, os vestígios dissimulados da presença do sujeito violador em materiais imagéticos como os concernentes ao “Registro de Extremistas”, parte do Arquivo Provincial da Memória de Córdoba, na Argentina. Por se tratar de negativos e não de fotos reveladas, é possível pensar que tais peças extrapolam a ideia de retratos policiais justamente por colocar em cena elementos incomuns a este tipo de fotografia: os corpos fugidios dos algozes. Fragmentados, desmembrados, ativos e presentificados, os perpetradores da violência aparecem inevitavelmente inscritos na materialidade daquelas imagens na qualidade de sujeitos do delito e do discurso. Na medida em que nosso objetivo é refletir sobre as alterações no regime de presença no qual se inserem os perpetradores contemporaneamente, nos voltaremos a analisar o crescimento e a prevalência da ostentação do corpo que infringe dor diante das câmeras. Acreditamos que essa passagem da ocultação da identidade para a ostentação da identificação pode ser um elemento-chave para a compreensão do fenômeno deliberado de exposição de si que considera, inclusive, o reconhecimento como fim e não como risco.
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Carolina Oliveira do Amaral Projeto: Conforto Narrativo: melodrama, crise e catarses de ficções seriadas televisivas
Período do desenvolvimento:
Outubro de 2019 a setembro de 2020 (renovável por mais 2 anos)
Supervisor(a):
Mariana Baltar
Resumo do projeto:
A pesquisa analisa como o contexto atual estadunidense de crise democrática (Levitsky e Ziblatt, 2018) se combina a histórias reconfortantes, otimistas e lacrimosas, como This is us (2016-), melodrama familiar televisivo cujo sucesso desencadeou uma tendência que se chamou de comfort food tv (Adalian, 2017), em referência ao termo gastronômico a comidas pouco saudáveis que, no entanto, causam conforto em momentos de fragilidade emocional. A pesquisa investiga teoricamente esta ideia de um “conforto narrativo” da indústria televisiva como uma “catarse” (uma série de recompensas sensoriais e afetivas promovidas pela história ao espectador), própria do melodrama, e a capacidade do gênero de lidar dramaticamente com as questões em pauta na sociedade (Xavier, 2003). Apesar de se tratar de um fenômeno observado na TV norte-americana, a pesquisa também reflete sobre a narrativa de crise no momento atual brasileiro e o “conforto narrativo” via folhetim, através da análise de novelas recentes. Projeto financiado com bolsa Faperj – Pós-doutorado Nota 10
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Rodrigo Cazes Costa Projeto: Gêneros narrativos no cinema contemporâneo brasileiro: análise da filmografia de Marco Dutra e Juliana Rojas
Período do desenvolvimento:
01 de agosto de 2019 a 31 de julho de 2020
Supervisor(a):
Mariana Baltar
Resumo do projeto:
Por meio da análise de curtas e longas-metragens dirigidos por Marco Dutra e Juliana Rojas, assim como de entrevistas com os realizadores e revisão bibliográfica, investigaremos como as referências aos gêneros cinematográficos (terror, suspense, musical, etc.) presentes em sua filmografia são utilizadas, nas narrativas fílmicas, para abordar questões presentes (racismo, desemprego, especulação imobiliária, desigualdade social, etc.) na sociedade brasileira contemporânea. As referências aos gêneros narrativos, encontradas, principalmente, no cinema clássico hollywoodiano, mas, também, por exemplo, na filmografia produzida na Boca do Lixo paulistana durante as décadas de 1960 a 1980 ou nas chanchadas cariocas dos anos 1930-1950, remetem a um cinema popular, de massas, ou seja, um cinema, a princípio, voltado ao entretenimento e não à reflexão de temas sérios. A hipótese da pesquisa é que o procedimento de utilização das convenções genéricas pelos cineastas em seus filmes seria uma maneira de , sem recorrer à desconstrução, à paródia ou ao pastiche e circulando a sua produção por um circuito que não é habitual para o cinema de gênero, fazer com que a crítica social seja feita em uma segunda camada de leitura, tornando-a mais palatável à recepção do espectador.
