Menu
Fechar

Grupos de Pesquisa

  • DOCUMENTÁRIO E FRONTEIRAS (DeF)
    PDF

    DOCUMENTÁRIO E FRONTEIRAS (DeF) é um grupo de pesquisa que objetiva estudar o cinema, sua prática discursiva, seja na chave documental, ficcional ou fronteiriça, e as relações paralelas ligadas às artes e a outras expressões híbridas. É também um laboratório no sentido de também se voltar à aplicação das ideias discutidas teoricamente para a experimentação na realização de filmes. Dentre suas principais atividades, destacam-se a criação e alimentação do Catálogo Doc.Br (https://documentariobrasileiro.com.br), banco de dados que mapeia a produção documentária realizada no Brasil, que atualmente conta com cerca de 5 mil títulos; e o projeto Encontro com Mulheres de Cinema, que consiste em entrevistas com pesquisadoras de cinema; além de Rodas com Mulheres, conversas entre mulheres para trocas de experiências como criadoras.

    Link para o site: https://documentarioefronteiras.uff.br

  • Modos de Ver
    PDF

    O grupo de pesquisa Modos de Ver – Estudos das salas de cinema, exibição e audiências cinematográficas (ESPM-PPGCine-UFF/CNPq) foi criado em 2016 a partir de uma parceria entre a Escola Superior de Propaganda e Marketing e o Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense. O grupo investiga aspectos ligados às práticas de ida ao cinema e suas interfaces com os locais de exibição, privilegiando estudos transdisciplinares sobre temas como, por exemplo: história social das salas de cinema e espaço urbano; memórias das audiências; dinâmicas do mercado exibidor; políticas culturais e contextos de democratização da exibição cinematográfica; história das tecnologias de projeção de imagem e som; cultura das telas etc.

    Link para o diretório: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1236234862680050

  • Laboratório de Animação Analógica e Digital da Escola de Belas Artes da UFRJ (LAAD – EBA)
    PDF

    O Laboratório de Animação Analógica e Digital da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LAAD – EBA), em parceria com a UFF, investiga a animação em suas múltiplas manifestações, desde o cinema até instalações interativas e brinquedos óticos. A animação é uma linguagem presente em meios e formatos variados, com grande diversidade técnica, estética e narrativa. Linguagem na qual vários saberes concorrem para produzir discursos que são possíveis apenas pelas técnicas que lhe são intrínsecas. O objetivo do laboratório é desenvolver pesquisa teórica e aplicada sobre a animação, ancorado campos tais como Linguagem da Animação, História da Animação, Narrativa, Produção, Técnica de Animação, Direção de Arte para Animação. A metodologia do LAAD-EBA inclui reuniões, leitura de textos, análise de filmes, estudo de softwares, produção prática e teórica, além do intercâmbio com instituições nacionais e internacionais para pesquisa e criação.

  • Mulheridades Cinematográficas
    PDF

    Mulheridades Cinematográficas é um grupo de pesquisa dedicado à compreensão e análise da participação das mulheres ao longo da história do audiovisual, e de como elas permaneceram, ou não, na História. Tem como principais eixos de investigação diferentes formas de organização entre mulheres, o mundo do trabalho, arquivos de mulheres e questões historiográficas, de linguagem e estilo. Seu foco recai sobretudo em mulheres latino-americanas e caribenhas. Possui como bases teóricas os feminismos marxistas e produção anticolonial da América Latina e do Caribe, em diálogo com teorias contemporâneas que retomam e atualizam debates de gênero, raça, classe e sexualidade. O grupo tem como braço extensionista o cineclube feminista Quase Catálogo, que desde 2016 exibe e debate filmes dirigidos por mulheres, com ênfase em cineastas brasileiras.

Kumã

  • KUMã - Laboratório de pesquisa e experimentação em imagem e som
    PDF

    Coordenado pelos professores Cezar Migliorn e Douglas Resende, o Kumã – Laboratório de pesquisa e experimentação em imagem e som – desenvolve atividades de pesquisa e extensão, atuando nas correlações entre cinema, educação e clínica. Entre os principais projetos, destaca-se o “Inventar com a Diferença” – 2014/2018 –, projeto de cinema e educação de abrangência nacional, com patrocínio da Petrobrás e da OEA, atuando em 247 escolas em todos os estados do país, além de parcerias internacionais com universidades e governos do Uruguai, Bolívia, Peru e Argentina. Atualmente, coordena a área de educação da Mostra de Cinema e Direitos Humanos (2023/2024), alcançando educadores participantes das oficinas em todos os estados do país. Nos últimos 15 anos, os pesquisadores ligados ao laboratório fizeram diversas publicações, filmes e desenvolveram materiais para o trabalho de cinema na educação, como os Cadernos do Inventar – traduzidos para inglês e espanhol -, e o projeto “Experimentar o cinema”, com financiamento da Faperj.

