Corpo Discente – Mestrado
Apresentamos as pesquisas desenvolvidas no Mestrado do Programa de Pós-graduação em Cinema – PPGCine para as duas Linhas.
L1Narrativas e Estéticas
-
Viq Junqueira Ayres LucenaAno de entrada: 2024
Orientadora: Profa. Dra. Mariana Baltar
Título – “O DEBOCHE NO CINEMA CUIR NORDESTINO: entre precariedades e fuleragens”
Resumo: O seguinte anteprojeto propõe o desenvolvimento de uma pesquisa sobre o deboche cuir no audiovisual nordestino contemporâneo, entendendo o papel que essa sensibilidade desempenha numa construção estética antihegemônica. A partir de algumas obras selecionadas, pretende-se investigar como esse deboche opera para desmantelar o assimilacionismo e a luta pela integração às normas conservadoras presentes entre uma parcela considerável da militância LGBTIA+ organizada no Brasil.
-
Thiago Freitas RosestolatoAno de entrada: 2024
Orientadora: Profa. Dra. India Mara Martins
Título – “A ATMOSFERA CINEMATOGRÁFICA E SEUS MEIOS CRIATIVOS: o cinema de Yorgos Lanthimos”
Resumo: A atmosfera cinematográfica é um conceito muito mencionado entre os cineastas e críticos de cinema. Entretanto, quando referida, sua caracterização geralmente sugere uma compreensão muito mais abrangente da palavra, o que esvazia o seu sentido. Logo, por ser uma questão não apenas narrativa, mas também pertencente ao domínio das sensações, diversos escritos utilizam a palavra para se referirem à um afeto específico frente à uma determinada obra audiovisual, mas poucos saberiam discutir sobre os seus meios de criação. Se os trabalhos acadêmicos a respeito da análise e realização audiovisual recorressem com maior continuidade ao conceito da atmosfera cinematográfica como elemento fílmico, certamente os profissionais e estudiosos do cinema ofereceriam uma explicação mais embasada sobre os seus meios de percepção e fontes primárias da sua própria noção. Portanto, o objetivo deste projeto é investigar os recursos que seriam responsáveis por gerar uma atmosfera em uma obra cinematográfica, com base em uma análise de três filmes do cineasta grego Yorgos Lanthimos; Dente Canino (2009), O Lagosta (2015) e O sacrifício do cervo sagrado (2017). A objetivo é observar como o diretor utiliza a movimentação da imagem, a representação do espaço cênico e a direção de atores para gerar atmosfera em ambos os filmes. Dessa forma, além de ser um cineasta pouco estudado e nunca sobre a perspectiva desta pesquisa, este estudo destaca-se em sua especificidade por analisar minuciosamente o plano, com o intuito de explorar a atmosfera cinematográfica em suas origens, propriedades, qualidades e materialidades.
-
Renato Beaklini Taborda FrançaAno de entrada: 2024
Orientadora: Profa. Dra. Elianne Ivo Barroso
Título – “UM DIA NA VIDA DE EDUARDO COUTINHO: do fluxo televisivo ao arquivo audiovisual”
Resumo: O presente projeto pretende delinear uma análise de Um dia na vida (Eduardo Coutinho, 2010), do ponto de vista da apropriação das imagens da televisão aberta brasileira. Buscamos estudar como essas imagens, expostas em sua materialidade, sem intervenções importantes na forma como foram originalmente editadas pelos veículos de comunicação, uma vez deslocadas de seu meio de difusão habitual e inscritas num projeto propriamente cinematográfico, reaparecem no espaço contemporâneo com um sentido renovado. Partimos de um paralelo entre o método de desvio das imagens do espetáculo no filme de Coutinho e na obra de Guy Debord, afim de estabelecer suas respectivas diferenças e propor o aprofundamento do debate sobre o desvio, técnica de composição capaz de proporcionar ao espectador uma experiência ao mesmo tempo estética e política. Buscamos ver, também, como as interrupções produzidas pela montagem de Um dia na vida, ao suscitarem um estranhamento em relação à linguagem televisiva, convidam-nos a uma leitura crítica da televisão. Buscamos ponderar, com isso, que os procedimentos formais desse filme, tão radicais quanto minimalistas, operam, enfim, uma conversão do fluxo televisivo em material de arquivo, uma transformação da liquidez da produção audiovisual em cristal de memória das imagens da TV.
-
Michele da Silva MeiraAno de entrada: 2024
Orientador: Prof. Dr. Marcelus Gaio
Título – “A MAGIA DO HUMOR: uma análise do uso da comédia nas animações infantis da DreamWorks”
Resumo: Este pré-projeto visa analisar a utilização da comédia nas animações infantis da DreamWorks Animation, explorando suas particularidades e o impacto no público infantil. A pesquisa será realizada com uma abordagem qualitativa exploratória, no qual utilizará levantamentos de dados bibliográficos sobre teorias do humor, comédia, animação e, além disso, observações e análises das animações da DreamWorks Animation, identificando os elementos da comédia e suas características específicas. Espera-se que esta pesquisa forneça uma compreensão aprofundada do uso da comédia nas animações infantis, contribuindo para o campo do cinema e linguagem audiovisual. Os resultados obtidos permitirão identificar as estratégias de humor utilizadas, as particularidades do humor nas produções infantis, o impacto emocional no público infantil e o potencial das animações em atrair e entreter as crianças.
-
Laís Torres RodriguesAno de entrada: 2024
Orientadora: Profa. Dra. Mariana Baltar Freire
Título – “EXCESSO QUEER: a imaginação melodramática no cinema de Karim Aïnouz”
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar traços da imaginação melodramática na obra de Karim Aïnouz, relacionando questões estéticas e políticas ao movimento cinematográfico do new queer cinema. Buscando relacionar essas duas matrizes de pensamento dentro dos filmes do diretor por meio da análise fílmica, este projeto tem em seu horizonte empreender uma busca pela permanência do melodrama dentro do cinema queer.