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Marina Caminha Ferreira Gomes Projeto: Riso como política: uma análise ética, estética e catártica da gargalhada midiática em obras audiovisuais
Período do desenvolvimento:
Setembro de 2019 a agosto de 2020
Supervisor(a):
Maurício de Bragança
Resumo do projeto:
O projeto tem como objetivo analisar narrativas audiovisuais, em especial aquelas produzidas e disponibilizadas na internet e na televisão, que mobilizam o universo do humor como formas de colocar em cena questões políticas vinculadas à colonização dos corpos subalternizados. Parto do pressuposto que na década de 1980, forjou-se no Brasil um imaginário de consumo televisivo através de uma pedagogia estética dos modos de produção vinculados ao audiovisual com a finalidade de interligar cultura juvenil e cultura televisiva. Nesse contexto, o humor é seminal como estética e ética na convocação que faz aos corpos dos espectadores. Proponho analisar a relação entre humor e violência no cenário midiático brasileiro como instrumento primordial do debate político. Projeto financiado com bolsa Faperj – Pós-doutorado Senior
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Erly Milton Vieira Junior Projeto: Sujeitos cinestésicos, visualidades hápticas e ressonâncias carnais: Excesso e sensorialidade nos meios audiovisuais
Período do desenvolvimento:
Agosto de 2019 a julho de 2020
Supervisor(a):
Mariana Baltar
Resumo do projeto:
Este projeto pretende ampliar as investigações realizadas pelo proponente, nos últimos anos, no campo dos estudos sobre sensorialidade nos meios audiovisuais, buscando compreender de que formas a dimensão sensória/afetiva da experiência fílmica está articulada a usos específicos de elementos da linguagem audiovisual e da mise-en-scène – a partir de uma concepção do espectador como um “sujeito cinestésico” (SOBCHACK, 2004), que experimenta a imagem não somente como representação, mas também como "acontecimento" (SHAVIRO, 2015), através de engajamentos corpóreos diversos. Este estudo dá continuidade a essa empreitada, concentrando-se especificamente em dois desses modos de engajamento – a “visualidade/escuta háptica” (MARKS, 2000) e a “ressonância carnal” (PAASONEN, 2011) – e suas dinâmicas de produção de excesso, de modo a compreender os modos como categorias como afeto, sensorialidade e mediação corporal participam da construção de experiências espectatoriais não-hegemônicas, no âmbito dos meios audiovisuais contemporâneos. Para isso, trabalharemos com três dimensões corporais existentes no processo espectatorial: além do corpo do espectador, também abordaremos os corpos filmados e o próprio filme como um corpo a afetar o espectador.
O foco principal da pesquisa encontra-se na produção audiovisual contemporânea, podendo também se reportar ocasionalmente a obras audiovisuais do passado para traçar possíveis genealogias e paralelos. Uma vertente do estudo, de caráter mais específico, concentra-se em obras audiovisuais destinadas ao público LGBT+/Queer, buscando aproximar os conceitos acima citados às propostas de uma “pedagogia do desejo” (BALTAR, 2015), que visa engajar sensória e sentimentalmente o espectador com base na estimulação do prazer visual, e de uma “fenomenologia queer” (AHMED, 2004) que analisa as relações entre corpos não-heteronormativos e espaços cotidianos – e, assim, poder repensar a inserção desses sujeitos no próprio espaço fílmico, através do que tenho denominado “sensorialidades queer” (VIEIRA JR, 2018).
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Guilherme Maia de Jesus Projeto: Cadências do samba em filmes brasileiros modernos e contemporâneos
Período do desenvolvimento:
18/02/2019 a 17/02/2020
Supervisor(a):
João Luiz Vieira
Resumo do projeto:
Com base em resultados de pesquisa recente sobre os musicais cinematográficos latino-americanos de ficção, ora em fase de conclusão, parte-se aqui do pressuposto de que a ligação do tango com o cinema argentino e a do samba com o cinema brasileiro são fenômenos de naturezas muito distintas. Tendo a relação entre tango e cinema na Argentina como matriz paradigmática, o projeto pretende, por meio de pesquisa em bancos de dados, análise imanente de obras e uma revisão do estado da arte sobre as relações entre canção popular e cinema, mapear as dinâmicas expressivas e simbólicas do samba no cinema brasileiro, nos contextos moderno (Cinema Novo e Cinema Marginal) e contemporâneo.
