Menu
Fechar

Corpo Docente

Os pesquisadores docentes do Programa de Pós-graduação em Cinema – PPGCine estão distribuidos em duas linhas gerais de pesquisa: Narrativas e Estéticas e Histórias e Políticas.

L1NARRATIVAS E ESTÉTICAS

Permanentes

  • Elianne Ivo

    Elianne Ivo Barroso possui doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2002) e pós-doutorado pela Université du Québec Abitibi-Témiscamingue (2015). É professora do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF). Além do PPGCine-UFF, é professora do Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas (PPGMC) da UFRJ. Tem experiência na área de Comunicação e Artes, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, montagem audiovisual, efeitos visuais, produção audiovisual e cinema expandido. Atualmente, dedica -se a pesquisas sobre Montagem e estética de cartografias audiovisuais e sobre Montadores brasileiros.

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/9496539051189366

  • Fernando Morais da Costa

    Fernando Morais da Costa é professor titular do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF). É doutor em Comunicação pela UFF. Possui pós-doutorado na Universidade Federal de Pernambuco. Foi professor visitante na University of Cambridge, no Centre of Latin American Studies. É autor de “O som no cinema brasileiro” (Rio de Janeiro: 7 letras, 2008). Foi membro da diretoria da Socine, a Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, na gestão 2017/2019 e membro do comitê científico da mesma associação entre 2019 e 2021. Seus interesses como pesquisador residem principalmente nos estudos de som, mas, para além disso, também no cinema contemporâneo e em teoria do cinema.

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/4620138184131534

  • India Mara Martins

    India Mara Martins é doutora em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pela Universidade da Beira Interior – UBI, mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas com pós-doutorado na Concordia University, Montreal. É autora do livro “A paisagem no cinema de Wim Wenders” (2015) e co-organizadora do livro “Estéticas do Digital, Cinema e Tecnologia” (2007), Labcom-UBI. Professora do programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual e de Design Visual, no Curso de Cinema e Audiovisual. Pesquisa atualmente representação do espaço e atmosfera no cinema, estratégias de sustentabilidade em direção de arte no audiovisual e coordena o Acervo de Arte da UFF. Foi coordenadora geral do 4o. BRICS Film Festival e da 13a. e 14a. edições da Mostra Cinema e Direitos Humanos.

    lattes: http://lattes.cnpq.br/0511866086660009

  • Karla Holanda

    Karla Holanda é professora e pesquisadora do curso de Cinema e do PPGCine – Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual, da Universidade Federal Fluminense. É mestra em Multimeios (Unicamp), doutora em Comunicação (UFF), com pós-doutorado no Núcleo de Estudos de Gênero – Pagu -, da Universidade Estadual de Campinas. É pesquisadora Jovem Cientista do Nosso Estado/Faperj, contemplada em 2022. É autora do livro Documentário nordestino (Annablume/Fapesp, 2008), organizadora do livro Mulheres de Cinema (Numa, 2019); e coorganizadora dos livros Feminino e Plural: mulheres no cinema brasileiro (Papirus, 2017) e Cinema e América Latina: estética e culturalidade (Socine, 2016). É coordenadora do grupo de pesquisa DeF – Documentário e Fronteiras, com o qual realizou, dentre outras ações, o Catálogo Doc.Br: https://documentarioefronteiras.uff.br

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/2822736880722647

  • Lúcia Ramos Monteiro

    Lúcia Ramos Monteiro é doutora em Estudos Cinematográficos pela Sorbonne Nouvelle e em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado na USP e na Universidade Grenoble Alpes. Co-organizou os livros “Palmanova. Victor Burgin” (Form[e]s, 2015), “Cinema: estética, política e dimensões da memória” (Sulina, 2019) e “Fordlândia. Suspended Spaces # 5” (Relicário, 2023), entre outros. Professora da graduação em Cinema da Universidade Federal Fluminense, pesquisa as teorias da imagem, cinema e Antropoceno, roteiro, ecocrítica e filmes amazônicos, com o apoio da Faperj. Atua também como crítica (Folha de S. Paulo) e curadora (mostras África(s). Cinema e revolução; A Caliwood de Luis Ospina; Cinema e Direitos Humanos, entre outras).