-
João Victor Braga LouviseAno de entrada: 2024
Orientador: Prof. Dr. Fernando Morais da Costa
Título – “IMAGENS SONORAS: investigações sobre a inserção de som e música no processo de produção de obras audiovisuais.”
Resumo: O presente projeto propõe a exploração de características que balizam a utilização da música enquanto parte da linguagem cinematográfica, a partir de análise do posicionamento de composições musicais e seus autores dentro do espaço criativo e produtivo do cinema, historicamente e atualmente. O projeto propõe, também, o acompanhamento de produções em curso e análise de como se dá a relação entre música e demais áreas, na prática, e o papel exercido por ela e profissionais envolvidos durante todo o processo.
-
Izabele Caroline Leite MedeirosAno de entrada: 2024
Orientadora: Profa. Dra. Elianne Ivo Barroso
Título – “NARRATIVAS NA AMAZÔNIA CONTEMPORÂNEA: Aproximações com o cinema de fluxo e protagonismo dos elementos da natureza”
Resumo: Este projeto busca realizar pesquisa sobre a construção narrativa de filmes que apresentam a Amazônia contemporânea, em especial dois curtas-metragens – Ribeirinhos do Asfalto (Jorane Castro, 2011) e Matinta (Fernando Segtowick, 2010) – e o longa-metragem ficcional da cineasta paraense Jorane Castro, Para Ter Onde Ir (2016). No desenvolvimento do estudo, retomamos as importantes contribuições de renomados literatos e poetas amazônicos, como Max Martins, Benedito Nunes e Dalcídio Jurandir, a fim de situar a forma como se constrói narrativas sobre a realidade e território amazônico. Também abordaremos a presença e o protagonismo dos elementos da natureza, especialmente na narrativa de Para Ter Onde Ir, e associaremos estéticas e narrativas destes três filmes com obras de cineastas asiáticos que realizam filmes dentro da estética do fluxo, os quais são: Apichatpong Weerasethakul, Naomi Kawase e Wong Kar-Wai.
-
Inácio Loyola PachecoAno de entrada: 2024
Orientador: Prof. Dr. Maurício de Bragança
Título – “BEIJA-FLOR DE NILÓPOLIS, TRADIÇÃO NAGÔ E AUDIOVISUAL: a construção de territórios no filme ‘Samba da criação do mundo’”
Resumo: Este estudo analisa o filme “Samba da criação do mundo”, de 1978, da diretora Vera de Figueiredo e a presença de três territórios: Beija-flor de Nilópolis, tradição nagô e cinema. A obra cinematográfica é baseada no desfile da agremiação da Baixada Fluminense, desenvolvido pelo carnavalesco Joãosinho Trinta, que narrou a criação do mundo de acordo com o candomblé e conquistou o tricampeonato no carnaval do Rio de Janeiro, em 1978. Mais especificamente, a pesquisa analisa como os três territórios foram construídos dentro da produção audiovisual. Exploramos, neste sentido, as territorialidades citadas com suas respectivas especificidades dentro do filme abordado.
-
Carlos Eduardo QueirozAno de entrada: 2024
Orientadora: Profa. Dra. India Mara Martins
Título – “A ESPECTATORIALIDADE NA “SARJETA”: estudos de atmosfera espectatorial no cinema adaptado da arte sequencial brasileira a partir de uma análise comparativa das convergências fílmico-espectatoriais em “Tungstênio” (dir. Heitor Dhalia, Brasil, 2017)”
Resumo: Os paralelos entre o cinema e a arte sequencial podem ser traçados desde sua realização fundamental, partindo de um simulacro de cinesia que é constituído de imagens estáticas e construído pelo processo de conclusão do espectador no espaço entre-quadros. O trabalho aqui proposto pretende compreender as transposições linguísticas de um cinema brasileiro adaptado da arte sequencial – também de identidade nacional brasileira –, cujo caráter autoconsciente e intertextual é latente. Pretende, em adendo, analisar a possível convergência, a ser definida como fílmico-espectatorial, na construção de uma atmosfera espectatorial única ao presente recorte de filmografia. Com respaldo teórico da pesquisadora portuguesa Inês Gil, especialista no campo da atmosfera espectatorial, o presente trabalho propõe uma análise das dialéticas de montagem do longa-metragem “Tungstênio” (dir. Heitor Dhalia, Brasil, 2017), a ser desenvolvida pela metodologia da análise plano-a-plano e apoiada na sistematização de Noel Burch. Em complemento, desenvolve-se metodologicamente uma comparação direta entre o quadro cinematográfico e o painel da arte sequencial homônima “Tungstênio” (QUINTANILHA, 2014), a ser analogamente analisada pelas relações de transições entre-quadros sistematizadas pelo pesquisador da arte sequencial Scott McCloud. O objetivo é comprovar uma influência estética, técnica e linguística do fazer fílmico na construção da atmosfera espectatorial do cinema adaptado da arte sequencial brasileira a partir de sua autoconsciência e autorreferencialidade.