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Virginia Osorio Flôres Projeto: Alberto Cavalcanti e as bases para um desenho sonoro
Período do desenvolvimento:
30/01/2020 – 30/12/2020
Supervisor(a):
Elianne Ivo Barroso
Resumo do projeto:
O presente projeto busca aprofundar e resgatar o trabalho que Alberto Cavalcanti realizou com o som desde seus primeiros filmes sonoros, em especial durante sua fase no General Post Office – Film Unit – GPO (1934 a 1940), na Inglaterra, demonstrando seu pioneirismo com relação ao tema do desenho sonoro.
O conceito de desenho sonoro cresceu no final dos anos 1970, proposto por Walter Murch, se disseminou por várias cinematografias e hoje domina largamente a prática e, com algum destaque, a teoria do som cinematográfico.
Na outra ponta do nosso tema de investigação, apesar de diacrônico em relação ao desenho sonoro como proposto hoje, está o trabalho de Alberto Cavalcanti (1897 – 1982).
Homem moderno que, mesmo tendo iniciado sua carreira durante o cinema desprovido da tecnologia para o som, nunca se recusou a pensar e a usar seus recursos, percebendo a importância e as possibilidades artísticas deste elemento, tendo deixado inúmeras contribuições para as bases de um desenho sonoro como desenvolvido, compreendido e concebido em nossos dias enquanto conceito.
Para o desenvolvimento da pesquisa partimos de duas hipóteses principais. A primeira hipótese é a de que as vanguardas cinematográficas, que privilegiavam o cinema como arte, influenciaram os métodos e as criações de trilhas sonoras desenvolvidos por Cavalcanti e trouxeram uma marca bastante pessoal, inusitada e poética, no que diz respeito à forma e à estrutura. A segunda é a de que Cavalcanti foi pioneiro na questão de um projeto sonoro para filmes, já que conseguiu resultados reconhecidos como inovadores, lembrando que estes trabalhos se deram no início do período sonoro do cinema (filmes do GPO), e que as técnicas vigentes de gravação, edição e mixagem no período não
contribuíam para uma clareza da trilha sonora. -
Márcia Cristina da Silva Sousa (Márcia Bessa) Projeto: “A continuísta entra em cena: o primeiro livro técnico de continuidade cinematográfica brasileiro ”
Período do desenvolvimento:
05/04/2021 - 04/03/2022
Supervisor(a):
Elianne Ivo Barroso
Resumo do projeto:
Este projeto propõe um estudo sistematizado para redação e lançamento de publicação inédita na área do cinema brasileiro: um manual técnico de continuidade. Ressaltamos que esta função da equipe técnica é pouco ou nada conhecida fora do meio cinematográfico e audiovisual. De um ponto de vista mais amplo, pensamos em preencher uma lacuna na literatura técnica e estética do cinema nacional. Pretendemos igualmente que este estudo venha contribuir para o ensino do audiovisual e para a formação de espectadores atentos ao papel da(o) continuísta no processo de realização fílmica.
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Ana Rosa Marques Araújo Teixeira Projeto: O ensaio como campo de formação estética e política
Período do desenvolvimento:
01/02/2023 a 31/01/2024
Supervisor(a):
Elianne Ivo
Resumo do projeto:
A proposta desse projeto é pensar o ensaio audiovisual como um espaço formativo estético-político a partir da análise de algumas obras ensaísticas e seus processos criativos produzidas por estudantes do curso de cinema e audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A análise será articulada à uma discussão fundamentada em autores que investigam o ensaio, as imagens de arquivo e a montagem. O ensaio é um terreno do audiovisual propício à experimentação formal e que enseja reflexões a partir de experiências ou memórias pessoais. Nesse sentido, para esses estudantes, a realização dessas obras, além de ser campo de aprendizagem técnico-artística, é também um processo de conhecimento, pois pela via do ensaio, os estudantes exprimem ou constroem subjetividades e pensamento.