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/3447034376211461

  • Mariana Baltar

    Mariana Baltar é doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USO), em 2018, coordenadora do NEX e professora da graduação em Cinema e Audiovisual da UFF. Em 2019, publicou o livro “Realidade Lacrimosa”, além de diversos artigos com temas vinculados à dimensão do afeto e do excesso como estratégicas estéticas e matrizes culturais para dar conta do lugar do corpo, das sensações e emoções no contexto da cultura audiovisual contemporânea. Em 2021, foi contemplada com o edital “Cientista do Nosso Estado” (Faperj) e, em 2016, atuou como consultora do Núcleo Criativo Reinvenções do cinema de gênero, organizado pela produtora Tardo Filmes, em Fortaleza. Entre 2023 e 2025, foi Presidente da Socine – Sociedade Brasileira de Estudos do Cinema e Audiovisual.

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/6373795601350092

  • Marina Tedesco

    Marina Cavalcanti Tedesco é doutora pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com pós-doutorado na Universidade Federal da Bahia (UFBA). É professora do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF. Entre outros livros, co-organizou “Corpos em projeção: gênero e sexualidade no cinema latino-americano” (2013) e “Feminino e plural: mulheres no cinema brasileiro” (2017), finalista do Prêmio Jabuti 2018, e organizou “Trabalhadoras do cinema brasileiro: mulheres muito além da direção” (2021). Seu mais recente livro é “Mulheres que constroem imagens: a parceria criativa de Kátia Coelho e Lina Chamie” (2024). Em 2021, foi contemplada com o edital “Jovem Cientista do Nosso Estado” (FAPERJ). Entre 2022 e 2023, foi bolsista da Fundación Carolina. Seus interesses de pesquisa são cinema e vídeo latino-americanos, mulheres no audiovisual e direção de fotografia.

    lattes: http://lattes.cnpq.br/4477543150852748

  • Maurício de Bragança

    Maurício de Bragança possui graduação em Comunicação Social – Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (2004), graduação em História – Licenciatura pela UFF (1990), mestrado em Comunicação pela UFF (2003) e doutorado em Letras pela UFF (2007). Fez seu primeiro pós-doutorado entre 2008 e 2009, na UFF, e seu segundo pós-doutorado na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Atualmente é professor do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF. Tem experiência na área de Comunicação e Letras, com ênfase em Cinema e Literatura Hispano-americana.

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/8492998821902029

Colaboradores

  • Marcelus Gaio

    Marcelus Gaio é Doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), onde desenvolveu a tese “Animação e Expressionismo: uma questão de linguagem, gênero e estilo” com bolsa de financiamento da CAPES. É Mestre em Design pela PUC-Rio tendo realizado a dissertação “Concept Art: design e narrativa em animação”. Tem formação lato sensu em Animação pela PUC-RIO. É professor Adjunto do Departamento de Análise e Representação da Forma (BAF) da Escola de Belas Artes – Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA-UFRJ), ministrando na graduação disciplinas de Modelo Vivo 1 e 2. Na especialização Técnicas de Representação Gráfica – EBA, ministra a disciplina Aplicações da Computação na Expressão Gráfica. É coordenador do Laboratório de Animação Analógica e Digital da EBA-UFRJ. Pesquisa atualmente os aspectos de linguagem, estética e poética do Cinema de Animação.

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/9360708437523544

L2HISTÓRIAS E POLÍTICAS

Permanentes

  • Cezar Migliorin

    Cezar Migliorin é psicanalista e professor de cinema do Departamento de Cinema da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Cinema pela Sorbonne Nouvelle – França, Pós-doutorado na Universidade de Roehampton – Inglaterra e na psicologia clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coordenador do projeto Inventar com a Diferença. Publicou “Inevitavelmente cinema: educação, política e mafuá” (2015), “Cinema de Brincar” (2019), com Isaac Pipano, e “Cinema e Clínica” (2022), entre outros livros. Foi presidente da Socine – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Co-coordena o Laboratório Kumã – UFF e faz parte do coletivo clínico Casa Jangada. Desenvolve pesquisa sobre cinema, arte e processos subjetivos.

    lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701792A1

  • Douglas Resende

    Douglas Resende é professor do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui doutorado em Artes pela Escola de Belas da Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi coordenador do curso de Cinema e Audiovisual Licenciatura (2021-2024). É co-coordenador do Laboratório Kumã, onde foi um dos coordenadores do projeto de extensão Inventar com a Diferença: cinema, educação e direitos humanos (2017-2019).

    lattes: http://lattes.cnpq.br/5821644727614159

  • Eliany Salvatierra Machado

    Eliany Salvatierra Machado é doutora em Comunicação pela Universidade de São Paulo – USP, com pós-doutorado na Universidad de la República do Uruguai (Udelar). É professora do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF). Em 2023, co-organizou o livro “10 Anos da Licenciatura em Cinema e Audiovisual da UFF” sobre o curso pioneiro da UFF. Coordena os Encontros de Educadores/as Audiovisuais desde 2012. Coordenou vários projetos no campo da Educomunicação e do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID (2018 e 2023). Atualmente, pesquisa a formação do/a educador/a audiovisual, a perspectiva da colonialidade do ver e a sociologia da imagem desde a história andina.

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/9514076768463655

  • Fabián Núñez

    Fabián Núñez é doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também é professor do Departamento de Cinema e Vídeo, desde 2009. Realizou seu pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP). É membro do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual (LUPA) e líder do Grupo de Pesquisa CNPq Plataforma de Reflexão sobre o Audiovisual Latino-Americano (PRALA). Seus principais temas de interesse são: cinema latino-americano (o que também inclui cinema brasileiro), crítica cinematográfica, preservação audiovisual e cinema e cidade.

    lattes: http://lattes.cnpq.br/3841971700330998

  • João Luiz Vieira

    João Luiz Vieira é professor titular aposentado do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF). É doutor em Cinema Studies pela New York University (1984), orientado por Robert Stam, e pós-doutor pela Universidade de Warwick, Inglaterra (1997), supervisionado por Richard Dyer. Foi professor visitante na University of New Mexico (1996) e professor visitante na University of Iowa (2002). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos campos do cinema brasileiro, história do cinema, crítica e estética. Participa na curadoria de mostras, com ênfase no cinema brasileiro. Parecerista, crítico, ensaísta e membro de diversos conselhos editoriais nacionais e internacionais. É autor de inúmeros textos, críticas, ensaios, capítulos de livros e livros publicados no Brasil e no exterior A partir de 2015, realiza pesquisa sobre a chegada dos sistemas panorâmicos no Brasil com ênfase na exibição em salas de cinema. Foi bolsista da Fulbright, CNPq e CAPES.

    lattes: http://lattes.cnpq.br/9269570792836889

  • Luiz Augusto Rezende

    Luiz Augusto Rezende é professor do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (NUTES) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É graduado em Comunicação Social-Cinema (Universidade Federal Fluminense), com mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura (UFRJ), e Pós-doutorado na Pontifícia Universidad Católica de Chile. Autor do livro “Microfísica do Documentário – Ensaio sobre criação e ontologia do documentário” (2013), publicado com financiamento da Faperj, e co-organizador da coletânea “Cinema-Educação: políticas e poéticas” (2021), publicado sob os auspícios da Socine. É pesquisador das áreas de tecnologia educacional, educação em ciências e saúde e cinema documentário. Coordenou e participou de diversas equipes de pesquisa, com financiamento de agências de fomento brasileiras e estrangeiras.

    lattes: http://lattes.cnpq.br/0831017619527813

  • Rafael de Luna Freire

    Rafael de Luna Freire é Doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com estágio doutoral na Universidade da Califórnia – Los Angeles (UCLA), e pós-doutorado na Universidade Federal de São Carlos. É coordenador do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual, LUPA-UFF. Idealizou e coordenou o projeto Resgate da obra cinematográfica de Gerson Tavares, responsável pela restauração do longa-metragem “Antes, o verão” (1968). É autor de inúmeras publicações, entre as quais os livros “Navalha na tela: Plínio Marcos e o cinema brasileiro” (2008), “Cinematographo em Nictheroy: história das salas de cinema de Niterói” (2012) e “O negócio do filme: a distribuição cinematográfica no Brasil, 1907-1915” (2022). Realiza pesquisas e projetos sobre história do cinema brasileiro, preservação audiovisual e tecnologias das imagens em movimento.