-
Patrícia Adélia Rêgo Oliveira AzevedoAno de entrada: 2023
Orientador: Prof. Dr. Maurício de Bragança
Título – “Tudo que nóiz tem é nóis”: o olhar decolonial como potência para criação de novas narrativas
Resumo: Este projeto de pesquisa tem como objetivo central identificar e analisar os sentidos e discursos presentes no documentário AmarElo – É Tudo Pra Ontem, do rapper Emicida, por meio do conceito de decolonialidade. Sendo assim, partimos do seguinte questionamento: quais são os efeitos e consequências de consumir produções narrativas engendradas a partir do olhar decolonial em pessoas autodeclaradas não brancas no Brasil? Visando encontrar uma resposta e alcançar esse objetivo, traçamos como objetivos específicos: a) explorar o movimento decolonial em narrativas; b) compreender o papel das narrativas no
processo de reconhecimento racial; c) analisar os sentidos e discursos de AmarElo – É Tudo Pra Ontem. Para tanto, adotaremos como metodologia na primeira etapa da pesquisa a análise de sentido abordada por Stuart Hall (2016) para esmiuçar a mensagem presente no documentário. Na segunda etapa, utilizaremos a entrevista do tipo despadronizada na modalidade entrevista focalizada. Esta etapa da pesquisa será realizada com doze participantes não brancos, sendo seis homens e seis mulheres, de rendas diferentes. Ademais, admitiremos, como parte de uma metodologia decolonial, as experiências e sentimentos dos entrevistados como dado central. -
David Francisco Viana Mendonça dos SantosAno de entrada: 2023
Orientador: Prof. Dr. Marcelus Gaio
Título – “LINGUAGENS NA ARTE SEQUENCIAL: ADAPTAÇÕES ENTRE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E CINEMA DE ANIMAÇÃO”
Resumo: O presente projeto de pesquisa pretende investigar as adaptações entre diferentes linguagens na arte sequencial e, a partir de referencial teórico e técnico, propor uma metodologia que possibilite identificar de que modo ocorre aplicações da linguagem das histórias em quadrinhos e da linguagem do cinema de animação em filmes de animação. Os objetivos específicos desta pesquisa são: (a) compreender a linguagem da histórias em quadrinhos; (b) compreender a linguagem do cinema de animação; (c) identificar como se manifesta a linguagem das histórias em quadrinhos e de cinema de animação em produções audiovisuais de animação; (d) analisar diferentes produções audiovisuais de animação que adotam a adaptação da linguagem da histórias em quadrinhos para a linguagem do cinema de animação; (e) realizar a produção de uma amostra de animação 2D que manifeste interseções entre as linguagens de histórias em quadrinhos e de cinema de animação. A partir das fontes consultadas, a pesquisa considera que a linguagem de histórias em quadrinhos e a linguagem de cinema de animação possuem processos de elaboração discursiva e de representação que as configuram como distintas e únicas. Deste modo, são levantadas as seguintes hipóteses: I) Há interseções possíveis entre as linguagens de histórias em quadrinhos e de cinema de animação aplicadas em filme de animação; II) Nem toda produção audiovisual de animação baseada ou inspirada em quadrinhos apresenta interseções entre as linguagens de histórias em quadrinhos e do cinema de animação. Em suma, este projeto de pesquisa propõe destacar manifestações visuais em comum entre duas linguagens contemporâneas distintas – de histórias em quadrinhos e de cinema de animação –, além de buscar evidenciar as possibilidades e limitações da aplicação da linguagem dos quadrinhos no cinema de animação.
-
Gustavo de Souza Araujo Ano de entrada: 2023
Orientadora: Profa. Dra. Lúcia Ramos Monteiro
Título – “A TEMPORALIDADE NO ROTEIRO: formas de ritmar o tempo na escrita cinematográfica.”
Resumo: Os manuais de roteiro e a produção cinematográfica costumam veicular a ideia de que uma página de texto equivale a um minuto de filme. Porém, a regra não se aplica a todo e qualquer conteúdo audiovisual, como por exemplo o cinema de autor. Se os trabalhos acadêmicos a respeito do roteiro audiovisual, antes escassos, apresentam recente crescimento, o campo ainda carece de estudos que pensem aspectos ligados ao tempo e à temporalidade do roteiro; como duração, andamento e velocidade. Logo, o objetivo deste projeto é investigar a escrita audiovisual sob a perspectiva de suas temporalidades com base em um exame comparativo entre roteiro e filme. Os objetos a serem estudados aqui são longas-metragens brasileiros contemporâneos: uma parte formada por filmes autorais e independentes; e uma outra por filmes brasileiros comerciais, escritos e realizados por indivíduos diferentes. A intenção é observar como a percepção de tempo ocorre nos materiais escritos e como ela é traduzida para a tela. E através disso, evidenciar a possibilidade de um roteiro de filme escrito e dirigido por pessoas diferentes ter seu ritmo em cena reverberado em tela, assim como comparar o mesmo caso quando o roteiro foi escrito e dirigido pela mesma pessoa. O corpus preliminar da pesquisa é formado por quatro filmes: Temporada, (2018), de André Novais Oliveira; As boas maneiras, (2017), de Juliana Rojas e Marco Dutra; Minha mãe é uma peça 3, (2019) Suzana Garcia e Fil Braz; e Marighella (2019), Wagner Moura e Felipe Braga. O objetivo é entender como o roteiro dos longas analisados previa (ou não) a sensação de fluidez ou lentidão inserida em algumas sequências.
-
Juliana Joaquim Gomes Ano de entrada: 2023
Orientadora: Profa. Dra. Marina Cavalcanti Tedesco
Título – “A mulher no cinema noir: análise de uma dualidade”
Resumo: O presente projeto de pesquisa tem como proposta analisar o cinema noir através da representação de suas personagens femininas: a polarização vício/virtude expressa nas figuras da femme fatale (a mulher fatal) e da nurturing woman (a “boazinha”). (HANSON, 2007). Se por um lado, estes filmes conseguiram subverter valores da época (as décadas de 1940 e 50), por outro reforçaram os padrões patriarcais da sociedade norte-americana, segundo os quais as personagens femininas deviam se submeter aos homens (nurturing women) ou ser punidas no final (femmes fatales). A dualidade expressa nessas personagens retoma os dois pólos do mesmo arquétipo feminino (HARVEY, 1998; PLACE, 1998). A origem do termo noir, o contexto histórico em que surgiu, suas influências e características são analisados nesse projeto. Para compreender como tal representação ocorreu, foram escolhidos três filmes.