Palavras-chave: ensaio, montagem, imagens de arquivo, estudantes
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Thalita Cruz Bastos Projeto: Niterói em imagens: repositório digital de fotografias e filme
Período do desenvolvimento:
18 meses
Supervisor(a):
Rafael de Luna Freire
Resumo do projeto:
“Niterói em imagens” consiste no desenvolvimento e criação de um portal na internet para a difusão de registros fotográficos e audiovisuais, de caráter histórico, da cidade de Niterói. Trata-se de um repositório para reunião, catalogação e acesso à iconografia de Niterói em formato digital, registrando as mudanças, transformações e intervenções na
paisagem natural e urbana da cidade. Será uma forma de dar acesso público, gratuito e contextualizado, mas com qualidade, segurança e legalidade, às imagens e filmes do acervo de diferentes arquivos, instituições e colecionadores, especialmente o do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (LUPA-UFF) – iniciativa pioneira no Brasil de preservação de filmes amadores fluminenses –, mas também de outros departamentos e setores da UFF, da Prefeitura de Niterói e de outras instituições parceiras.Além de conter imagens fixas e em movimento, o portal também irá mapear a cultura audiovisual de Niterói, localizando e contextualizando filmes e materiais audiovisuais que registraram Niterói, além de locais onde funcionaram e ainda funcionam salas de cinema, cineclubes e escolas de cinema e fotografia, registrando a memória desses espaços de
produção, ensino, exibição e reflexão. -
Danielle Parfentieff de Noronha Projeto: O Coletivo é Político: O papel dos coletivos contemporâneos de mulheres na (re)configuração das imagens e sons do cinema e audiovisual brasileiros
Período do desenvolvimento:
01/9/2021 a 31/12/2023
Supervisor(a):
Karla Holanda
Resumo do projeto:
Este projeto pós-doutoral tem o objetivo de entender a organização dos coletivos de mulheres do audiovisual brasileiro e refletir sobre os modos como estão tensionando para
reconfigurar as equipes e a produção das imagens e sons que são produzidos no país. A partir da premissa que o cinema e audiovisual comerciais são majoritariamente produzidos por homens brancos, localizados principalmente no eixo Rio-São Paulo, e, nesse sentido, grande parte das imagens que são (re)produzidas parte desse ponto de vista, busco compreender como a lógica coletiva fomenta os debates sobre a importância da pluralidade na produção cinematográfica, bem como entender como essa estratégia do coletivo possibilita mudanças práticas nas vidas das profissionais, compreendendo o coletivo na sua dimensão artística, política e estratégica, que pode alterar tanto a forma quanto o conteúdo das práticas audiovisuais e cinematográficas.Palavras-chave: Audiovisual. Coletivo. Cinema. Mulheres.
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Diego Brotas Projeto: Design de Som como representação de experiências, estéticas e políticas na história do cinema
Período do desenvolvimento:
05/04/2022 a 05/04/2023
Supervisor(a):
Fernando Morais da Costa
Resumo do projeto:
A definição conceitual acerca do design de som no cinema tem se mostrado muito diversa e imprecisa. A partir de sua origem etimológica anglófona, sound design, engloba uma série de práticas, dentre elas uma etapa de pós-produção, efeitos sonoros pontuais, trilha sonora, diálogos, silêncios e uma metodologia. Analisar um trabalho de design de som no cinema, entretanto, corresponde também uma série de representações culturais, políticas e estéticas. Este projeto de pesquisa visa abordar a evolução do design de som na história do cinema, suas diferentes acepções e práticas metodológicas, analisar seus contextos espaciais e temporais específicos, como também seu desenvolvimento no cinema brasileiro e latino-americano.
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Elena Welper Projeto: “Nas florestas virgens do Amazonas”: imagens da Amazônia e protagonismo feminino no cinema documental da República de Weimar (1919-1933)
Período do desenvolvimento:
Supervisor(a):
Karla Holanda
Resumo do projeto:
Esta pesquisa terá como objeto de estudo o filme Urwald symphonie/In der Grünne Hölle (1931). A partir dele perseguiremos dois objetivos gerais: (1) revelar a atuação pioneira de uma cineasta mulher na Amazônia (2) aprofundar o conhecimento sobre a produção de documentários alemães nesta região durante a República de Weimar (1919-1933). A
pesquisa fundamentar-se-á na análise fílmica, mas também na investigação bibliográfica e documental. -
Vinicios Kabral Ribeiro Projeto: Vida-lazer: as promessas de futuros no cinema brasileiro e nas Artes Visuais
Período do desenvolvimento:
05/01/2022 a 05/01/2023
Supervisor(a):
Mariana Baltar
Resumo do projeto:
O tema dessa pesquisa é um desdobramento e uma continuidade da minha tese de doutoramento. Defendida no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e intitulada “Vida-lazer: respostas sensíveis do cinema brasileiro ao espírito do tempo”. Para a estágio de pós-doutorado, buscarei outras perguntas: como pensar uma vida-lazer e um futuro comum em um contexto marcado pela intensificação da desigualdade social, acirramento do fascismo, racismo, trans-homo-lesbofobia, patriarcado e desigualdades de gênero? Como, sobretudo, sobreviver ao projeto de colonização ainda vigente em nosso território? Se o pós-colonial é uma ficção, quais as estratégias de resistir e existir no contemporâneo e sonhar o futuro? O problema dessa pesquisa se localiza nas formas de imaginação e as potências estéticas no campo das artes visuais e no cinema. Investigar as proposições fílmicas e artísticas dissidentes, interseccionais, que se colocam como maneiras de habitar e sonhar uma vida-lazer no presente e no futuro, em uma sociedade marcada pelo conservadorismo e a herança colonial.
