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Grade de horário – Caderno de Disciplinas

Horários das disciplinas optativas e obrigatórias ofertadas pelo PPGCine para 2024.1.

QUADRO DE HORÁRIOS
Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira
14h - 18h

Disciplina:
Metodologia e análise fílmica - (EGA 10202)
Professor:
João Luiz Vieira
09h - 13h

Disciplina:
Cinema e processos subjetivos - (EGA 10214)
Professor:
Lúcia Monteiro
18h - 22h

Disciplina:
Cinemas latino-americanos - (EGA 10215)
Professor:
Fabián Núñez
09h - 13h

Disciplina:
História e historiografia do cinema - (EGA 10210)
Professor:
Rafael de Luna

OBSERVAÇÕES:

* O início das aulas será no dia 01 de abril de 2024, a não ser quando indicado no programa do curso.

* As inscrições nas disciplinas devem ser feitas através do formulário de inscrição em disciplinas disponível nesse link.


  • Disciplina: Metodologia e estudos de análise fílmica (EGA10202)

    Horário: Segundas-feiras, das 14h às 18h

    Docente: João Luiz Vieira

    Linha: Obrigatória

    Semestre: 2024.1

    Início das aulas: 01/04/2024

    Ementa:

    A disciplina terá no esforço coletivo de nosso corpo docente sua característica basal. Cada aula será ministrada por um/a docente, apresentando, detalhadamente, suas  pesquisas e trajetórias de investigação, principais questões, desafios, erros e acertos, sempre em formato aberto. As diferentes metodologias de análise fílmica e os respectivos resultados serão analisados através de autocrítica que sugere como se pode superar os desafios encontrados no percurso. A cada aula será apresentada uma bibliografia sugestiva do que foi levantado no encontro.

    Bibliografia:

    Em aberto

    Filmografia:

    Em aberto

    • Disciplina: Cinema e processos subjetivos (EGA10214)

      Título: O gesto documental: entre as imagens de si e as imagens do outro

      Horário: Terça-feira, 09h-13h

      Local: Cinemateca do MAM

      Docentes: Lúcia Ramos Monteiro e Oiara Bonilla

      Linha: Optativa

      Semestre: 2024.1

      Início das aulas: 02/04/2024

      Ementa:

      Em “Olhar opositor: mulheres negras espectadoras”, a teórica estadunidense bell hooks descreve a dificuldade de identificação e o incômodo sentido diante das personagens negras que via quando começou a ir ao cinema. Após ler seu ensaio, é difícil não pensar na necessidade de mais realizadoras negras fazerem filmes, com personagens mais próximos da realidade (HOOKS, 2019). Por aqui, em dezembro de 2023, o jornal O Globo publicou um artigo da líder indígena Vanda Witoto a respeito do filme Amazonas, o maior rio do mundo, realizado pelo português Silvino Santos em 1918 e considerado perdido até ser encontrado na República Checa, no primeiro semestre de 2023. No texto, Vanda Witoto diz que o filme de Silvino Santos traz as primeiras imagens audiovisuais de seu povo, acrescentando que não concorda com essas imagens. A discussão atualiza uma questão fundamental para o documentário e que poderia ser resumida e simplificada da seguinte maneira: é possível uma pessoa filmada reconhecer-se na tela? A pergunta encontra eco no campo da estética e da filosofia, que aborda de diferentes maneiras os limites do retrato e do autorretrato (NANCY, 2006) e, evidentemente, é central na antropologia e mais especificamente na etnografia. No cinema, as discussões sobre verdade e encenação remontam às origens do documentário, e se as relações entre realizador e personagem são muitas vezes marcadas por tensões e desconfiança, não são raros os testemunhos de documentaristas que buscaram que “aquele que é filmado se reconheça em seu próprio papel” (MORIN, 1961, p. 8). A disciplina propõe uma reflexão sobre a questão do reconhecimento no documentário, examinando um conjunto de filmes amplo e heterogêneo, oriundos de diferentes períodos, origens e estilos, que incorporam essa discussão em sua fatura e instauram um profícuo face à face entre personagem e imagem. Serão abordados também textos escritos e filmes realizados em resposta à experiência de ser personagem de um documentário.