-
Marcos Gabriel Faria Carrera Ano de entrada: 2023
Orientadora: Profa. Dra. India Mara Martins
Título – “Capitalismo, afeto e cinema: a mobilização sensorial em Martin Scorsese”
Resumo: Há uma lacuna na fortuna crítica no que diz respeito a uma análise detalhada sobre os procedimentos excessivos no cinema de Scorsese. Para além dos jargões e taxações basais, interessa-nos trabalhar o modo como o excesso e a mobilização espectatorial se dão no cinema scorseseano. Para isso, nosso recorte privilegia três de seus longas sobre os quais pouco se escreveu em comparação aos seus clássicos mais estabelecidos: Depois de Horas, Vivendo no Limite e O Lobo de Wall Street (sem dúvidas, o mais popular dos três, mas um longa recente sobre o qual se produziu relativamente pouco academicamente). É nossa hipótese que as operações estilísticas efetuadas por Scorsese correspondam a uma preocupação do cineasta com os modos de vida engendrados pela experiência capitalista. Por tratar de vidas que se esgarçam em situações-limite, o cinema de Scorsese também bombardeia o espectador com estímulos sensoriais, levando-o, então, a
experienciar os extremos da experiência moderna. Buscamos, assim, trabalhar as interfaces entre excesso, afeto e atrações identificando tais conceitos no corpo fílmico do diretor. -
Marco Antônio Bonatelli Torres Ano de entrada: 2023
Orientadora: Profa. Dra. Mariana Baltar
Título – “EXPRESSÕES DO HORROR CONTEMPORÂNEO: ANÁLISE SOBRE O CONCEITO DE PÓS-HORROR E SEUS DESDOBRAMENTOS PARA O GÊNERO AO QUAL PERTENCE”
Resumo: Este projeto se propõe a estudar o atual momento histórico-cultural do gênero horror no cinema, tendo como objeto de pesquisa o conceito pós-horror, cunhado em 2017, para descrever um conjunto de obras supostamente transgressivas no que diz respeito à tropos consagrados do gênero. A partir da análise estética e narrativa de dois longas filmados nos Estados Unidos e de um filmado no Brasil, todos dos últimos dez anos, e de uma ampla revisão bibliográfica sobre o tema feita através do método exploratório, será posta em questão a forma com que o conceito se difundiu, afetando diversas instâncias culturais. O objetivo principal é o de pensar nessa confluência entre produção intelectual e objetos fílmicos, e se ambas instâncias não conformam, assim, uma cena inédita para o horror contemporâneo. As Boas Maneiras (2017), de Juliana Rojas e Marco Dutra; Midsommar (2019), de Ari Aster; e Us (2019), de Jordan Peele serão os longas analisados, tendo como ponto de convergência o fato de todos os filmes serem atuais e receberem o rótulo de forma indiscriminada de ‘obras do pós-horror’. O debate que se trava sobre o termo é fervoroso e os discursos que este corpus abarca é bastante diverso. Não se deve pensar, contudo, que o alto número de produções acerca do conceito sana a problemática que o pós-horror criou. Pensar nesse objeto de pesquisa através de uma visão temporal é confrontar de frente um dos debates mais atuais sobre o estudo de gêneros cinematográficos, tendo desdobramentos, inclusive, na forma com que podemos pensar o passado e o futuro do horror.
-
Renata Masini HeinAno de entrada: 2023
Orientadora: Profa. Dra. Marina Cavalcanti Tedesco
Título – “À luz do manifesto: o cinema feminista de Ana Carolina e Sara Gómez”
Resumo: A partir do gênero discursivo manifesto, o qual tem como característica essencial a experiência da ruptura, esta pesquisa buscará compreender como os filmes brasileiros “Mar de Rosas” (1977), “Das Tripas Coração” (1982) e “Sonho de Valsa” (1987) de Ana Carolina e o filme cubano “De Cierta Manera” (1974/1977) de Sara Gómez expressam, a partir de suas dimensões estéticas e narrativas, a opressão de gênero em países estruturalmente distintos.
-
Emiliano Moraes d'Avila MeloAno de entrada: 2023
Orientadora: Profa. Dra. Lúcia Ramos Monteiro
Título – “O PROCESSO DE INDIVIDUAÇÃO DA PERSONAGEM E SUA JORNADA ARQUETÍPICA FEMININA”
Resumo: Este projeto de pesquisa se propõe a examinar a construção do arco interno da personagem e suas implicações, através de revisão bibliográfica e estudo de caso. Contextualiza-se o surgimento das questões da pesquisa e destaca-se a relevância dos modelos de estrutura para a narrativa. São feitas críticas aos modelos baseados na jornada do herói, apontando sua natureza essencialmente masculina e defende-se a importância de estruturas que trabalhem as questões femininas. Faz-se a defesa da construção do arco interno da personagem no aprofundamento das narrativas e relaciona-se a jornada arquetípica feminina a este arco. Três modelos de estrutura narrativa que trabalham este arco são elencados para serem analisados e comparados; e justifica-se a escolha de um roteiro para o estudo de caso.
-
Thiago de Castro SobralAno de entrada: 2023
Orientador: Prof. Dr. Fernando Morais da Costa
Título – “Caminhadas sonoras no cinema de fluxo: uma análise sonora de Transeunte, de Eryk Rocha”
Resumo: A pesquisa em questão propõe uma análise sonora de Transeunte (2010), de Eryk Rocha, a partir do pensamento da ecologia acústica.