Palavras-chave: vida-lazer; estudos decoloniais, cinemas e artes visuais; cinema brasileiro e sexualidade.
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Patrícia Furtado Mendes Machado Projeto: Niterói em imagens: repositório digital de fotografias e filmes.
Período do desenvolvimento:
Janeiro 2021 a janeiro de 2023
Supervisor(a):
Rafael de Luna Freire
Resumo do projeto:
O projeto consistirá na coordenação de criação de um portal na internet para a difusão de registros fotográficos e audiovisuais, de caráter histórico, da cidade de Niterói. Trabalharemos em equipe com a reunião, catalogação e acesso à iconografia de Niterói em formato digital. Será uma forma de dar visibilidade e acesso público e gratuito às imagens de diferentes acervos e, especialmente, do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (LUPA-UFF).
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Mauro Giuntini Viana Projeto: Cinema transnacional brasileiro contemporâneo e América Latina: diferenciais e conexões narrativas
Período do desenvolvimento:
01/08/2020 a 31/07/2021
Supervisor(a):
João Luis Vieira
Resumo do projeto:
Film studies; Cinema brasileiro; Cinema latino-americano; Cinema contemporâneo; Globalização
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Elis Crokidakis Castro Projeto: A cidades reais e as cidades imaginárias do cinema: seus personagens e suas questões
Período do desenvolvimento:
A partir de 2020 até 2021
Supervisor(a):
Mauricio Bragança
Resumo do projeto:
O projeto visa problematizar e estabelecer as intrínsecas relações entre o espaço físico da cidades reais e imaginárias e o espaço afetivo da memória e da criação através da fotografia e do cinema.
Palavras-chave: Cidades, fotografia, cinema, memória
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Adriano Medeiros da Rocha Projeto: A constituição do herói no cinema brasileiro contemporâneo
Período do desenvolvimento:
25/08/2022 a 25/08/2023
Supervisor(a):
Fabian Rodrigo Magioli Nunez
Resumo do projeto:
A pesquisa procurou conhecer o processo constitutivo do herói representado pela cinematografia brasileira das últimas décadas. Um herói que, em última instância, também pode representar uma forma de identidade ou reconhecimento do próprio povo brasileiro dentro de um determinado recorte temporal e espacial. A aproximação deste objeto para com o cinema brasileiro começa a ser estabelecida a partir do momento em que se debruça sobre a delimitação de identidade e diferença. Através dessa conceituação buscou-se perceber aspectos da identidade cultural deste país, bem como a aplicação daquilo que Darcy Ribeiro definiu como brasilianidade. Para amparar a análise fílmica, foram evidenciados aspectos da própria linguagem cinematográfica, da observação semiológica e das formas de discurso. A análise de conteúdo considerou alguns elementos narrativos fundamentais, como espaço, ambientação e personagem. Como objetos de estudo, foram selecionadas três obras cinematográficas, ficcionais, de longa duração que possuem alguma forma de difusão nacional, atingindo uma fatia significativa de público. Os filmes selecionados estão contidos no período conhecido como Retomada.