      Bibliografia

      ARAÚJO, Juliano. Cineastas indígenas, documentário e autoetnografia: um estudo do projeto Vídeo nas Aldeias. Cotia: Urutau, 2019.
      CHEN, Nancy. N. “Speaking nearby: a conversation with Trinh T. Minh-ha.” Visual Anthropology Review, vol. 8, n.1: 82-91, 1992.
      DERRIDA, Jacques. Memória de cego: o autorretrato e outras ruínas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011.
      GONÇALVES, Marco Antonio. O sorriso de Nanook. Ensaios de Antropologia & Cinema, 2022.
      HOOKS, bell. “Olhar opositor: mulheres negras espectadoras”. Olhares negros. São Paulo: Fósforo, 2019.
      LACAN, Jacques. O seminário. Livro 11. Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
      MARTIN, Nastassja. Escute as feras. São Paulo: Editora 34, 2021.
      MINH-HA, Trinh. T. “Documentary Is/Not a Name”. October, Vol. 52: 76-98, 1990.
      MORIN, Edgar. « Chronique d’un film », in : ROUCH, Jean et MORIN, Edgar, Chronique d’un été, Paris, Inter Spectacles, 1961/1962.
      NANCY, Jean-Luc. La mirada del retrato. Buenos Aires/Madri: Amorrortu, 2006.
      PASOLINI, Pier Paolo. [1972] 1982. Empirismo Hereje. Lisboa, Assírio e Alvim.
      PIAULT, Marc Henri. Anthropologie et cinéma. Passage à l’image, passage par l’image. Paris, Nathan Cinéma, 2000.
      POVINELLI, Elizabeth A. “The Ancestral Present of Oceanic Illusions: Connected and Differentiated in Late Toxic Liberalism”. In: e-flux Journal. Issue 112, October, 2020.
      RICOEUR, Paul. O percurso do reconhecimento. São Paulo: Loyola, 2006.
      ROUCH, Jean. “On the Vicissitudes of the Self: The Possessed Dancer, the Magician, the Sorcerer, the Filmmaker, and the Ethnographer”. Studies in Visual Communication. 5 (1), 2-8, 1978.
      ROUCH, Jean. « La caméra et les hommes », in : FRANCE, Claudine de, Pour une anthropologie visuelle. Paris, Cahiers de l’Homme, 1979.
      RUBY, Jay. “Exposing yourself: Reflexivity, anthropology and film”. Semiotica, 30, 1/2: 153- 172, 1980.
      SCHEFER, Raquel. El autorretrato en el documental. Buenos Aires: Univesidad del Cine, 2008, https://ucine.edu.ar/ebooks/El_autorretrato_en_el_documental.pdf
      SIMSON, Audra. “‘Tell me why, why, why’: a critical commentary on the visuality of settler expectation”. Visual Anthropology Review, Vol. 34, Issue 1: 60–66, 2018.
      SONTAG, Susan. On photography. New York: Farrar, Straus & Giroud [pdf disponível também em espanhol], 1973.
      VEIGA, Roberta. “Um gesto político intersticial e um histórico palimpséstico: a escrita de si em D’est e Là-bas de Chantal Akerman”. Galaxia, São Paulo, online, n. 41: 75-88, 2019.
      WITOTO, Vanda. “A história ignorada mais de um século depois”. O Globo, 4 de dezembro de 2023, https://oglobo.globo.com/opiniao/artigos/coluna/2023/12/a-historia-ignorada-maisde-um-seculo-depois.ghtml.
      WORTH, Sol, “Navaho film makers”. American Anthropologist, n.72: 9-30, 1970.