-
Anália Alencar VieiraAno de entrada: 2023
Orientadora: Profa. Dra. India Mara Martins
Título – “O QUE DIZEM AS PLANTAS: A ECODELIA NOS FILMES VISIONÁRIOS FRENTE ÀS CRISES AMBIENTAL E DA IMAGINAÇÃO”
Resumo: Este projeto propõe analisar os agenciamentos narrativos e estéticos de obras audiovisuais contemporâneas que se inserem no movimento e procedimentos criativos da arte visionária e no contexto da renascença da pesquisa psicodélica, investigando de que modo e com quais elementos as experiências em estados não ordinários de consciência (ENOC) são transpostas nos filmes e como revelam um engajamento sensível com aquilo que nos circunda, sob a hipótese de que as obras decorrentes das mirações acionam perspectivas não-antropocêntricas e propiciam uma revisão epistemológica e política quanto à integração com a natureza, fazendo do filme uma ferramenta de ação ecocrítica. Para a relação a ser estabelecida com os objetos de análise, serão acessados os seus circuitos de visibilidade, adotando tanto a cartografia como aporte metodológico quanto os estudos em ecocinema, eco-estética, paisagem sonora e ecologia acústica.
-
Kim Mello QueirozAno de entrada: 2023
Orientadora: Profa. Dra. Lúcia Ramos Monteiro
Título – “DEMARCAR A TELA: O Audiovisual como instrumento de emancipação e representatividade do povo Ashaninka”
Resumo: O presente projeto de pesquisa pretende analisar como o povo Ashaninka da Aldeia Apiwtxa, localizada no Acre, tem utilizado o audiovisual em prol de realizar suas ações políticas e promover uma nova perspectiva histórica a seu respeito. A partir da análise fílmica das obras produzidas por seus cineastas proeminentes, formados pelo projeto Vídeo nas Aldeias, e do estudo antropológico das suas raízes culturais, a pesquisa irá abordar as motivações e escolhas narrativas feitas pelos indígenas e a reverberação dessas produções nas suas lutas socioambientais. Dessa maneira, o projeto deseja evidenciar o potencial emancipador do audiovisual nas mãos dos povos indígenas, através do exemplo dos Ashaninka, que o utiliza de formas diversas para apresentar, preservar e prestigiar sua cultura.
-
Luíza Moreira BittencourtAno de entrada: 2022
Orientador: Prof. Dr. Fernando Morais da Costa
Título – “Urgência, ponto de vista e memória nos documentários políticos contemporâneos: o cinema documental ativista como meio de expressão política na contemporaneidade e suas estéticas”
Resumo: Este projeto propõe analisar a estética de imagens presentes em filmes documentais que tendem a servir como material de reflexão sobre situações de urgência da sociedade, além de pensar no cinema como um meio de expressão política. A pesquisa visa focar no estudo de imagens realizadas por cineastas militantes em documentários de vertente política, as quais retratam situações de urgência, sob um ponto de vista interno. A partir disso, será proposto relacionar o registro de imagens e a realização de documentários com a possibilidade de construção de identidade, memória e entendimento da historicidade de determinados grupos sociais. Nesse sentido, cabe a reflexão: seria o cinema documental capaz de atestar acontecimentos e criar discursos político-sociais?
Para isso, serão utilizados como objetos de análise o documentário Ressurgentes: um filme de ação direta (2014), e o documentário curta-metragem Na Missão com Kadu (2016), no intuito de buscarmos entender as características das imagens e as formas de filmagem presentes em suas cenas. Portanto, a potência dos documentários analisados neste trabalho é considerada a partir de seus aspectos estéticos e políticos, como exemplo de material para o estudo das estéticas do cinema documental. -
Jamila Oliveira TerraAno de entrada: 2022
Orientador: Prof. Dr. Maurício de Bragança
Título – “Nyama Animação Negra: análise de uma animação afro-brasileira”
Resumo: O presente projeto de pesquisa tem a proposta de analisar as obras exibidas pelo movimento Nyama Animação Negra com o intuito de compreender a importância das produções de animações negras, assim como a circulação e divulgação das produções e participação e atuação de animadores negros e negras na construção de um cinema negro de animação no Brasil.
L2Histórias e Políticas
-
Teresa Azevedo de Assis BrasilAno de entrada: 2024
Orientador: Prof. Dr. Cezar Migliorin
Título – “CINEMA DE GRUPO E CRIAÇÃO POR DISPOSITIVOS: mapeamento e reflexão das práticas realizadas no Brasil e na América Latina”
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo mapear projetos que trabalhem com o que se tem chamado de cinema de grupo e criação por dispositivos e compreender como este trabalho tem se transformado em cada um destes lugares, respondendo à seguinte pergunta: De que maneira as práticas de cinema de grupo e criação por dispositivos, realizadas pelo Laboratório Kumã, influenciaram o campo do cinema e educação no Brasil e na América Latina nos últimos anos? Através de uma pesquisa aprofundada do campo, entrevistas com os realizadores dos projetos e acompanhamento dos seus encontros, se buscará compreender a dimensão do trabalho que se vem realizando e sua disseminação.
-
Rodrigo Sampaio CauhiAno de entrada: 2024
Orientador: Prof. Dr. Rafael de Luna Freire
Título – “PADRE MASSOTE: a coragem e o cinema”
Resumo: A presente pesquisa objetiva a criação de um estudo biográfico e histórico sobre Edeimar Pinto Massote, articulando suas atuações dentro da história do cinema brasileiro. Padre Massote, como é majoritariamente conhecido, foi docente, escritor, crítico e diretor de cinema. Mesmo falecendo em 1982, Edeimar teve uma densa trajetória artística e educacional, em especial quando esteve na direção da Escola Superior de Cinema da Universidade Católica de Minas Gerais, o primeiro curso de ensino superior em Cinema do país, fundado em 1962 na cidade de Belo Horizonte. Diante da escassez informacional sobre Edeimar em referências bibliográficas, que em sua grande maioria limitam a existência do padre a seu trabalho na Escola Superior de Cinema, tem-se como meta a criação de uma perspectiva documental mais abrangente e complexa sobre Edeimar, assim como uma melhor compreensão de seu legado no cenário audiovisual. Momentos e informações ofuscadas pelas pesquisas que citam o padre serão tratados com enorme atenção, como a sua infância, seus estudos seminaristas e o início de seu contato com o cinema. Para que isso se concretize, o projeto recorrerá a uma pesquisa qualitativa, composta por entrevistas com familiares, amigos e parceiros de trabalho, buscas em acervos particulares e catalogação de bibliografia existente que mencione Edeimar. Tem-se como notável referência estrutural o livro de Helena Salem (1997), Leon Hirszman: o navegador das estrelas, principalmente pela sustentação investigativa que mantém a partir do estudo histórico de uma figura do cinema nacional.