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Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo Projeto: As primeiras décadas na trajetória de Luiz de Barros: estratégias intermidiáticas e diálogos com o cinema estrangeiro
Período do desenvolvimento:
Junho de 2021 a Maio de 2022
Supervisor(a):
Rafael de Luna Freire
Resumo do projeto:
Este projeto se propõe a investigar o período inicial da extensa carreira de Luiz (Lulu) de Barros, entrelaçando dois eixos principais: as relações intermidiáticas envolvendo sobretudo cinema e espetáculos de palco, notadamente o teatro de revista; e os diálogos com a produção cinematográfica estrangeira, tanto da Europa quanto dos Estados Unidos. A pesquisa irá abranger desde sua formação em pintura decorativa, que ocorre na Europa antes da Primeira Guerra, até seus primeiros filmes sonoros pela produtora Sincrocinex, na virada entre as décadas de 1920 e 1930, quando incorpora aos filmes diversos elementos de sua experiência nos palcos. A proposta é desenvolver a pesquisa
dentro de uma perspectiva intermidiática, que ao invés de isolar as atividades cinematográficas procura compreendê-las em sua estreita relação com o circuito do entretenimento como um todo, no qual estão inseridas. Neste sentido, pretende-se abordar as atividades de Luiz de Barros não só como cineasta mas sobretudo enquanto homem de espetáculo.Palavras-chave: Luiz de Barros; cinema; teatro; intermidialidade
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Pedro Artur Baptista Lauria Projeto: Por um Suburbanismo Fantástico Brasileiro
Período do desenvolvimento:
Março de 2024 a março de 2026
Supervisor(a):
India Mara Martins
Resumo do projeto:
O projeto tem como objetivo central fomentar e consolidar os estudos do Suburbanismo Fantástico no Brasil. O subgênero, categorizado em 2019 pelo pesquisador, Angus McFadzean, é marcado por clássicos infantojuvenis dos anos 1980 como E.T. – O Extraterrestre, Os Goonies, De Volta para o Futuro, Gremlins e Esqueceram de Mim. Neles, crianças e jovens são responsáveis por restaurar o status quo dos subúrbios e cidades pequenas após disrupção extraordinárias. O subgênero retornou com força nos anos 2010, a partir de filmes e séries como Super 8, It – Capítulo 1, Stranger Things e Fear Street. No mesmo período, o Brasil, começou desenvolver suas produções do subgênero como é o caso de O Escaravelho do Diabo, O Segredo dos Diamantes, Mate-me Por Favor, Boca a Boca e Turma da Mônica – Laços. Sem nunca antes ter sido mapeado, categorizado ou estudado, a presente pesquisa pretende compreender as especificidades e particularidades por trás do suburbanismo fantástico brasileiro. Trata-se de discutir uma visão nacional de um subgênero que em sua origem está pautado nos valores dos subúrbios de classe média estadunidenses, como o consumismo, o androcentrismo, a nuclearidade familiar, a branquitude e o carrocentrismo.
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Jéferson Cristiano Cardoso Projeto: As narratologias do streaming: desvendando as alterações provenientes deste novo espaço de transmissão audiovisual.
Período do desenvolvimento:
Março de 2024 a março de 2026
Supervisor(a):
India Mara Martins
Resumo do projeto:
Em um mundo no qual as narrativas são cada vez mais complexas, no qual existe não somente a hipertelevisão (SCOLARI, 2014), e o hipercinema (LIPOVETSKY E SERROY, 2009), mas também o hiperaudiovisual (CARDOSO, 2022), torna-se vital entender os diferentes tipos de narrativas existentes, não apenas conceitos como Narrativa Transmídia (JENKINS, 2009) e Intertextualidade Transmidiática (KINDER, 1991), mas as diversas formas de narratologias, de complexidades narrativas (MITTELL, 2012), geradas pelos novos espaços de transmissão audiovisual – como as plataformas de streaming –, os quais alteraram a forma de entregar os episódios de ficção seriada, que muitas vezes passaram a ter temporadas inteiras lançadas simultaneamente em um único dia. Vale destacar que em 2021 existiam 47 plataformas diferentes no Brasil. Com vista nisso, e em como essa nova forma de distribuição, transmissão e consumo altera essas narrativas, torna-se importante estudar o fenômeno que é as narratologias do streaming, dessa forma desvendando as alterações provenientes deste novo espaço de transmissão audiovisual. Para isso, o embasamento teórico adotado para essa pesquisa inclui autores como Anderson (2006), Cardoso (2017, 2022), Gaudreault e Jost (2009), Innis (2011), Jenkins (2009), Johnson (2012), Lipovetsky e Serroy (2009), Mittell (2012), Scolari (2014a, 2014b), dentre outros.
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Marisa de Fátima Lomba de Farias Projeto: Epistemologias Feministas Decoloniais na Formação de Educadoras/es Audiovisuais: um estudo da filmografia de Juliana Rojas.