      Filmografia

      A arca dos Zo’è (Vídeo nas Aldeias; D. Gallois & V. Carelli, 1993, Brasil, 20 min)
      A invenção do Outro (Bruno Jorge, 2022, Brasil, 144 min.)
      Teko Haxy – Ser Imperfeita (Patrícia Ferreira Para Ixapy e Sophia Pinheiro, 2018, Brasil, 39 min)
      Tigrero: a film that was never made (Mikä Kaurismaki, 1994, 1h15 min)
      Eux et moi, un ethnologue en Papouasie occidentale (Stéphane Breton, 2001)
      First Contact (Bob Connolly e Robin Anderson, 1983)
      D’ailleurs, Derrida (Safaa Fathy, 1999)
      Là-bas (Chantal Akerman, 2006)
      Daguerreótypes, (Agnès Varda, França, 1975)
      Crônica de um verão (Jean Rouch e Edgar Morin, 1961)
      Nick’s Movie – Lightning over water (Wim Wenders e Nicholas Ray, 1980)
      Cabra Marcado Para Morrer (Eduardo Coutinho, 1984)
      The Third Memory (Pierre Huyghe, 2000)
      Reassemblage (Trinh T. Minh-ha, 1982. 40 min.)
      Surname Viet, Given Name Vietnam (Trinh T. Minh-ha, 1989, 108 min.)

      • Disciplina: Cinemas latino-americanos (EGA10215)

        Título: A cidade no cinema latino-americano

        Horário: Quarta-feira, 18h-22h

        Local: Novo IACS

        Docente: Fabián Núñez

        Linha: Optativa

        Semestre: 2024.1

        Início das aulas: 03/04/2024

        Ementa:

        A inter-relação entre o audiovisual e a cidade na América Latina. O cinema e a modernidade no capitalismo periférico: um viés aos estudos sobre audiovisual e cidade na América Latina. O olho-urbanitas: o cineasta como agente no/do espaço urbano. As grandes transformações urbanísticas e sua relação com o cinema. Imagens da utopia da arquitetura e do urbanismo moderno latino-americanos e a sua crítica. A “cidade latino-americana”: trajetória de uma ideia. A virada culturalista nos estudos urbanos. A cidade neoliberal e globalizada da América Latina: segregação socioespacial, privatização territorial e fragmentação do espaço público. O audiovisual e o “direito à cidade”. A proposta do curso é refletir sobre a inter-relação entre o cinema e a cidade na América Latina. O objetivo da disciplina é refletir sobre o papel do audiovisual na construção de discursos sobre as cidades latino-americanas.

        Bibliografia:

        BARRENHA, Natália Christofoletti. Espaços em conflito: ensaios sobe a cidade no cinema argentino contemporâneo. São Paulo: Intermeios, 2019.
        CARILLO MARTÍN, Francisco. De la utopía a la desilusión. La Ciudad de México y sus imaginarios urbanos: 1920-1950. URBS – Revista de Estudios Urbanos y Ciencias Sociales, v.1, n. 1, p. 49-59, set., 2011.
        CEBEY, Georgina (Org). Cine y megalópolis: aproximaciones a la ciudad latinoamericana desde el cine urbano. Cidade do México: Universidad Nacional Autónoma de México/Eberhard Karls Universität Tübingen, 2021.
        ________. Cine y ciudad en la modernidad mexicana, 1950-1960. Tese (Doutorado em História da Arte) – Faculdade de Filosofia e Letras, Universidade Nacional Autônoma de México, Cidade do México, 2017. 334 f.
        DIPAOLA, Esteban. Trayectorias y performatividad: preliminares nociones para el abordaje de una imagen-espacio en el cine contemporáneo. In.: ROMANO, Silvia; ZANOTTO, matías (Org.). Actas del III Congreso Internacional da Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual (AsAECA) – Córdoba 2012.
        GONZÁLEZ DUARTE, Lucía Dominga. Villas miseria: la construcción del estigma en discursos y representaciones (1956-1957). Bernal: Universidad Nacional de Quilmes, 2015.
        GORELIK, Adrián. La ciudad latinoamericana: una figura de la imaginación social del siglo XX. Buenos Aires: Siglo XXI, 2022.
        ________. A produção da “cidade latino-americana”, Tempo Social, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 111-133, 2005.
        ________. Buenos Aires e o país: figurações de uma fratura, Antíteses, Londrina, v. 14, n. 28, p. 20-47, jul-dez., 2021.
        GORELIK, Adrián; PEIXOTO, Fernanda Arêas (Org.). Cidades sul-americanas como arenas culturais. Trad. Francisco José M. Couto. São Paulo: Sesc, 2019.
        JACOBS, Jane. Morte e vida de grandes cidades. Trad. Carlos S. Mendes Rocha. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
        LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. Trad. Cristina C. Oliveira. Itapevi: Nebli, 2016.
        MACHADO JÚNIOR, Rubens. São Paulo em movimento: a representação cinematográfica da metrópole nos anos 20. Dissertação (Mestrado em Artes – Cinema) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1989, 190 f.
        ________. Imagens brasileiras da metrópole: a presença da cidade de São Paulo na história do cinema. Tese (Livre-Docência) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007, 265 f.
        _______. Plano em grande angular de uma São Paulo fugidia. Comunicação & Informação, Goiânia, v. 11, n. 2, p. 192-196, 2009.

