Menu
Fechar

Mestrado

O Mestrado em Cinema e Audiovisual tem duração máxima de 24 (vinte e quatro) meses e duração mínima de 12 (doze meses), com carga horária mínima de 720 horas.

O ingresso dos alunos no Programa ocorrerá por meio de processo seletivo periódico cujas etapas e critérios serão definidos pelo Colegiado do Programa e divulgados neste site.

Ao final do primeiro ano o aluno deverá apresentar para uma banca composta por dois professores internos à instituição, além do orientador, o material para o exame de qualificação.

O aluno de mestrado deve cumprir 1 disciplina obrigatória, 1 disciplina optativa na Linha de Pesquisa correspondente ao seu Projeto de Pesquisa e 2 disciplinas optativas em qualquer linha de pesquisa ou programa de pós-graduação credenciado pela Capes.

O currículo deve ser complementado por 1 disciplina de Estágio Docência, obrigatória para todos que usufruírem de bolsas de estudos CAPES por qualquer período durante o curso. O Estágio Docência é optativo para os demais alunos e alunas.

Disciplinas obrigatórias

  • O objeto audiovisual e suas implicações (60 horas) – Estudo das teorias de cinema e audiovisual com viés histórico, mas com ênfase nas abordagens contemporâneas. O objetivo é promover a discussão sobre a diversidade de pensamentos sobre o objeto audiovisual e suas manifestações.

  • Metodologia e análise fílmica (60 horas) – Estudos sobre a análise fílmica. Questões sobre aspectos formais e narrativos para análise de obra audiovisual.

Disciplinas optativas

L1NARRATIVAS E ESTÉTICAS

  • a) Cinema e as estéticas do contemporâneo;
    b) Estudos de gêneros audiovisuais;
    c) Narrativas seriadas, convergência audiovisual e suas perspectivas;
    d) Teorias da imagem e a construção do olhar;
    e) Estudos do som no cinema;
    f) Estudos de gênero e visualidades;
    g) Cartografias, espaços e territorialidades no cinema e no audiovisual.

L2HISTÓRIAS E POLÍTICAS

  • a) História e Historiografia do Audiovisual;
    b) Arquivo, memória e preservação audiovisual;
    c) Políticas Públicas: diálogos entre Estado, mercado e cinema;
    d) Cinemas latino-americanos;
    e) Cinema e educação;
    f) História e teoria da recepção cinematográfica.

    g) Cinema e processos subjetivos