    lattes: http://lattes.cnpq.br/4214371430445839

  • Reinaldo Cardenuto

    Reinaldo Cardenuto é professor do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui doutorado em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (2014). Suas pesquisas são voltadas principalmente para as áreas de História, Cinema e Dramaturgia, temas sobre os quais já publicou diversos artigos e capítulos de livros. Em 2020, lançou o livro “Por um cinema popular: Leon Hirszman, política e resistência”, finalista da edição 2021 do Prêmio Jabuti. Além de atuar por anos no Conselho Editorial da revista Significação, foi Chefe Editorial da revista C-Legenda (do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da UFF). Integrante do Grupo de Pesquisa CNPq História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação.

    lattes: http://lattes.cnpq.br/2442047354028157

  • Talitha Ferraz

     

    Talitha Ferraz é doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágio doutoral na Universidade Nova de Lisboa e pós-doutorado no Centre for Cinema and Media Studies da Ghent University (CIMS-UGent), ambos com apoio da Capes. É professora em regime integral na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Rio). Atua como líder do GP Modos de Ver (ESPM-PPGCine-UFF/CNPq) e co-coordenadora do HoMER Network – History of Moviegoing, Exhibition and Reception, além de integrar o International Media and Nostalgia Network (IMNN). É autora do livro “A segunda Cinelândia Carioca” (Mórula, 2012) e co-organizadora das obras “Rupturas e insurgências no cinema e audiovisual” (EDUFF, 2024) e “Nostalgias e mídia: no caleidoscópio do tempo” (E-Papers, 2018). Desenvolve pesquisas sobre histórias da exibição e públicos cinematográficos; cinemas de rua e espaço urbano; estudos de memória; nostalgias e tecnostalgia no cinema e audiovisual.

    lattes: http://lattes.cnpq.br/6841463408387639

  • Wilson Oliveira Filho

    Wilson Oliveira Filho é Doutor em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2014), com estágio doutoral na Universidade de Chicago, sob supervisão de Tom Gunning. Realizou pós-doutorado na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde também fez o mestrado e foi professor substituto. Desde 2005, é professor na UNESA, nos cursos de graduação em Cinema, Produção Fonográfica e Jornalismo. Na mesma universidade, coordenou o Bacharelado em Cinema e desenvolveu o projeto de extensão “A Sala de Cinema no Campus João Uchôa”. É autor de “McLuhan e o Cinema” (Verve, 2017) e “Cinema (ao vivo) e Memória” (Circuito, 2023 – com edital de Editoração da FAPERJ). Membro da Media Ecology Association e da Socine. Visiting Scholar na Universidade de Yale (2024/2025), com bolsa da Comissão Fulbright. Artista multimídia no DUO2x4, criado com Márcia Bessa. Pesquisa o cinema expandido, novas teorias das mídias e as relações entre cinemas experimentais, natureza e o contemporâneo.

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/3887403771911100

Colaboradores

  • Gabriel Cruz

     

    Gabriel Cruz é doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) (2017), com Mestrado em Design (PUC-Rio, 2013), especialização em Cinema de Animação (PUC-Rio, 2005) e graduação em Desenho Industrial – Habilitação em Comunicação Visual (PUC-Rio, 2003). Membro do corpo editorial da revista acadêmica Intersítcios sobre arte sequêncial. Professor do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro fundador do Seminário Brasileiro de Estudos em Animação (SEANIMA) e do Prêmio LeBlanc, organizado pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFF, Instituto Federal do Rio de Janeiro e Universidade Veiga de Almeida. Tem experiência nas áreas de Design e Cinema, com ênfase em Animação.

    lattes: http://lattes.cnpq.br/3149875776374582