        MORSE, Richard M. “As cidades “periféricas” como arenas culturais: Rússia, Áustria, América Latina”, Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 16 p. 205-225, 1995,
        OBSCURA GUTIÉRREZ, Siboney. La construcción del imaginario sobre la pobreza en el cine mexicano. Cultura y representaciones sociales, México, v. 6, n. 11, p. 159-184, set., 2011.
        ROLNIK, Raquel. Guerra dos lugares: a colonização da terra e da moradia na era das finanças. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2019.
        ________. São Paulo: o planejamento da desigualdade. São Paulo: Fósforo, 2022.
        ROMERO, José Luis. América Latina: as cidades e as ideias. Trad. Bella Josef. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2004.
        ROSAS MANTECÓN, Ana; ZIRIÓN PÉREZ, Antonio (Org.). Claroscuros de la memoria: culturas cinematográficas y mundos urbanos. Cidade do México: Universidad Autónoma Metropolitana/Juan Pablos Editor, 2023.
        RUEDA, Carolina. Ciudad y fantasmagoría: dimensiones de la mirada en el cine urbano de Latinoamérica del siglo XXI. Santiago: Cuarto Propio, 2019.
        SANTOS, Milton. Ensaios sobre a urbanização latino-americana. São Paulo: Edusp, 2017.
        SARLO, Isabel. Modernidade periférica: Buenos Aires 1920 e 1930. Trad. Júlio Pimentel Pinto. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
        _______. A cidade vista: mercadorias e cultura urbana. Trad. Monica Stahel. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.
        SIMIÃO, Suelen. Entre muros, a cidadela: o cinema como expressão dos countries argentinos, Temporalidades – Revista de História, nº 12, v. 1, jan.-abr. 2020, p. 275-289.
        _______. Medianeras no cinema e na cidade: sensibilidades contemporâneas em El hombre de al lado (2009) e Medianeras (2011). Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018, 208f.
        VALLADARES, Licia do Prado. A invenção da favela: do mito de origem a favela.com. Rio de Janeiro: FGV, 2005.

        Filmografia:
        (passível de mudanças e acréscimos)

        Agarrando pueblo, los vampiros de la miseria (Colômbia, 1977) – dir: Luis Ospina e Carlos Mayolo
        Aquí se construye… (Chile, 1977) – dir: Ignacio Agüero
        Brasília: planejamento urbano (Brasil, 1964) – dir: Fernando Coni Campos
        Buenos Aires (Argentina, 1958) – dir: David José Kohon
        Centro (Argentina, 2011) – dir: Sebastián Martínez
        Depois eu conto (Brasil, 1956) – dir: José Carlos Burle
        Diversões solitárias (Brasil, 1983) – dir: Wilson Barros
        Fim de semana (Brasil, 1976) – dir: Renato Tapajós
        Gregorio (Peru, 1982) – dir: Grupo Chaski
        Herminda de La Victoria (Chile, 1969) – dir: Douglas Hübner
        Iré a Santiago (Cuba, 1964) – dir: Sara Gómez
        La ciudad frente al río (Argentina, 1949) – dir: Enrico Gras
        La ciudad que huye (Argentina, 2006) – dir: Lucrecia Martel
        La escalinata (Venezuela, 1950) – dir: César Enríquez
        La obra secreta (Argentina, 2018) – dir: Graciela Taquini
        Medianeras (Argentina, 2011) – dir: Gustavo Taretto
        Menino da calça branca (Brasil, 1961) – dir: Sérgio Ricardo
        Moebius (Argentina, 1996) – dir: Gustavo Mosquera
        Morar na cidade (Brasil, 1987) – dir: Antônio Alves Cury
        Rua São Bento, 405 – Prédio Martinelli (Brasil, 1976) – dir: Ugo Georgeti
        Salón México (México, 1949) – dir: Emilio Fernández
        São Paulo, Cinemacidade (Brasil, 1994) – dir: Aloysio Raulino, Regina Meyer e Marta Grostein
        Suite Habana (Cuba, 2003) – dir: Fernando Pérez
        Yo tenía un camarada (Chile, 1964) – dir: Helvio Soto
        Zig-Zag, le jeu de l’oie (França, 1980) – dir: Raúl Ruiz