-
Pedro de Carvalho CruzAno de entrada: 2024
Orientadora: Profa. Dra. Talitha Ferraz
Título – “A HISTÓRIA PEDE VINGANÇA: uma análise da memória, nostalgia e catarse em “Era Uma Vez Em Hollywood””
Resumo: A pesquisa estudará o uso de nostalgia e memória como potências criativas no meio audiovisual. O objeto de estudo da pesquisa será o filme mais recente dentre os longas-metragens de releitura histórica ficcional do diretor e roteirista Quentin Tarantino: “Era Uma Vez Em Hollywood”. O objetivo da pesquisa é compreender como a violência estilística de Quentin Tarantino pode dar ensejo a uma nostalgia catártica no objeto de estudo. A pesquisa também busca analisar a função da catarse para as mudanças em momentos históricos realizados nos filmes mais recentes de Tarantino, em um sentido fílmico e extrafilmico, através de uma metodologia baseada em revisão bibliográfica e análise narratológica.
-
Pedro Azevedo Raia de SiqueiraAno de entrada: 2024
Orientador: Prof. Dr. Wilson Oliveira Filho
Título – “PRIMEIRO CINEMA COMPUTACIONAL: computação gráfica como cinema das atrações”
Resumo: Partindo da ideia de cinema expandido apresentada por Gene Youngblood e de noções de arqueologia das mídias como apresentadas por Thomas Elsaesser e Jussi Parikka, o presente projeto busca entender o início do cinema computacional comparando-o com o primeiro cinema, buscando encontrar similaridades ou distinções entre a forma, linguagem e espectatorialidade de tais manifestações audiovisuais. Adotando uma abordagem similar à dos estudiosos do primeiro cinema, busca-se compreender melhor as particularidades do “primeiro cinema computacional”, não considerando-o apenas como um período que eventualmente levaria à incorporação da computação gráfica na grande indústria cinematográfica, mas como um época de fértil experimentação tecnológica e estética que deve ser estudada sem estar subjugada ao cinema comercial, ao fotorrealismo e à narrativa. Partindo deste processo de análise, pretende-se compreender melhor as origens da computação gráfica, as mudanças de sua linguagem à medida que as tecnologias mudaram e suas relações com o cinema ao longo dos anos.
-
Paulo Victor de Oliveira CostaAno de entrada: 2024
Orientador: Prof. Dr. Fabián Rodrigo Magioli Núñez
Título – “MODELOS DE CINEMA EM DECLÍNIO: os casos do cinema de autor no Brasil e do cinema militante na Argentina”
Resumo: O presente trabalho busca relacionar os métodos de “cinema de autor” no Brasil e “cinema militante” na Argentina a partir do Cinema Novo brasileiro e do Grupo Cine Liberación respectivamente, compreendendo as razões para o declínio desses dois ideais em cada país. Partindo da perspectiva dos três modelos de cinema, elaborados por Fernando Solanas e Octavio Getino no manifesto “Hacia un Tercer Cine”, de 1969, será conduzida uma pesquisa que atravessará a trajetória do “cinema de autor” e do “cinema militante” com foco na influência que cada um desses métodos teve sobre os objetos propostos para estudo.
-
Larissa Ferreira de OliveiraAno de entrada: 2024
Orientadora: Profa. Dra. Eliany Salvatierra Machado
Título – “REPRESENTAÇÕES DA RAINHA NZINGA MBANDI NO CINEMA”
Resumo: O projeto de pesquisa consiste na análise fílmica de três filmes no qual tem como temática a Rainha Nzinga Mbandi (1582-1663), o projeto tem como objetivo analisar como sua história e imagem foi traduzida e reescrita nas telas e os recursos da linguagem utilizados para contar sua trajetória englobando os diversos eixos temáticos como representações de mulheres negras no cinema, decolonialidade, gênero, raça e representação, narrativas e estéticas.
-
Igor Nolasco Rocha MarçalAno de entrada: 2024
Orientador: Prof. Dr. Wilson Oliveira Filho
Título – “ANTÔNIO PITANGA, WALDIR ONOFRE E ZÓZIMO BULBUL: o cineasta negro enquanto um griot para o cinema brasileiro nos anos 1970-1980″
Resumo: Este projeto almeja se debruçar sobre o trabalho de três cineastas negros brasileiros (Antônio Pitanga, Waldir Onofre e Zózimo Bulbul) entre os anos 1970 e 1980, e investigar o lugar ocupado por estes autores em meio à história dessa expressão artística no país, buscando entendê-los como representantes do pensamento intelectual afro-brasileiro e possivelmente análogos ao conceito africano do griot dentro da cinematografia nacional.
-
Helena de Araujo ZimbrãoAno de entrada: 2024
Orientadora: Profa. Dra. Talitha Ferraz
Título – “O CINEMA COMO LUGAR DO ENCONTRO: um estudo de caso sobre as práticas de sociabilidade nos cinemas de rua do Grupo Estação”
Resumo: O trabalho propõe um estudo de caso sobre dois cinemas de rua no Rio de Janeiro, o Estação NET Botafogo e o Estação NET Rio, a fim de discutir como as práticas de sociabilidade construídas nesses espaços podem ser importantes agentes na luta pela sua sobrevivência.