  • PRALA - Plataforma de Reflexão sobre o Audiovisual Latino-Americano
    PDF

    A Plataforma de Reflexão sobre o Audiovisual Latino-Americano (PRALA) é um grupo de estudos sediado no Laboratório de Investigação Audiovisual (LIA) do Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (IACS-UFF), com pesquisadores e estudantes dos Departamentos de Cinema e Vídeo e de Comunicação, bem como dos Programas de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCine) e de Mídia e Cotidiano (PPGMC), aberto à participação de pesquisadores de outras unidades e de outras instituições.

    A PRALA foi criada em 30 de setembro de 2010 e seu principal objetivo é desenvolver pesquisas no campo audiovisual latino-americano, com ênfase na atividade cinematográfica. Ela é a consolidação de um programa de estudos iniciado há alguns anos no âmbito da disciplina Cinema Latino-Americano (GCV 00122), ofertada pelo Departamento de Cinema e Vídeo da UFF, e da prática extensionista efetivada pelo Cineclube Sala Escura, especializado na exibição de filmes latino-americanos, através de suas sessões no Cine Arte UFF e no Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF, ambos em Niterói, e na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

    O conjunto de todas essas atividades reuniu um grupo de interessados que, à medida em que se foram qualificando na Universidade nos diversos níveis, graduação, mestrado e doutorado, sentiram necessidade de se integrarem em um projeto comum de articulação de pesquisas e de consolidação de uma estratégia de ação acadêmica.

    A PRALA já publicou as seguintes obras: os livros Brasil-México: aproximações cinematográficas (EdUFF, 2011), organizado por Tunico Amancio e Marina Cavalcanti Tedesco; Corpos em projeção: gênero e sexualidade no cinema latino-americano (Ed. 7 Letras, 2014), organizado por Maurício de Bragança e Marina Cavalcanti Tedesco; Argentina-Brasil no cinema: diálogos (EdUFF, 2014), organizado por Tunico Amancio, e os e-books Cinema e América Latina: estética e culturalidade (SOCINE, 2016), organizado por Anelise R. Corseuil, Fabián Núñez e Karla Holanda e Audiovisual e América Latina: estudos comparados (SOCINE, 2019), organizado por Denise Tavares, Eliska Altmann, Marcelo Prioste e Maurício de Bragança.

    Durante a pandemia do novo coronavírus, a PRALA está promovendo o Grupo de Estudos “Cinema Latino-Americano: textos fundadores”, sob a coordenação dos professores Fabián Núñez e Maurício de Bragança, que se reúne quinzenalmente  às sextas-feiras à tarde. Além disso, continua promovendo o Cineclube Sala Escura, em sua difusão das cinematografias latino-americanas.

    https://pralauff.wordpress.com/
    https://www.facebook.com/prala.uff

  • LUPA - Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual
    PDF

    O Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual (LUPA) tem os objetivos de preservar e promover o cinema amador fluminense, assim como de desenvolver a pesquisa, ensino, extensão e inovação em preservação audiovisual. A partir do trabalho diretamente com seu acervo de mais de dois mil rolos de filmes e fitas magnéticas e centenas de equipamentos audiovisuais, o LUPA desenvolve e apoia pesquisas originais, licencia imagens para novas produções audiovisuais, promove ações de difusão, realiza a digitalização e restauração de filmes, produz documentários e ensaios fílmicos, e organiza cursos, eventos e atividades de formação e capacitação. Suas pesquisas se voltam principalmente para a história do cinema amador ou non-theatrical no Brasil, incluindo filmes órfãos, ativistas, universitários, familiares, publicitários, experimentais e institucionais.

    Site: https://lupa.uff.br/

  • NEX - Núcleo de estudos do excesso nas narrativas audiovisuais
    PDF

    NEX é um grupo de pesquisa dedicado a refletir sobre as relações entre as narrativas audiovisuais que partem de estratégias sensoriais e sentimentais nas suas relações com os modos de afetação e engajamento do espectador. Buscando traçar o conceito de excesso como categoria estética importante no contexto audiovisual e midiático contemporâneo, também focamos nossos olhares e sentidos na reflexão sobre obras que compartilham entre si vínculos com a matriz popular do modo melodramático, com as permanências do regime de atrações e com as implicações da centralidade do corpo e da carnalidade na experiência espectatorial. O NEX tem um braço extensionista, o LABEX, que oferece ações de mentoria para o campo da realização, além de oficinas de crítica, curadoria e escrita sensorial.

    Link para o site