Período do desenvolvimento:
03/06/24 - 02/06/25
Supervisor(a):
Profa. Dra. Eliany Salvatierra Machado
Resumo do projeto:
O projeto de pesquisa apresenta como objetivo principal, refletir sobre cinema feminista e educação feminista na ótica decolonial, apropriando-se da perspectiva transversal de gênero como aportes teórico-metodológicos à criação de alternativas à formação de educadoras e educadores. Esta orientação teórica se fará presente nas análises sobre a realidade, sobre o cotidiano na escola e fora dela, direcionando-as à problematização de valores e visões de mundo dominantes, de modos a abrir a experiência para novas e múltiplas subjetividades, bem como, debater outros temas relacionados à problemática central de nossa proposta de estudos. Neste sentido, a pesquisa pretendida será uma ferramenta fundamental para qualificar projetos de pesquisa e extensão em andamento, que possuem, como público de diálogo, comunidades escolares e grupos sociais viventes em realidades precarizadas. Nossa estratégia de pesquisa com o tema, “cinema feminista e educação feminista”, é promover relações dialógicas para a formação de educadoras e educadores como princípio estético e como práxis epistemológica feminista decolonial, com vistas à outros horizontes possíveis, em meio à travessia entre o vivido e o imaginado. Assim, nossas reflexões supõem as Epistemologias Feministas Decoloniais (EFDs) como uma base teórica, metodológica e política, na invenção de caminhos da extensão, ensino e pesquisa (inversão proposital), inter/intraligados a pessoas plurais, viventes de condições históricas interseccionadas por marcadores de classe, raça, etnia, gênero. Pretendemos, como aporte de nossa estratégica do pensar e do agir, que as análises da filmografia da cineasta brasileira Juliana Rojas que dirigiu o filme “Cidade; Campo (2024)” (tendo como cenário localidades da fronteira Brasil/Paraguai, no estado do MS, cujo enredo envolve conflitos de gênero em condições sociais e históricas análogas às experiências vividas na região), apresentá-lo às comunidades selecionadas em nossos projetos, para que recolhamos reações e respostas, enquanto dialogamos e refletimos, nós e as pessoas das referidas comunidades, sobre nossas existências-mundos e, quiçá, o quanto o cinema pode significar uma tecnologia-ferramenta social inspiradora a quem quer e pode enxergar o mundo por lentes coloridas, diversas, inusitadas, metamorfoseando-o. Quem sabe, o cinema possa se apresentar como mosaicos feministas, para aquelas e aqueles que desejam aprender a desenovelar a realidade. Por fim, lançaremos mão de observação participante com registro em caderno de campo, círculos de diálogos e entrevistas semiestruturadas com o objetivo de compreende e analisar a recepção e o envolvimento com as ações do projeto de pesquisa.
Palavras-Chave: Cinema Feminista. Educação Feminista, Teoria Decolonial, Formação docente;
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Patricia Horta Alves Projeto: Quilombo Mocambo: um estudo das práticas de cinema-educação a partir da perspectiva decolonial.
Período do desenvolvimento:
31/05/24 - 30/05/25
Supervisor(a):
Profa. Dra. Eliany Salvatierra Machado
Resumo do projeto:
A proposta da pesquisa intitulada, Quilombo Mocambo: um estudo das práticas de cinema-educação a partir da perspectiva decolonial, tem como objetivo apresentar a educação audiovisual para as meninas da comunidade e realizar uma série de produções sobre o Quilombo, inter-relacionando ensino, pesquisa, extensão e luta pela terra a partir do cinema, audiovisual e educação.
Embora Sergipe tenha reconhecido 32 territórios quilombolas, apenas quatro são titulados; Mocambo, Pirangi, Lagoa dos Campinhos e Serra da Guia. A Comunidade Quilombola Mocambo fica no Alto Sertão Sergipano, no Município de Porto da Folha/ SE, ribeirinha do Rio São Francisco, vizinha à área indígena dos Xokó.
O povo Xokó é uma referência para Mocambo. A demarcação das terras indígenas foi fundamental no reconhecimento dos/as mocambeiros/as como remanescentes quilombolas, a mobilização da comunidade para delimitação e reconhecimento do território e, por fim, nos anos que se seguiram a titulação e a certificação das terras.
Esta história de luta e conquista da comunidade foi encenada pelo Grupo Teatral Resistência Quilombola com a apresentação da peça A Fazenda São Francisco.