-
Eduarda Andréa Barbosa CamposAno de entrada: 2024
Orientadora: Profa. Dra. Eliany Salvatierra Machado
Título – “ESTO SÍ ES AMÉRICA: decolonialidade em videoclipes de artistas latino-americanos”
Resumo: Os videoclipes, enquanto produtos de uma interseção entre o audiovisual e a música, não estão alheios ao contexto cultural da época de sua produção. Desta maneira, é possível identificar o viés estético decolonial em peças audiovisuais desta espécie produzidas na década atual e na que a antecedeu. O presente estudo é voltado à análise de, inicialmente, três videoclipes de músicas interpretadas por artistas latino-americanos, quais sejam, o de “This is not America”, do porto-riquenho Residente, o de “Rito de Passá” e o de “No meio do Pitiú”, das brasileiras MC Tha e Dona Onete, respectivamente, de modo a investigar as especificidades do processo de produção de obras neste formato e introduzi-los na discussão suscitada pela perspectiva decolonial no campo das artes.
-
Adriana de Oliveira Carneiro LimaAno de entrada: 2024
Orientador: Prof. Dr. Fabián Rodrigo Magioli Núñez
Título – “MULHERES NA PRESERVAÇÃO AUDIOVISUAL: um resgate da participação feminina na história da Cinemateca do MAM-Rio”
Resumo: Esta pesquisa resgata a contribuição de profissionais mulheres na história da Cinemateca do MAM-Rio. Propõe-se uma abordagem panorâmica dos 75 anos da instituição, completados em maio de 2023; abordagem que se move pelo esforço de registrar nomes invisibilizados, raramente lembrados pela historiografia. O estudo da participação dessas mulheres no âmbito da Preservação Audiovisual tem também por finalidade obter uma visão macro da Cinemateca, compreendendo como a instituição se estabelece enquanto um Arquivo de Filmes e de que maneira essas mulheres atuaram para a sua existência e continuação.
-
Celio Reginaldo Moreira PimenteliAno de entrada: 2023
Orientador: Prof. Dr. Rafael de Luna Freire
Título – “IMPLANTAÇÃO DO CINE RECREIO CABO FRIO 1917: Estudos de casos sobre a distribuição de filmes através do transporte ferroviário para Área Litorânea do Estado do Rio de Janeiro”
Resumo: Este projeto analisara o Cine Recreio de Cabo Frio 1917, construído pelo salineiro e político, ex-vereador Florismundo Baptista Machado e como era feita a distribuição de filmes para Cabo Frio. Em 1913 ocorreu a implantação da ferrovia em Araruama para atender as salinas das localidades de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Araruama. A produção de milhares de toneladas de sal era o principal produto de exportação da região. O sal era considerado o “ouro branco” da época. Os salineiros e a ferrovia foram os principais interlocutores do desenvolvimento da comunicação social, econômico, cultural e político da Área da Baixada Litorâneas do Estado do Rio de Janeiro. Os depoimentos do senhor Sotero Luiz Pimentel (in memoria) que em 1937 entrou para Estrada de Ferro Maricá como pequeno aprendiz, foi telegrafista e agente de estação nas cidades por onde passava o ramal ferroviário.
-
Mariana Wiedmer FachiniAno de entrada: 2023
Orientador: Prof. Dr. Fabián Rodrigo Magioli Núñez
Título – “CINEMA EM CHAMAS: OS DESAFIOS NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO AUDIOVISUAL BRASILEIRO”
Resumo: Este estudo visa estabelecer um panorama das circunstâncias que levaram à perda recente de arquivo na Cinemateca Nacional, ocorrida em um incêndio em julho de 2021, considerando variáveis como políticas públicas, gestão de patrimônio cultural e preservação audiovisual. O trabalho também contemplará uma contextualização teórica da importância da Cinemateca Brasileira para a preservação da memória audiovisual brasileira e sua história, permeada por incêndios e perdas de acervo.
-
Lucas da Silva NascimentoAno de entrada: 2023
Orientador: Prof. Dr. Douglas Mosar Morais Resende
Título – “CINEMA E JOGO: PEDAGOGIA DO DISPOSITIVO E CRIAÇÃO COLABORATIVA”
Resumo: Este projeto pretende abordar interações entre cinema e teatro na educação, os processos de criação artística com estudantes de escolas públicas e suas implicações políticas neste contexto.
-
Claudia Regina d'Almeida Moretz SohnAno de entrada: 2023
Orientadora: Profa. Dra. Talitha Ferraz
Título – “O CINECLUBE MACUNAÍMA E O ATUAL CINECLUBISMO CARIOCA: HISTÓRIAS DE RESISTÊNCIA”
Resumo: Criado em 1973 por um grupo de jornalistas na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o Cineclube Macunaíma foi um importante polo de exibição de filmes fora do circuito comercial e de debate sobre questões nacionais durante a ditadura. Sobre o espaço, no entanto, há muito pouco material disponível. Uma das finalidades desta proposta é recuperar a história do Macunaíma, fazendo um contraponto com o movimento cineclubista atual.
-
Michel Henrique Araújo da SilvaAno de entrada: 2023
Orientador: Prof. Dr. João Luiz Vieira
Título – “OS OLHOS E AS ERAS – Uma análise histórico-estética das reflexões de Alfred Hitchcock e Abbas Kiarostami sobre a noção de ponto de vista”
Resumo: Tomando obras específicas das filmografias de Alfred Hitchcock e Abbas Kiarostami como corpos textuais a partir dos quais estes diretores elaboraram suas reflexões teóricas sobre o ponto de vista na arte cinematográfica, a pesquisa aqui antevista se propõe a correlacioná-las, conferindo um lastro histórico aos procedimentos e artifícios empregados por cada um. Será realizada uma abordagem dialética sobre pontos de contato como: a centralidade do olhar na diegese cinematográfica, a relação desta com a focalização narrativa e a articulação de discursos metaestéticos auto-conscientes. Objetiva-se aqui, deste modo, comparar os modi operandi destes dois diretores na medida em que refletiram e teorizaram por meios eminentemente artísticos sobre o conceito de ponto de vista nos cinemas de seus respectivos contextos históricos no Ocidente e Oriente.
