Menu
Fechar

PRALA – Plataforma de Reflexão sobre o Audiovisual Latino-Americano

A Plataforma de Reflexão sobre o Audiovisual Latino-Americano (PRALA) é um grupo de estudos sediado no Laboratório de Investigação Audiovisual (LIA) do Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (IACS-UFF), com pesquisadores e estudantes dos Departamentos de Cinema e Vídeo e de Comunicação, bem como dos Programas de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCine) e de Mídia e Cotidiano (PPGMC), aberto à participação de pesquisadores de outras unidades e de outras instituições.

A PRALA foi criada em 30 de setembro de 2010 e seu principal objetivo é desenvolver pesquisas no campo audiovisual latino-americano, com ênfase na atividade cinematográfica. Ela é a consolidação de um programa de estudos iniciado há alguns anos no âmbito da disciplina Cinema Latino-Americano (GCV 00122), ofertada pelo Departamento de Cinema e Vídeo da UFF, e da prática extensionista efetivada pelo Cineclube Sala Escura, especializado na exibição de filmes latino-americanos, através de suas sessões no Cine Arte UFF e no Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF, ambos em Niterói, e na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

O conjunto de todas essas atividades reuniu um grupo de interessados que, à medida em que se foram qualificando na Universidade nos diversos níveis, graduação, mestrado e doutorado, sentiram necessidade de se integrarem em um projeto comum de articulação de pesquisas e de consolidação de uma estratégia de ação acadêmica.

A PRALA já publicou as seguintes obras: os livros Brasil-México: aproximações cinematográficas (EdUFF, 2011), organizado por Tunico Amancio e Marina Cavalcanti Tedesco; Corpos em projeção: gênero e sexualidade no cinema latino-americano (Ed. 7 Letras, 2014), organizado por Maurício de Bragança e Marina Cavalcanti Tedesco; Argentina-Brasil no cinema: diálogos (EdUFF, 2014), organizado por Tunico Amancio, e os e-books Cinema e América Latina: estética e culturalidade (SOCINE, 2016), organizado por Anelise R. Corseuil, Fabián Núñez e Karla Holanda e Audiovisual e América Latina: estudos comparados (SOCINE, 2019), organizado por Denise Tavares, Eliska Altmann, Marcelo Prioste e Maurício de Bragança.

Durante a pandemia do novo coronavírus, a PRALA está promovendo o Grupo de Estudos “Cinema Latino-Americano: textos fundadores”, sob a coordenação dos professores Fabián Núñez e Maurício de Bragança, que se reúne quinzenalmente  às sextas-feiras à tarde. Além disso, continua promovendo o Cineclube Sala Escura, em sua difusão das cinematografias latino-americanas.

https://pralauff.wordpress.com/
https://www.facebook.com/prala.uff