Menu
Fechar

Notícias

  • LANÇAMENTO DA REVISTA A BARCA NÚMERO 1!

    No encerramento da V Jornada de Estudos de História do Cinema Brasileiro
    IACS – Campus Gragoatá – UFF

    É com muita felicidade que apresentamos o primeiro número de A Barca, a revista do nosso Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense.

    A Barca é uma publicação que se destina à divulgação de estudos teóricos e/ou práticos sobre Cinema e Audiovisual e suas transversalidades com outros campos de conhecimento e com as diferentes sociedades. Como um espaço de navegação, travessias, desvios e horizontes, integra a trajetória dos estudos de Cinema e Audiovisual na UFF a contextos e temas emergentes e às novas dinâmicas simbólicas, econômicas, éticas, estéticas e políticas da experiência audiovisual e midiática. Nossa revista tem o compromisso de refletir sobre os fluxos teóricos, conceituais e metodológicos do campo de estudos de cinema, considerando os movimentos, tensões e disputas históricas, políticas, culturais, econômicas e sociais que cercam as pesquisas.

    Por considerar o Cinema e o Audiovisual como um campo vivo e dinâmico, a publicação estimula o diálogo entre saberes e tradições teóricas, ao mesmo tempo que abarca propostas de repensar recortes e abordagens tradicionais a partir das experiências dissidentes, contra-hegemônicas e não ocidentais que colocam em xeque leituras situadas pelos estritos limites nacionais. Nesse sentido, desejamos que A Barca se some à construção de um campo de conhecimento em formação e que está em constante transformação e diálogo com a sociedade.

    Convidamos todas, todes e todos para embarcar na navegação desta primeira edição. Seu dossiê, intitulado “Cinema, Audiovisual e Democracia: passado e presente”, editado por Izabel de Fátima Cruz Melo (Universidade do Estado da Bahia), Mariana Souto (Universidade de Brasília) e Reinaldo Cardenuto (Universidade Federal Fluminense), não poderia ser mais oportuno no atual contexto em que o fascismo segue forte no Brasil, mas ventos de alívio e esperança começaram a soprar. Além do dossiê, contamos com dois artigos de temática livre, dois textos na Seção Livre, uma entrevista e duas resenhas.

    Convidamos quem puder a estar nesse momento alegre conosco!