-
Leonardo Souza Coutinho NogueiraAno de entrada: 2023
Orientador: Prof. Dr. Gabriel Cruz
Título – “BARBARISMO E DINOSSAUROS: A INFLUÊNCIA DO GÊNERO ESPADA E FEITIÇARIA EM PRIMAL, SÉRIE ANIMADA DE GENNDY TARTAKOVSKY”
RESUMO: Este projeto tem a intenção de investigar as características do gênero espada e feitiçaria presentes na série animada Primal, de Genndy Tartakovsky, veterano do mercado norte-americano de animação. Pretende abordar sua carreira, suas referências e sua ligação com o gênero creditado a Robert E. Howard, criador de Conan, o Bárbaro. Propõe um olhar sobre aspectos da narrativa sem falas e da estética visual de primal.
-
Sabrina dos Santos MonteiroAno de entrada: 2022
Orientadora: Profa. Dra. Talitha Ferraz
Tìtulo – “A nostalgização da mídia física: o consumo e o colecionismo de filmes na era do streaming”
Resumo: Esta pesquisa busca analisar a fruição cinematográfica pós-moderna através do consumo e do colecionismo de filmes em mídias físicas (DVDs e Blu-rays), diante da oferta crescente dos serviços de streaming de conteúdo no país, debatendo a relação entre a proclamada “morte” da mídia física e o despertar de um sentimento nostálgico de “guarda” de filmes pelos colecionadores, como uma forma de tornar tangível uma experiência vivenciada e diminuir a celeridade e finitude do tempo. A etnografia virtual e a realização de entrevistas individuais serão utilizadas para analisar discursos e buscar personagens que desvendem o universo do colecionismo de mídias físicas entre os participantes dos três maiores grupos de colecionadores de DVDs e Blu-rays da rede social Facebook, em número de membros: Fora de Catálogo, Blog do Jotacê e Curtindo Filmes Adoidado, de forma a cumprir o objetivo deste trabalho.
-
Maria Clara Montalvão de OliveiraAno de entrada: 2022
Orientador: Prof. Dr. Cezar Migliorin
Título – “Cuidar de quem cuida: Cinema de Grupo para profissionais da saúde”
Resumo: Este projeto propõe uma pesquisa transversal que articula cinema e clínica, práticas de cuidado e de criação com imagens e sons, a partir da produção de experiência em grupo – o que tem sido chamado “cinema de grupo” (NICARÁGUA, 2020) no contexto de uma pesquisa coletiva na qual tenho participado no laboratório Kumã da UFF. A pesquisa que proponho aqui seria, então, uma continuação desses trabalhos, articulando as experiências já vividas até então e uma nova experiência com a criação de um grupo voltado especialmente para profissionais de saúde.
-
Fidelis Fraga da CostaAno de entrada: 2022
Orientador: Prof. Dr. Douglas Mosar Morais Resende
Título – “Ensino do roteiro audiovisual em sala de aula: propostas para um método emancipador”
Resumo: O presente estudo procura estabelecer um método de ensino do roteiro audiovisual em sala de aula que esteja a serviço de um projeto emancipador do aluno. O projeto dá continuidade à monografia apresentada para conclusão do curso de Licenciatura em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense em 2020. A proposta vem no esteio da experiência do autor como professor de roteiro e procura sistematizar técnicas de escrita que estejam a serviço da criatividade e da espontaneidade. Como base e inspiração, recorreu-se a metodologias desenvolvidas por dois teatrólogos: o brasileiro Augusto Boal e o espanhol José Sanchis Sinisterra. O trabalho de ambos usa a improvisação como ferramenta essencial para alcançar uma dramaturgia autoral.
-
Victor Felipe Fernandes MartinsAno de entrada: 2022
Orientador: Prof. Dr. Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho
Título – “A metamorfose da representação familiar no cinema brasileiro – a dinâmica do afeto nas produções da Filmes de Plástico”
Resumo: O presente projeto tem como objetivo investigar as diferentes formas de representações familiares no cinema brasileiro: como estas são retratadas dentro do cinema nacional, sobretudo no acervo da última década, através dos filmes da produtora mineira Filmes de Plástico. O projeto busca discutir a forma como as relações familiares e a dinâmica do afeto são particularidades tanto na maneira que é utilizada nestas obras, como quanto estas produções se distinguem do restante do cenário nacional.
-
Luciene Medina de SouzaAno de entrada: 2019
Orientador: Prof. Dr. Fabián Rodrigo Magioli Núñez
Título – “O intelectual no cinema chileno”
Resumo – Essa pesquisa propõe analisar e discutir a figura do intelectual nos filmes dirigidos por cineastas chilenos: Actas de Marusia (Miguel Littín, México, 1976), A fronteira (Ricardo Larraín, Chile, Espanha, 1991), Dawson Isla 10 (Miguel Littín, Chile, Brasil, Venezuela, 2009) e No (Pablo Larraín, Chile, França, EUA 2012), ou seja, discutir a importância e o papel histórico desempenhado pelos intelectuais na realidade daquele período, e consequentemente sua contribuição para a construção da sociedade chilena e, possivelmente, a latino-americana. Para tanto, é fundamental o entendimento da formação político-cultural do intelectual latino-americano, bem como de elementos que o constituem: redes de sociabilidade, exílio, atuação política, entre outros. Além disso, é relevante investigar as influências de pensamento recebidas pelos cineastas ao longo de sua trajetória. Os filmes nos levarão a refletir os importantes processos políticos, ocorridos na segunda metade do século XX e inícios do XXI no país, tais como a ascensão e a derrubada de Salvador Allende e a Unidade Popular do poder (1970-1973), o governo militar de Augusto Pinochet (1973-1989) e a transição para a democracia. Ademais, os filmes poderão nos dar diferentes composições de intelectuais que compunham e ainda fazem parte da história da chilena e América Latina.