Nas falas de crianças e adolescentes, majoritariamente meninas, de 10 a 14 anos, revivemos a história da população ribeirinha, pequenos agricultores e agricultoras que sobreviviam do plantio de arroz e da mandioca como meeiros da Fazenda São Francisco. Assistimos as ameaças de expulsão de suas casas, o processo de reconhecimento como remanescentes quilombolas, a organização da comunidade para reivindicar o direito às terras e principalmente a solidariedade do Povo Xokó na luta por direitos e demarcação das terras. A peça em si nos impacta por seu um texto de luta que se mescla ao entoar de cantos de mocambeiros e do Povo Xokó. -
Felipe Davson Pereira da Silva Projeto: A formação da censura cinematográfica no Rio de Janeiro (1907-1922)
Período do desenvolvimento:
01/08/24 - 01/08/25
Supervisor(a):
Prof. Dr. Reinaldo Cardenuto
Resumo do projeto:
Este projeto de pesquisa tem o objetivo de analisar a formação da censura cinematográfica na cidade do Rio de Janeiro, entre os anos de 1907 e 1922. Conforme o cinema se expandia na então capital federal nas primeiras décadas do século XX, a atenção ao seu consumo se intensificava. A República vivia grandes mudanças e tensões, e setores da elite e das classes médias urbanas começaram a recear que os filmes, de alguma forma, ofendessem os valores morais vigentes, questionassem o status quo ou mesmo “educassem” as “classes perigosas” para o crime. De acordo com a lógica que acreditava que tudo isso era possível, utilizar a legislação para reforçar a ação policial poderia ser o caminho mais eficaz para impedir tais acontecimentos. Assim, durante esse período, foram produzidos alguns decretos importantes visando à regulamentação das diversões públicas. Perceber quais foram as estratégias utilizadas pelas autoridades e aplicadas pela polícia para um controle mais rigoroso do que se projetava nas salas permite tanto identificar possíveis ameaças (reais e imaginárias) para o projeto de nação desenvolvido pelas alas conservadoras quanto o seu pensamento sobre o papel de estabelecimentos cinematográficos para uma educação “civilizadora”. Através da análise documental e do paradigma indiciário, iremos focar em documentos oficiais, produzidos sobretudo pela polícia, além de informações fragmentadas sobre o tema, que foram veiculadas pela grande imprensa carioca. Dessa maneira, contribuiremos para revisar e ampliar diversos aspectos relacionados à historiografia sobre a censura cinematográfica no Brasil. Afinal, não se pode esquecer a centralidade do Rio de Janeiro na Primeira República.
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Diego Chabalgoity Projeto: Ficção Científica, Filosofia e Estética marxista
Período do desenvolvimento:
19/08/24 - 18/08/25
Supervisor(a):
Profa. Dra. Marina Cavalcanti Tedesco
Resumo do projeto:
O projeto de Pós-Doutorado “Ficção Científica, Filosofia e Estética marxista” investiga as relações entre ficção científica, filosofia, ciência e divulgação do conhecimento. Busca a fundamentação de uma estética marxista direcionada ao estudo da ficção científica, sobretudo no que diz respeito às expressões mais difundidas desse gênero na atualidade, a saber: as artes cinematográficas e audiovisuais.
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Paulo Souza dos Santos Júnior Projeto: Estética algorítmica: o emergente paradigma da cinematografia contemporânea
Período do desenvolvimento:
12/08/24 - 11/08/25
Supervisor(a):
Profa. Dra. Marina Cavalcanti Tedesco
Resumo do projeto:
A pesquisa investiga a relação entre algoritmos e estética no contexto da imagem digital. A proposta central parte da ideia de que os algoritmos são agentes constitutivos, transformando tanto a criação quanto a interpretação visual e dando origem a uma estética algorítmica própria. O estudo desafia as fronteiras tradicionais entre o real e o virtual, o original e a cópia, bem como a concepção de autoria única, ao reconhecer a participação ativa dos processos computacionais na produção de sentido. Paralelamente, a pesquisa explora a ontologia da imagem digital, questionando sua materialidade, autenticidade e significado na era dos dados e da automação. Com uma abordagem interdisciplinar que dialoga com teorias de comunicação, estética e cultura digital, o trabalho propõe novos paradigmas teóricos para compreender as complexas inter-relações entre tecnologia, sociedade e arte, ampliando as possibilidades de análise e criação no campo visual.
Palavras-chave: estética algorítmica; imagem digital; ontologia da imagem; cinematografia