        • Disciplina: História e historiografia do cinema e do audiovisual

          Horário: Sexta-feira, 09h -13h

          Local: Novo IACS

          Docente: Rafael de Luna Freire

          Linha: Optativa

          Semestre: 2024.1

          Início das aulas: 05/04/2024

          Ementa:

          O curso será focado na análise da produção historiográfica contemporânea sobre a história do cinema brasileiro, focando no que Arthur Autran (2007) chamou de “nova historiografia universitária do cinema brasileiro”, que teria tido como marco inaugural o livro Historiografia clássica do cinema brasileiro (Bernardet, 1995). Portanto, será discutida a revisão historiográfica em curso, nas últimas três décadas, a respeito da história do cinema e audiovisual no país. Tendo como eixo condutor das aulas artigos, capítulos e livros do próprio professor do curso, que terão suas premissas e contextos discutidos, serão abordados temas como: a abordagem intermidiática do cinema; a história das técnicas e tecnologias; o uso dos arquivos e novas fontes de pesquisa; humanidades digitais e arqueologia das mídias nos estudos sobre cinema brasileiro; New Cinema History e a história da exibição e distribuição; cinema amador e non-theatrical films (outros filmes).

          O curso consistirá em aulas expositivas e na discussão de textos apresentados pelo professor, com um debate junto à turma. Os textos serão disponibilizados em pdf ou xerox para os alunos. O curso tem uma carga de leitura considerada alta para a graduação e o aluno deve ter condições de ler textos em inglês, já que parte da bibliografia não se encontra disponível em português. A avaliação se dará através de um ensaio produzido ao final do curso relacionado às questões discutidas ao longo do semestre.

          Bibliografia:

          ALLEN, Robert C.; GOMERY, Douglas. Film History: Theory and Practice. New York: Knopf, 1985.
          ALTMAN, Rick. Outra forma de pensar la historia (del cine): un modelo de crisis. Archivos de La Filmoteca, Valencia, fev. 1992.
          AUTRAN, Arthur. Panorama da historiografia do cinema brasileiro. Alceu, Rio de Janeiro, PUC, v. 7, n. 14, jan-jun. 2007.
          BERNARDET, Jean-Claude. Historiografia clássica do cinema brasileiro. São Paulo: Annablume, 1995
          FREIRE, Rafael de Luna, “Colegas norteamericanos y europeos: ¿qué no hay de nuevo en la New Cinema History desde un punto de vista que no es el de ustedes? In: Clara Kriger e Nicolás Poppe (orgs.). Salas, negocios y públicos de cine en Latinoamérica, 1896- 1960. Buenos Aires: Prometeo, 2023.
          FREIRE, Rafael de Luna, “Synchronised Film Fever’ amid the ‘Gramophonoradiomania’: Record, Radio and Cinema at the Dawn of the ‘Talkies’ in Rio de Janeiro” In: Lúcia Nagib, Luciana Corrêa de Araújo e Tiago de Luca (orgs.). Towards an Intermedial History of Brazilian Cinema. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2023.
          FREIRE, Rafael de Luna, O negócio do filme: a distribuição cinematográfica no Brasil, 1907-1915. Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna, 2022.
          RAMOS, Fernão Pessoa; SCHVARZMAN, Sheila (orgs.). Nova história do cinema brasileiro. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2018, v. 1 e 2